Ponto eletrônico para Servidores Públicos

controle para setor publico introducao

Em tempo onde se fala tanto sobre a transformação proporcionada pelo avanço da tecnologia, não é novidade ouvirmos sobre ferramentas que auxiliam o dia a dia das empresa. Mas e quando essa tecnologia está voltada para atender o servidores públicos. 

O serviço público brasileiro tem fama de possuir sistemas ultrapassados e burocráticos e vemos isso na prática quando falamos sobre o controle de jornada, uma vez que boa parte, ainda utiliza o controle de ponto manual. 

Entretanto esse método de controle de ponto está com os dias contados, visto que o Governo Federal irá obrigar os servidores públicos federais a registrarem a frequência de maneira eletrônica. 

O controle das horas trabalhadas dos servidores públicos é uma velha discussão, afinal os funcionários públicos são tão importantes quantos as pessoas que trabalham em empresas privadas, o que eu quero dizer é que prestam serviço da mesma forma, tendo horários a cumprir. 

Por isso preparamos este texto para exemplificar como o controle de ponto eletrônico pode atuar em prol da gestão eficiente de diversos órgãos públicos. 

Você verá que sua prefeitura, hospital, posto de saúde, escola municipal, estadual e universidade federal nunca mais serão os mesmos!

Confira alguns dos tópicos que serão abordados ao longo do texto 

Ponto eletrônico para servidores públicos

Em julho de 2019 o Governo Federal anunciou que nos próximos 12 meses implementaria o sistema de ponto eletrônico para 410 mil servidores públicos federais. O processo vai pôr fim ao controle de ponto manual para os órgãos públicos.

Ainda hoje, o controle da jornada dos servidores públicos é feita de forma precária e burocrática. Em conversa para o jornal o Estado de São Paulo Wagner Lenhart secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, declarou que com esse sistema de ponto, o governo não consegue fiscalizar o cumprimento das horas obrigatórias de trabalho com eficiência. 

“Há três tipos de jornada, cinco, seis e oito horas diárias dependendo da atividade. O governo avalia que, com o novo modelo, será mais fácil identificar as infrações e apurar as responsabilidades”, diz Lenhart. 

O secretário durante entrevista ressaltou a importância de adotar tecnologias para no serviço público, “Essa área ficou parada no tempo. Temos de avançar para o ambiente digital. E com o sistema de ponto eletrônico vai ficar mais difícil Burlar. Se  o servidor não justificar uma eventual ausência, o dia será cortado no salário, assim como ocorre na iniciativa privada. 

Apesar de ser uma novidade no serviço público, o sistema de ponto tornou-se obrigatório para empresas privadas desde 1943 com a instauração da CLT, que determinou para estabelecimentos com mais de 10 funcionários, a obrigatoriedade da adoção de um sistema de controle de ponto:manual, mecânico ou eletrônico. 

Entretanto os sistemas controle de ponto eletrônico vêm sendo mais utilizados desde 2009 com o surgimento da portaria 1510 do mte que regulamenta o uso de sistemas de ponto eletrônico, os famosos REPs.  

Em 2011 o Ministério do Trabalho criou a portaria 373 que regulamentou e criou regras para a adoção de sistemas de controle de ponto alternativos, também conhecidos como aplicativos de ponto. 

O objetivo das duas portarias foi estabelecer critérios para adoção de sistemas de ponto para que eles fossem mais eficientes e seguros dos que os sistemas já existentes. 

Com as duas portarias milhares de empresas começaram a gerenciar as jornadas de trabalho dos colaboradores de forma mais eficaz, garantindo a segurança das informações tanto para as empresas quanto para os colaboradores. 

Você deve estar se perguntando e porque os servidores públicos não adotaram esses tipos de sistemas antes.

Lei do ponto eletrônico no serviço público

controle para setor publico lei do ponto eletronico no servico publico

Uma das dúvidas mais comuns sobre o controle de jornada dos servidores públicos é: funcionários públicos batem ponto?

A resposta para essa pergunta ainda surpreende muitas pessoas, sim eles batem ponto. 

Essa confusão é causada, pois associamos a obrigatoriedade do ponto apenas as empresas privadas devido a lei que termina é a CLT. 

Como os servidores públicos são uma classe distinta de trabalhadores comuns e tem um regimento jurídico próprio, instruída por estatutos, essas classes diferem em relevantes direitos consagrados na CLT. 

Outro ponto que temos que esclarecer é que a lei oferece três alternativas para o controle de jornada, os sistemas manuais, mecânicos e eletrônico, os órgãos públicos costumam realizar o controle das horas trabalhadas por meio do sistema manual ou seja, livros de ponto ou folhas de ponto, se enquadrando aos termos da lei. 

Entretanto o projeto de lei 544/19 instituiu o controle eletrônico de frequência para todos os servidores públicos da União. O uso do Ponto Eletrônico é uma cobrança do Tribunal de Contas da União (TCU) para universidades federais e hospitais universitários, para substituir o ponto manual, considerado falho e ultrapassado.

A grande mudança do sistema de controle de ponto para os funcionários públicos, vêm acompanhada dos casos noticiados na mídia de fraude em ponto, e os prejuízos que essas fraudes causam para os cofres públicos. 

Além dos problemas de fraudes, o controle de ponto manual apresenta dificuldade para gerenciamento, uma vez que gestores de RH costumam perder dias fechando a folha de pagamento dos seus servidores. 

Mas agora você deve estar se perguntando qual sistema de ponto eu devo adotar?

Bem, vou ser direta a melhor solução do mercado são os aplicativos de ponto, uma vez que eles atendem a todas as necessidades das empresas sejam elas privadas ou públicas. 

Mas não se preocupe vou te mostrar na prática porque os apps de ponto são os melhores. 

Controle de ponto para prefeituras 

A administração do município tem profissionais de várias especialidade e níveis hierárquicos e registrar a rotina desses profissionais é essencial para garantir os direitos trabalhistas além do acompanhamento das atividades. 

Não se enganar métricas gerenciais como o controle de frequência dizem mais sobre sua prefeitura do que você imagina. 

Com um controle de ponto eficiente é possível acompanhar em tempo real tudo o que está acontecendo, como quem sãos os funcionários que mais se atrasam, ou que  realizam mais horas extras. 

Vale ressaltar que existem vários casos onde os servidores precisam realizar alguma atividade externa e com o aplicativo de ponto o gerenciamento das equipes externas ficam muito mais fáceis. Imagine saber em tempo real se sua equipe conseguirá entregar os resultados que a população do município precisa?

Para uma gestão proativa é necessário ter sistemas que facilitam o trabalho, entregue métricas precisas otimize os processo, antes operacionais.

Controle de ponto para hospitais e postos de saúde

controle para setor publico hospitais e postos de saude

Hospitais não param, trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana e para que isso funcione é necessário um número elevado de profissionais para atender a demanda. 

A presença dos profissionais de saúde em seus posto de trabalho significa muito para quem precisa de atendimento emergencial. Para que isso aconteça é necessário uma boa organização de escalas, comunicação entre as equipes e administração de pessoal. 

Ou seja, são muitos profissionais envolvidos e todos eles precisam cumprir suas escalas de trabalho para que nenhuma área fique desatendida.

Mas se um funcionário se atrasar, ou ficar doente, acontecer um imprevisto e ele não conseguir ir trabalhar? 

Para que nenhum posto fique sem um profissional é comum hospitais e postos de saúde contar com um plantonista, que realiza a jornada de trabalho conforme as necessidade de cobertura de escalas. 

Mas como os hospitais conseguem administrar as horas trabalhadas desses colaboradores, ou administrar as escalas de trabalho sem que ocorra erros operacionais? 

Se você pensou com a tecnologia, acertou. Mas precisamente com um bom sistema de controle de ponto, que permite administrar escalas, gerenciar as horas trabalhadas, lembrando de respeitar todos os aspectos da lei como o intervalo interjornada. 

A atual tecnologia de controle de ponto eletrônico para servidor público possibilita saber o local que o ponto foi registrado, otimizando a administração dos postos, uma vez que é possível saber antecipadamente qual colaborador está atrasado e em qual posto ele trabalha. 

Essa funcionalidade auxilia também na administração dos plantonistas, uma vez que é possível acompanhar qual posto de trabalho mais necessita do trabalho daquele profissional.

Esse acompanhamento em tempo real é possível devido a administração do sistema e aplicativo ser feita em nuvem, o que significa que pode ser acessada com segurança de qualquer computador com acesso à internet.

A plataforma permite que o servidor registre ponto pelo computador e de seu próprio celular. Também é possível que todos os servidores marquem ponto de um mesmo aparelho, como um tablet, por exemplo.

Com sistema PontoTel por exemplo, é possível ainda criar uma grande variedade de escalas de trabalho e visualiza a contabilização de pontos em tempo real. A personalização da jornada de trabalho é feita pelo próprio usuário administrativo de acordo com a necessidade do órgão público. Tudo isso em apenas alguns cliques!

Controle de ponto para escola municipal estadual e universidade federal  

A administração das instituições de ensino demandam muito planejamento e organização, sejam elas escolas e universidades públicas ou particulares, afinal é necessário combinar a legislação trabalhistas com a legislação educacional de cada segmento. 

Sabemos que os horários do servidor de escola pública também é muito peculiar. O professor, por exemplo, pode trabalhar algumas horas por dia divididas em diferentes turnos.

Por isso organizar o quadro de aulas de cada turma é uma tarefa complicada é necessário considerar a disponibilidade de cada professor, a quantidade de aulas de cada disciplina para cada classe e o calendário letivo anual da instituição. Mas não se preocupe, organizar todas essas informações é muito mais fácil com o controle de ponto. 

Mas qual a melhor maneira de fazer esse controle de ponto para professores?

Para facilitar essa tarefa, é possível usar o aplicativo de ponto, no qual você insere os dados e o sistema calcula suas opções. É possível configurar as quantidade de horas trabalhadas por semana de cada profissional e quais são seus dias de descanso. 

Muitas instituições de ensino já têm utilizado um sistema de ponto móbile para fazer o controle das horas trabalhada dos professores. Não fique fora dessa, a seguir você conhecerá mais sobre o melhor sistema de controle ponto para servidores públicos.

O que é a PontoTel?

controle para setor publico pontotel verificar folhas

O PontoTel é o sistema de controle de ponto mais robusto do mercado, que uniu o registro, tratamento e gestão do ponto, em um só lugar. 

O PontoTel não se trata de um simples sistema de captação dos horários como é o caso dos relógios de ponto, mas sim um software que funciona online e offline. Isso quer dizer que é um sistema que utiliza uma variedade de formas de registro, tais como computador, tablet, celular, folha de ponto, e até mesmos nos relógios de ponto físicos. 

Mas, como eu também já disse, nossa ferramenta vai muito além da captação, com ela você consegue fazer todo o gerenciamento das escalas, jornadas, horas extras, adicionais e muito mais. 

Confira algumas das funcionalidades do sistema PontoTel. 

Quais os benefícios 

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre gestão pública eficiente. Esse tema está cada vez mais em ascensão. Mas a pergunta que não quer calar é, será que a administração pública está sabendo utilizá-la?

Uma gestão eficiente é aquela capaz de alcançar resultados positivos com esforço e custo reduzidos, mas por onde começar? 

Porque não começar por administrar melhor o tempo dos servidores públicos? 

Para entender melhor esses benefícios, vamos utilizar o exemplo de uma cidade do tamanho de São Paulo. A cidade tem uma prefeitura local e várias subprefeituras com muitos funcionários. É muito difícil gerenciar todas as áreas. Entretanto, uma das maneiras de atingir o objetivo da gestão eficiente é usar a tecnologia para diminuir o tempo de entrega de tarefas, atividades e operações.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o controle de ponto, ou melhor com a PontoTel?

Bem, para você otimizar o tempo é necessário primeiro saber como anda o absenteísmo do setor, por exemplo. Quais lugares possuem mais funcionários com atrasos, faltas ou muitas horas extras? 

Administração pública não é nada fácil, e para ter uma gestão eficiente é preciso estar atento à tudo isso.

Todas essas perguntas são facilmente respondidas se você tem um sistema de controle de ponto com a PontoTel. O objetivo da ferramenta é justamente otimizar os processos e cuidar da gestão de pessoal da melhor forma. 

Os benefícios de se utilizar uma ferramenta como essa são muitos, vão desde melhor alinhamento de equipes até poder visualizar onde a gestão está falhando e poder colocar um plano de ação para melhorá-la. Na administração pública são inúmeros os setores que podem se valer dessa ferramenta para melhorar os serviços. 

Mas os benefícios não acabam por aí,  vamos ver um pouco mais sobre as praticidades dessa ferramenta:

Praticidade na palma da mão

controle para setor publico praticidade na palma da mao

Na era dos apps, tudo pode ser feito com poucos cliques, com um smartphone na mão é possível clicar, falar, comprar e receber praticamente qualquer coisa onde estiver. 

Mas a tecnologia não otimizou apenas a vida pessoal, mas contribuiu para dar mais transparência às relações de trabalho, e ainda, permitir que os gestores tenham tempo disponível para atuar de forma mais estratégica. 

O controle de ponto é o futuro e não o passado, e não se engane esse futuro também cabe na palma da sua mão. Os aplicativos de ponto já são uma realidade e pode fazer parte do universo da gestão pública. 

Com esses sistemas, é possível não apenas seguir a legislação, mas também ter relatórios gerenciais, integração e comunicação em todas as áreas.

Você deve estar pensando, mas como um aplicativo consegue atender a todos esses requisitos? Então que tal vermos algumas funcionalidades do sistema PontoTel.

Rolar para cima
WhatsApp chat

Receba todas as novidades do nosso blog

Inscreva-se na nossa newsletter
e receba matérias exclusivas
no seu email

popup newsletter teste5 3 - Ponto eletrônico para Servidores Públicos

Não saia agora! Venha conhecer o PontoTel

O aplicativo de controle de ponto em tempo real
que você economiza tempo e dinheiro com cálculos automáticos e gestão de ponto completa.