O nano learning é uma das metodologias mais recentes que os profissionais de RH podem aproveitar para melhorar materiais de treinamento. Ele fornece aos colaboradores uma maneira rápida e fácil de aprender novas habilidades ou informações relacionadas ao trabalho, tudo em um curto período de tempo.
Quando o assunto é aprendizado e desenvolvimento de funcionários, as empresas não podem se dar ao luxo de oferecer programas de treinamento cansativos, que podem não engajar os funcionários o suficiente para que eles consigam reter informações.
Neste artigo, você encontrará o que exatamente significa o conceito de nano learning, a sua importância para as empresas e como implementá-lo. Confira, abaixo, um breve resumo do que você aprenderá daqui por diante:
- O que é nano learning?
- Quais são as características do nano learning?
- Qual a importância do nano learning para as empresas?
- Principais vantagens do nano learning para as organizações
- Como aplicar o nano learning nas empresas?
Continue a leitura e aprenda como incorporar o nano learning nos programas de treinamento da sua empresa!
O que é nano learning?
Nano learning é uma metodologia ágil baseada na transmissão de conhecimento de forma condensada. O objetivo é estimular a aquisição de novos conhecimentos e habilidades a partir de conteúdos que organizam as informações em “pílulas” fáceis de serem digeridas. A expressão inglesa “nano learning” significa, em português, “nano aprendizagem”.
Muito utilizado no universo da tecnologia, o termo “nano” se refere à menor unidade que alguma coisa pode ser dividida. Um nano chip, por exemplo, é a menor unidade de um chip convencional. Da mesma forma, nano learning é a menor unidade do conhecimento, a parte que condensa as informações mais importantes de um assunto.
Hoje em dia, tanto as instituições de ensino quanto as empresas empregam as ferramentas de nano learning. No mundo corporativo, os conteúdos curtos e práticos já se tornaram uma alternativa aos métodos tradicionais de aprendizagem que demandam horas (ou até dias) para que os profissionais concluam treinamentos corporativos.
Como funciona o nano learning na prática?
Diferentemente de palestras ou longas aulas expositivas, o nano learning funciona com base em informações reduzidas organizadas em um conteúdo curto, normalmente apresentado em formato digital. Essa “pílula” pode ser um vídeo tutorial, um episódio de podcast, um artigo ou post nas redes sociais.
O aprendizado do nano learning pode se utilizar de plataformas populares, como vídeos do Youtube e TikTok, mas as empresas ou instituições de ensino também podem criar seus próprios ambientes digitais para armazenar aulas, lições e instruções.
Além dos conteúdos no formato de vídeo, pode-se usar animação, sons, ilustração, infográfico e texto escrito, desde que as informações estejam sempre apresentadas em de forma condensada e “digerível”.
Quais são as características do nano learning?
A flexibilidade que o nano learning oferece é uma de suas características mais atraentes: o aprendizado por meio de formatos curtos de conteúdo pode funcionar em ambientes remotos, presenciais e aulas híbridas. Além disso, os alunos podem aprender novos conteúdos de forma síncrona (todos juntos) ou assíncrona (em seu próprio tempo).
Outra característica importante do nano learning é a concisão do material. Embora não haja um tempo definitivo para que uma pessoa conclua cada lição, o conteúdo deve ser conciso o suficiente para ser consumido em 5 minutos ou menos.
Para que o nano learning seja eficaz, os responsáveis pelos conteúdos também devem dar exemplos concretos. Quando o público-alvo vê como resolver um problema de forma prática, fica mais fácil para aprender conceitos gerais, fórmulas ou dados teóricos.
Por fim, o nano aprendizagem é caracterizada por uma combinação de diferentes mídias. Vídeo, áudio, cenários, avatares e tantos outros cursos podem ser inseridos de acordo com os objetivos do conteúdo e as particularidades do público-alvo.
Qual a importância do nano learning para as empresas?
O nano learning é importante porque atende às necessidades de aprendizagem do ambiente corporativo atual. Afinal, uma vida profissional acelerada e multitarefa demanda experiências ágeis. O profissional de hoje prefere autonomia para acessar treinamentos a qualquer hora, em qualquer lugar, sempre que puder ou quando precisar.
Em uma época em que muitas pessoas podem acessar informações com uma rápida pesquisa no Google, a experiência de aprendizado não está mais confinada a uma sala de aula presencial tradicional. Na sala de aula do século 21, é possível aprender de acordo com seu próprio ritmo e encaixar o aprendizado na sua rotina regular.
Embora o aprendizado tradicional de formato longo sempre tenha um lugar em atividades profissionais altamente especializadas, as funções e os setores competitivos, em que os profissionais enfrentam rotinas com ritmos acelerados, nem sempre conseguem se adaptar aos meios tradicionais. O nano learning, portanto, preenche essas necessidades.
Em uma empresa, os conteúdos curtos e rápidos podem atender a vários objetivos, como reforçar a mensagem da empresa, ajudar a treinar o time de vendedores sobre o lançamentos de novos produtos ou facilitar a integração de novos funcionários.
Principais vantagens do nano learning para as organizações
Os profissionais estão cada vez mais interessados em experiências de aprendizagem que se encaixem em suas rotinas. Por isso, há muitas razões para acreditar que o nano learning é o futuro da aprendizagem nas organizações.
Capacitar os profissionais
Com ênfase no ditado “menos é mais”, o RH de uma empresa pode usar o nano learning para reforçar conhecimentos e skills que os funcionários mais precisam desenvolver em seus respectivos setores.
Apesar de os conteúdos curtos não serem suficientes para tratar com profundidade de assuntos e competências mais técnicas, eles são fundamentais para reforçar conceitos-chave, normas internas e dados indispensáveis no local de trabalho.
Diminuir a rotatividade
Formas inovadoras de treinamento podem ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários na empresa. Esses profissionais se sentirão mais conectados com seus colegas de trabalho e com a organização como um todo quando são beneficiados com treinamentos personalizados e adaptados a suas rotinas.
Aumentar a produtividade das equipes
O treinamento corporativo muitas vezes ocorre em horário de expediente, e isso acaba tendo um impacto prejudicial na produtividade de uma equipe. Então, ao limitar a experiência de aprendizado a 5 por dia por meio de uma “pílula” de conhecimento, você pode minimizar a interrupção das operações do local de trabalho.
O funcionário chega ao trabalho e, ao longo do dia, recebe um conteúdo que exigirá 5 minutos ou menos da sua atenção. Ele pode escolher quando é o melhor momento para encaixar esse material na sua rotina sem grandes dificuldades.
Ajudar no desenvolvimento pessoal
O nano learning pode impulsionar a requalificação e o aperfeiçoamento de habilidades, porque ajuda os profissionais a superar uma das grandes dificuldades no desenvolvimento pessoal, que é encontrar tempo para estudar.
Os conteúdos condensados permitem que a experiência de aprendizado se encaixe no fluxo regular de trabalho. Assim, os profissionais não precisam passar horas assistindo a aulas antes ou depois de uma jornada longa de trabalho.
Eles podem desenvolver suas habilidades por meio de pequenas experiências sempre que encontrarem um intervalo durante o dia. Dessa forma, o desenvolvimento pessoal não atrapalha o descanso e a rotina de trabalho.
Impulsionar uma cultura de inovação
Investir no nano learning é uma maneira de garantir que sua equipe tenha as informações mais atualizadas e que esteja em constante evolução em seus respectivos setores. Os formatos mais curtos ajudam a explorar tendências e ferramentas que estão em alta no marketing, nas vendas, na contabilidade ou em qualquer outra área.
Como aplicar o nano learning nas empresas?
É possível aplicar o nano learning ao treinamento dos funcionários — e isso já está acontecendo mundo afora. Mas, para ser bem-sucedido, a equipe de Recursos Humanos deve entender quais são as necessidades que estão por trás dos treinamentos. Essa será a base para definir temas de conteúdos e os melhores formatos para cada um.
Uma abordagem ágil na maneira de colher feedbacks e fazer ajustes nos treinamentos é outro passo essencial na aplicação do nano learning nas empresas.
Seja usando uma plataforma de aprendizado ou um canal para armazenar seus materiais de treinamento, é importante que você tenha métricas integradas para capturar o que está funcionando e o que não está. Dessa forma, será possível fazer ajustes com frequência com base na experiência do público. Isso só fortalecerá seus treinamentos.
Por fim, se você já possui uma biblioteca bastante robusta de vídeos e materiais de treinamento, não basta cortá-los e enviar para os funcionários. Embora você não precise reinventar a roda, planeje melhor o nano learning.
Identifique os pontos-chave e desenvolva pequenos materiais sobre esses assuntos. Um único vídeo rápido ou um artigo no blog da empresa podem fornecer minutos de aprendizado aos funcionários.
Conclusão
Se o seu programa de treinamento e desenvolvimento não está inspirando os funcionários, talvez seja hora de colocar em prática o nano learning. A demanda por experiências de aprendizagem mais ágeis faz dos conteúdos curtos e práticos a solução estratégica para os programas de treinamento das empresas.
Como foi visto neste artigo, uma empresa que investe na implementação do nano learning não precisa abandonar de vez treinamentos mais longos. Na verdade, são abordagens complementares e com benefícios distintos.
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