Liderança servidora: como implementar uma gestão humanizada?

imagem de duas mulheres e um homem sentados em uma mesa conversando e olhando para um computador

Um líder empresarial é alguém que motiva um grupo de pessoas para atingir os principais propósitos de uma empresa, e, dentre as abordagens de gerenciamento tradicionalmente conhecidas, existe uma que vem chamando a atenção de muitos gestores: a liderança servidora.

Uma liderança servidora é essencial para qualquer organização, pois, a partir dela é possível entender o desenvolvimento do negócio, o desempenho dos colaboradores, e muitas outras dinâmicas empresariais. 

Existem muitos motivos por trás da implementação de uma liderança servidora, dentre os quais, podemos destacar principalmente a conquista de clientes mais felizes; ter colaboradores mais engajados; alcançar maior produtividade no negócio; reduzir taxas de rotatividade; aumentar receita e ter um empreendimento saudável.

Você deve estar se perguntando em que sentido uma liderança servidora difere da liderança tradicional, como ela funciona, dentre outras dúvidas, e, para te ajudar a esclarecer essas questões, reunimos neste conteúdo um pouco a respeito desse assunto.

Aqui você aprenderá:

Aproveite o aprendizado!

banner descubra a taxa de absenteismo

O que é liderança servidora?

imagem de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa rindo e conversando

A liderança servidora é uma modalidade gerencial diferente de outros modelos que são abordados nas organizações atualmente. Ela representa um desenvolvimento interno significativo e se trata de colocar as necessidades, o crescimento e o bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar. 

Grande parte dos negócios que adotam essa metodologia de liderança possuem uma cultura organizacional preocupada com o ambiente de trabalho, e isso inclui um pensamento que pode ser impactado pelo bem-estar e desempenho dos funcionários.

Em outras palavras, lideranças servidoras adotam uma mentalidade de servir primeiro e priorizam sua organização, funcionários e comunidade, antes de considerar as próprias necessidades do negócio.

Como ela funciona?

A liderança servidora se concentra em propósito, visão, inspiração e feedbacks que servem de apoio para que os colaboradores se destaquem no trabalho. 

O principal foco de atuação de um líder servidor é por meio da cultura de aprendizagem, onde todos são capacitados e encorajadores a atingir o seu máximo potencial. 

A visão estratégica do líder servidor envolve muitas abordagens, onde a comunicação é o principal meio de fornecer aos colaboradores a direção certa, que normalmente vai de encontro com os valores da empresa.

Qual o papel de um líder servidor?

As equipes em um ambiente de liderança servidora se sentem mais dispostas a expor suas opiniões, isso porque, sentem que suas dúvidas são realmente ouvidas, assim como suas dores. Isso os torna mais propensos a trabalhar com o melhor de suas habilidades.

Isso demonstra que um líder servidor tem muitos papéis, e o saber ouvir é um dos principais. Além disso, esse líder também possui outros papéis, e dentre eles podemos destacar:

  • Apreciar o valor de apoiar, em vez de só gerenciar pessoas;
  • Direcionar a atenção para um quadro maior, e não só para uma equipe específica;
  • Permitir que os colaboradores entendam, se beneficiem e prosperem no ambiente de trabalho.

Este estilo representa o oposto do modelo de uma liderança tradicionalmente conhecido. Além disso, nesse modelo a equipe vê o líder como um ponto central de confiança, e isso facilita o trabalho coletivo em prol do bem de toda a empresa.

Como aplicar a liderança servidora na sua empresa?

As empresas que seguem uma filosofia de liderança servidora tendem a ter culturas de trabalho mais fortes, com alta moral e engajamento dos funcionários

Para implementar, é indispensável dar certa atenção aos três pilares organizacionais, que são: 

  1. Entender a visão que os funcionários possuem da empresa hoje — observar qual o posicionamento da liderança atual e analisar as mudanças necessárias para atingir a essência do gerenciamento servidor, sendo essencial primeiramente se desfazer da gestão antiga de hierarquia implementada na empresa.
  2. Ouvir abertamente as suas equipes — a aplicação da liderança servidora consiste também no aspecto de saber escutar. Líderes eficazes não apenas falam, mas ouvem o que sua equipe tem a dizer. Ao reunir observações de todos os membros da equipe, eles entendem as oportunidades de crescimento.
  3. Obter propósitos constantemente — a liderança servidora pensa além das pequenas tarefas e comunica objetivos maiores, enfatizando o motivo pelo qual eles são importantes para suas equipes. Isso ajuda os profissionais a entender seus papéis e a se manterem motivados enquanto se concentram nos objetivos e metas de longo prazo da empresa. 

Como me tornar um líder servidor?

Mostrar liderança envolve ter uma variedade de habilidades e qualidades que o ajudam a realizar seu trabalho com facilidade. Essa necessidade se refere à capacidade de influenciar positivamente os outros a desempenharem seus trabalhos da melhor maneira possível. 

A liderança considerada servidora motiva e inspira, incentivando a propriedade e estendendo a confiança apoiada. Ela também garante que a equipe tenha os recursos, orçamento, habilidades e atenção necessários para causar impacto e atingir seus objetivos.

Quais são as características de uma liderança servidora?

Ao considerar a aparência de uma liderança forte, existem algumas características de um grande líder que são essenciais e todo bom líder tem ou deve se esforçar para ter.

Detalharemos a seguir os principais atributos de uma liderança servidora. Confira! 

Humildade

A humildade deve ser a base de qualquer liderança. Quando se trata da servidora, se você falar por meio de superioridade e poder, seus subordinados farão o que você disser por medo.

Ao invés disso, um líder servidor faz de suas ações e palavras um modelo crível e genuíno a ser seguido. O líder precisa ser modesto sobre suas motivações e ações. Além disso, uma imagem autêntica cria um vínculo de confiança e inspira interesse puro e genuíno pela empresa e seu trabalho.

Respeito

Respeito se conquista e a liderança servidora é a prova disso. A liderança servidora é importante nos negócios porque cria um ambiente de trabalho onde os funcionários de todos os níveis da organização se sentem respeitados, e isso gera automaticamente uma característica mútua entre líder e equipe. 

Empatia

Um bom líder deve conhecer bem sua equipe, e trabalhar com base na empatia, para assim alcançar o crescimento e ter sempre o apoio dos seus liderados. Sendo assim, a empatia é essencial para que líderes servidores tenham mais perspectiva.

Além disso, se colocar no lugar do outro, cria visões que podem ser valiosas, principalmente para bons líderes.

Integridade

A integridade em uma liderança serve como ponte direta para a garantia da confiança dos seus colaboradores. O benefício mais evidente de praticar a integridade na liderança é que ela constrói credibilidade com investidores, clientes e profissionais talentosos. 

A integridade nas operações, por exemplo, exige transparência e garante que os relatórios necessários sejam arquivados com precisão e pontualidade e que os compromissos organizacionais sejam cumpridos.

Capacitar e desenvolver pessoas

Capacitar os funcionários sob o modelo de liderança servidora promove o alinhamento entre seu próprio senso de propósito e os valores centrais da empresa e uma missão abrangente.

Os funcionários tendem a aprender mais quando tem oportunidades de desenvolver suas habilidades, isso ajuda na capacitação de equipes, cria mais valor para os colaboradores, e desenvolve ainda mais habilidades.

Paciência

A paciência é uma virtude, que deve fazer parte da realidade de um líder, principalmente quando ele preza em entender todas as dores de seus liderados.

Numa gestão mais humanizada, manter a calma diante da decepção, da adversidade ou da angústia permite processar melhor as situações desafiadoras. Isso nos ajuda a organizar nossos pensamentos e controlar nossos sentimentos, demonstrando bons níveis de inteligência emocional, o que é essencial, principalmente para bons líderes.

Quais são os benefícios de uma liderança servidora para as empresas?

imagem de um homem e uma mulher sorrindo se cumprimentando

A liderança servidora beneficia o negócio como um todo. O impacto na dinâmica interna e externa ficam nítidos com o tempo e as equipes tendem a se engajar cada vez mais nos serviços. 

Apesar de em um primeiro momento a liderança servidora parecer inviável para gerar receita para uma empresa, esse tipo de gerenciamento em uma organização entende que: ao promover altos níveis de satisfação de uma equipe, ela gera maiores resultados financeiros para a empresa. 

Promove a satisfação dos colaboradores

A satisfação e a cooperação dos funcionários se tornam maiores e afetam toda a organização, positivamente. O valor real vem com o tempo, pois funcionários capazes e capacitados geram melhor desempenho.

Melhora no clima organizacional

Os funcionários se sentem apreciados, reconhecidos e valorizados quando um líder servidor consegue vê-los além do seu potencial. Esse aspecto enfatiza a importância de sua contribuição para o trabalho e cria um sentimento de pertencimento como cultura organizacional.

Aumenta a produtividade no trabalho

Apresentar um ambiente de trabalho harmonioso, com uma abordagem gerencial mais humanizada, no qual prioriza o bem-estar e desenvolvimento pleno do profissional funcionário garante um alto desempenho nas tarefas cotidianas. O aumento da produtividade se torna algo constante e natural. 

Conclusão

imagem de um homem em pé segurando um tablet na frente de três pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Ao longo deste conteúdo pudemos observar que quando se trata de ser um bom líder, existem vários estilos de gerenciamento diferentes, mas a liderança servidora é um dos estilos que pode oferecer excelentes resultados, principalmente considerando o longo prazo.

Isso porque, a liderança servidora é um estilo que pode ajudar na construção de equipes fortes, com profissionais satisfeitos, que tendem a somar alta qualidade ao trabalho e ajudar empresas a ampliar seus resultados.

Se o seu negócio quer se diferenciar com uma gestão mais humanizada, talvez seja a hora de pensar em buscar um bom líder servidor, o que acha?

Gostou de aprender um pouco sobre liderança servidora? Para ficar sempre por dentro desses assuntos, assine a newsletter do blog da PontoTel, e não esqueça de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais!

controle de jornada digital e gestao de pessoas
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima