O impacto do Recursos Humanos: veja estratégias para maximizar os resultados do setor!
BLOG
Time Pontotel 19 de fevereiro de 2024 Departamento Pessoal
O impacto do Recursos Humanos: veja estratégias para maximizar os resultados do setor!
Entenda a importância e impacto do Recursos Humanos na empresa, quais atividades contribuem para isso e como tornar o setor mais estratégico.
Imagem de O impacto do Recursos Humanos: veja estratégias para maximizar os resultados do setor!

Empresas que se preocupam com o impacto do Recursos Humanos (RH) no negócio e se esforçam para adotar melhorias nesse sentido têm mais chances de garantir sua continuidade e seu sucesso. 

Isso porque o setor de RH é responsável por vários aspectos relacionados à gestão de pessoas da organização. Ele desempenha funções mais administrativas e estratégicas, contribuindo para manter a empresa e os colaboradores na mesma sintonia. 

Caso o setor não consiga realizar suas responsabilidades da forma adequada, a empresa pode ter dificuldade para atrair e reter talentos, formar equipes produtivas e engajadas, aumentar sua receita, entre outros problemas.

Para evitar essas dificuldades, é importante entender o real valor desse setor para a empresa e como melhorar seu impacto positivo na organização.

Este artigo explicará a importância do papel do RH nas organizações e o que as empresas podem fazer para aumentar o impacto interno do setor. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:

Boa leitura!

https://www.pontotel.com.br/contato?utm_source=blog&utm_medium=bannercomeco&utm_campaign=atrasoinjustificado

O que faz o setor de Recursos Humanos?

O setor de RH é responsável por gerenciar vários processos relacionados aos colaboradores da empresa. Por isso, o trabalho desse setor envolve a gestão de pessoas de uma organização. 

Seu principal objetivo é criar e manter um ambiente de trabalho saudável, funcional e produtivo, auxiliando a empresa a alcançar suas metas e apresentar bons resultados. 

Para atingir esse objetivo, o setor realiza várias atividades estratégicas para assegurar a manutenção de um negócio. 

Gerenciar documentos de admissão de funcionários, processar a folha de pagamento, conduzir processos de recrutamento e seleção, organizar programas de treinamento e implementar políticas internas são apenas alguns exemplos dessas atividades.

Todas elas influenciam na criação de uma cultura organizacional única, capaz de promover a retenção de talentos, o aumento da produtividade e a melhora da receita da empresa. 

Ao investir em um RH estratégico, a organização pode aproveitar esses e outros benefícios que a ajudam a melhorar sua reputação, criar uma marca empregadora forte e se tornar mais competitiva no mercado. 

Por conta desses impactos, o trabalho do setor RH é considerado decisivo para a manutenção, o sucesso e o crescimento de uma empresa.

Quais as principais atividades do RH para o impacto no sucesso da organização?

Várias pessoas fazendo high five

Conforme explicado, o setor de RH é responsável por realizar várias atividades estratégicas para o funcionamento da empresa. 

Essas ações envolvem desde a contratação e demissão de funcionários, até a realização de avaliações de desempenho, a manutenção do clima organizacional, entre outras atividades.

Confira a seguir como essas ações impactam o funcionamento da empresa e podem contribuir para o sucesso de uma organização. 

Atração de talentos

O RH desenvolve várias estratégias para auxiliar a empresa a melhorar sua atração de talentos e formar equipes mais eficientes, inovadoras e produtivas. 

Para isso, o setor pode investir na combinação de diferentes técnicas de recrutamento e seleção, trabalhar o employer branding do negócio, adotar processos seletivos mais humanizados, entre outras estratégias.

Retenção de funcionários

Não basta atrair bons funcionários. É preciso convencê-los a permanecer no emprego e a continuar contribuindo para o crescimento da organização. 

Por isso, o RH também é responsável por desenvolver atividades que promovam a retenção de talentos e a redução da rotatividade de funcionários

Essas atividades envolvem ações que ajudam a criar um ambiente de trabalho saudável, motivador, que valoriza e reconhece o trabalho dos funcionários, bem como ajuda os colaboradores a equilibrar sua vida profissional e pessoal. 

Implementar políticas salariais mais justas e competitivas e jornada flexível é um dos exemplos de estratégias que podem facilitar a retenção de funcionários na empresa.

Desenvolvimento de competências e treinamentos

Investir no treinamento e capacitação dos colaboradores é uma das estratégias que auxiliam a gestão de talentos da empresa. Afinal, essa medida demonstra que a organização se importa e estimula o desenvolvimento profissional dos funcionários. 

O RH é o setor responsável por planejar e implementar iniciativas que auxiliam os colaboradores a aprimorarem suas competências técnicas e comportamentais.

Para isso, o setor pode promover uma cultura de aprendizado contínuo, que ajuda os trabalhadores a progredir na carreira na organização.

Cultura e clima organizacional 

Por fim, o RH é responsável por realizar ações que fortaleçam o clima e a cultura organizacional. Isso pode ser feito por meio da definição de políticas internas alinhadas aos valores e princípios da empresa. 

Essas políticas podem estabelecer diretrizes relacionadas à gestão de conflitos internos, à recompensa de funcionários, aos canais de comunicação, ao feedback, aos eventos, entre outras práticas. 

Isso ajuda a alinhar os objetivos de empresas e funcionários, facilita o processo de recrutamento, cria um senso de comunidade e constrói um ambiente de trabalho mais saudável.

Como melhorar o impacto do Recursos Humanos?

Como demonstram as dicas anteriores, a empresa pode melhorar o impacto do RH com o apoio de outras estratégias. Confira a seguir quais são essas práticas e como implementá-las no setor.

Revisão e ajuste das políticas de remuneração e benefícios

As políticas de remuneração e benefícios adotadas na empresa devem ser constantemente atualizadas para se ajustar às mudanças de mercado. 

Dessa forma, a organização pode oferecer salários mais competitivos e benefícios que a diferenciam da concorrência. E esses dois fatores impactam na capacidade de a empresa atrair e reter talentos. 

A melhor estratégia para revisar e ajustar essas políticas é investir regularmente em pesquisas de mercado e de satisfação dos funcionários. Dessa forma, a empresa coleta dados precisos e realistas para orientar a definição de salários e benefícios alinhados ou melhores do que as práticas adotadas no setor.

Fomento à cultura inclusiva e diversificada

Investir em ações que promovam a diversidade e a inclusão nas empresas pode impactar positivamente a gestão de talentos, a produtividade dos funcionários, o clima e até os resultados da empresa. 

Para comprovar isso, basta conferir os benefícios das práticas DEIB (diversidade, equidade, inclusão e pertencimento) nas organizações. 

O RH pode implementar iniciativas que envolvam essas práticas, tais como promover um recrutamento inclusivo, desenvolver treinamentos que ajudem a combater vieses inconscientes, entre outras medidas.

Introdução de programas de bem-estar e saúde

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma InfoJobs, 86% dos trabalhadores brasileiros estão dispostos a mudar de emprego por questões relacionadas à saúde mental, satisfação no trabalho ou felicidade corporativa. 

Esse número indica que as empresas que não se preocupam com o bem-estar e a saúde dos funcionários têm mais chance de registrar taxas elevadas de turnover, absenteísmo, faltas, atrasos, entre outros problemas. 

E o trabalho do RH é fundamental para evitar esses problemas. Para isso, o setor pode organizar programas e iniciativas que ajudam os colaboradores a cuidarem melhor da sua saúde. 

Auxílio-academia, auxílio para a realização de exames, workshops sobre saúde e finanças e horário de trabalho flexível são algumas das estratégias que podem ser usadas nesses programas.

Utilização de tecnologias avançadas para processos de RH

Como é possível perceber, o setor de RH precisa lidar com várias responsabilidades, cujo planejamento e execução podem ser demorados. 

Para se tornar mais eficiente e estratégico, o setor precisa do apoio de tecnologias avançadas, capazes de automatizar processos, coletar dados precisos, acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários, entre outros objetivos. 

Dessa forma, o RH consegue aumentar sua produtividade, reduzir erros, evitar o retrabalho e ajudar a empresa a se tornar mais eficiente.

Quais competências digitais ajudam a melhorar o impacto do setor de Recursos Humanos?

Homem tocando em um símbolo de boneco

As competências digitais se referem às tecnologias avançadas que devem ser adotadas no RH para torná-lo mais eficiente e melhorar seu impacto na empresa. 

Existem várias competências que podem ser implantadas com essa finalidade. Confira a seguir quais delas são as mais utilizadas e por que elas são importantes. 

Sistemas de gerenciamento de RH

Um sistema de gerenciamento de RH é um software responsável por automatizar processos, monitorar métricas e acompanhar em tempo real as atividades relacionadas ao setor. 

Isso é possível porque esse tipo de sistema conta geralmente com ferramentas analíticas que ajudam a registrar, armazenar e processar dados. 

Além disso, seus recursos permitem a identificação de tendências, a avaliação de desempenho dos funcionários, o monitoramento de projetos, entre outras atividades. 

Com base nessas informações, o setor melhora a gestão de dados, torna-se mais eficiente e ainda consegue definir estratégias mais eficazes, pautadas em informações precisas e seguras.

Softwares de recrutamento e seleção

Como o nome indica, os softwares de recrutamento e seleção são ferramentas que auxiliam o RH a encontrar candidatos adequados às vagas disponíveis na empresa. 

A principal vantagem de usar esse tipo de software é a possibilidade de centralizar e gerenciar com mais facilidade todas as etapas do processo de contratação do funcionário. 

Por exemplo, na divulgação da vaga, na triagem dos currículos, no acompanhamento e na comunicação com os candidatos, entre outras funções. 

Dependendo do software, o RH pode até mesmo solicitar que os candidatos façam atividades que facilitam a análise das suas real skills, como testes de perfil comportamental. 

Alguns softwares também permitem a realização de análises preditivas para prever o sucesso dos candidatos com base em dados históricos. Por conta desses recursos, é possível agilizar o processo seletivo e melhorar a qualidade das contratações.

Ferramentas de automação de processos

Tanto os sistemas de RH quanto os softwares de recrutamento automatizam processos relacionados à gestão de pessoas. Mas essas não são as únicas ferramentas que oferecem esse tipo de benefício. 

Sistemas de folha de pagamento, ferramentas de gestão de projetos e softwares de ponto eletrônico também podem automatizar tarefas rotineiras do RH. Assim, o pessoal de RH tem mais tempo disponível para trabalhar em tarefas mais estratégicas.

Software de gestão de ponto

O software de gestão de ponto é tanto um sistema de RH quanto uma ferramenta de automação de tarefas. No entanto, ele se diferencia das demais tecnologias por conta do seu objetivo e das suas funcionalidades. 

Afinal, esse software foi desenvolvido para facilitar o acompanhamento e controle da jornada de trabalho dos funcionários. Além de otimizar o registro de ponto dos colaboradores, ele também oferece recursos relacionados ao tratamento desses dados.

Por isso, esse software facilita a criação e a correção da folha do ponto, a análise de tendências e padrões, a identificação de problemas, a gestão de escala, entre outras atividades. 

Graças a essas vantagens e recursos, o sistema de gestão de ponto pode ser considerado indispensável para a criação de um RH mais estratégico e eficiente.

Qual o melhor software de gestão de ponto para melhorar o impacto do Recursos Humanos?

A Pontotel oferece uma solução completa de gestão de ponto que ajuda o RH a realizar várias atividades de forma mais rápida, inteligente e eficiente. 

Isso é possível porque nosso software conta com tecnologias avançadas que facilitam o registro, o tratamento e a gestão do ponto. 

Nossa solução oferece múltiplas formas de marcação de ponto, que garantem a segurança e facilitam o registro de frequência em diferentes situações, para empresas que precisam realizar trabalhos externos ou que adotam o regime híbrido, por exemplo.

Os dados registrados são enviados para a nuvem, calculados automaticamente e lançados na folha de ponto. Esse processo pode ser acompanhado em tempo real pelos gestores, que ainda conseguem avaliar métricas, como faltas e atrasos.

Além disso, o sistema da Pontotel ainda facilita a gestão de escalas, oferece um banco de horas robusto, pode ser integrado a outros sistemas, gera mais de 30 tipos de relatórios, e muito mais!

Tudo isso é oferecido em um software 100% adequado à Portaria 671 e à LGPD.

Quer saber mais sobre como a Pontotel ajuda a melhorar o impacto do RH da sua empresa? Converse com um de nossos especialistas e conheça o nosso sistema! 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

O RH é um setor estratégico para o funcionamento e o sucesso de uma empresa. Isso porque seu trabalho impacta tanto na atração e retenção de talentos, quanto na cultura e no clima organizacional.

Como resultado, as ações e estratégias adotadas pelo setor se refletem na conduta e produtividade dos funcionários, bem como nos resultados da empresa.

Conforme explicado, é possível melhorar esse impacto do RH por meio da adoção de algumas práticas, como iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão, o bem-estar e a saúde mental, e o reajuste de salários.

Além disso, a empresa pode investir em sistemas que otimizem a rotina do RH, tornando o setor mais eficiente e estratégico. 

Ferramentas como o software de gestão de ponto, por exemplo, são essenciais para facilitar a realização de tarefas administrativas e estratégicas do setor. Com o apoio desses recursos, melhorar o impacto do RH nas empresas é muito mais fácil.

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre gestão de empresas no blog Pontotel

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!