Visão sistêmica: entenda o que é, seus benefícios e como desenvolvê-la!

imagem de uma mulher pensativa sentada na frente de um computador

Para que as organizações consigam crescer, conquistar mais clientes, ter altos lucros e funcionar com 100% da sua capacidade, é preciso ter uma boa gestão, com todos os processos organizados e objetivos claros.

Para isso, é importante que os gestores tenham uma habilidade que permita ele atuar com firmeza e coerência na sua gestão. Essa competência é conhecida como visão sistêmica.

Desse modo, os líderes que possuem essa habilidade, conseguem acelerar o crescimento da organização, além de promover benefícios para os colaboradores e para o consumidor final.

Vale lembrar, que essa competência pode ser desenvolvida por todos os profissionais da empresa. Assim, eles conseguem ter uma visão ampla dos sistemas e aproveitam as oportunidades para conquistar melhores resultados.

Diante da importância desse conceito para o crescimento da empresa, preparamos este artigo para você compreender mais sobre esse tema, como implementá-lo nos processos organizacionais e quais benefícios ele pode gerar.

Veja os tópicos que serão abordados:

Quer saber mais sobre visão sistêmica? Então acompanhe o artigo abaixo!

Boa leitura!

banner como funciona o software de ponto mais completo

O que é a visão sistêmica?

imagem de uma pessoa em pé na frente de uma mesa mexendo em um celular

Visão sistêmica pode ser definida como a habilidade que gestores e empreendedores devem ter, para tomar decisões importantes na organização. Assim, eles avaliam a empresa como um todo e, não apenas uma parte específica.

Essa visão permite que seja feita uma avaliação abrangente do negócio, desse modo será possível:

  • Identificar gaps no processo;
  • Entender como os setores internos se comunicam;
  • Como é o processo de produção e entrega do produto e/ou serviço para o consumidor.

Além disso, os líderes conseguem perceber como é a relação do ambiente interno com o externo e como é o fluxo de informações.

Tendo a habilidade de visão sistêmica, os gestores conseguem tomar decisões assertivas considerando todos os fatores envolvidos.

Portanto, a visão sistêmica permite que os profissionais consigam atingir resultados mais significativos no seu trabalho, pois são pessoas que conseguem enxergar as situações com mais clareza e aproveitá-las da melhor forma.

Qual é a importância da visão sistêmica?

Agora que já entendemos o que é visão sistêmica, vamos descobrir qual a importância dessa habilidade para a organização e para os colaboradores que atuam nela. 

Confira os momentos em que é importante ter essa habilidade:

Visão sistêmica para a gestão

Como vimos, a visão sistêmica é uma habilidade que os gestores devem ter para fazer uma boa gestão organizacional.

Pois, esses profissionais têm grandes responsabilidades, atuam em diversos setores e precisam tomar decisões com assertividade. 

Além disso, ela permite que o gestor desenvolva projetos e proporcione crescimento para a empresa.

Por último, um bom líder é aquele que deseja que seus colaboradores desenvolvam essa habilidade e possam aplicá-la no dia a dia.

Visão sistêmica para os profissionais de RH

No departamento de recursos humanos, é importante que os profissionais compreendam o que é essa habilidade e busquem colaboradores com esse perfil. 

Desse modo, a organização consegue atrair funcionários mais capacitados e que deem match com a cultura organizacional.

Visão sistêmica para os colaboradores

No geral, a visão sistêmica é uma habilidade que pode ser vista em qualquer colaborador, desse modo, eles ajudam no crescimento da organização e no alcance dos melhores resultados. 

Além disso, ela é importante para que os profissionais conheçam todos os processos da empresa e saibam exatamente onde ele deve atuar.

Benefícios da visão sistêmica da empresa

Como vimos, a visão sistêmica da empresa é fundamental para o bom andamento do negócio. Desse modo, a organização consegue atingir os melhores resultados, pois todos estão empenhados nas suas atividades.

As organizações buscam por profissionais que tenham essa habilidade, pois ela proporciona muitos benefícios para a organização.

Confira a seguir os principais benefícios de adotar a visão sistêmica nas empresas:

Auxilia na tomada de decisão

Como visto, a visão sistêmica permite que sejam considerados todos os fatores (internos e externos) no processo de tomada de decisão. Somente isso, já permite que as decisões sejam tomadas de maneira estratégica e com maior assertividade.

Além disso, os trabalhadores que atuam em cargos de liderança conseguem lidar com as decisões mais simples a partir da visão sistêmica, pois eles têm o olhar mais atento a todos os fatores e tomam decisões estratégicas.

Portanto, estes profissionais conseguem tomar decisões importantes com mais consciência, baseando-a em dados e informações relevantes.

Desse modo, é possível a empresa atingir melhores resultados e melhorar o desempenho em um tempo mais curto.

Promove uma melhoria contínua

A partir da adoção visão sistêmica, os processos são feitos com maior atenção e qualidade. Desse modo, a empresa terá uma melhoria contínua em todos os seus processos.

Isso proporciona consumidores mais satisfeitos com as entregas, menos retrabalhos, redução de perdas e menos custos para a organização.

Portanto, esse processo, a longo prazo, é benéfico para toda a empresa, para os colaboradores e para os seus clientes finais, que receberão produtos com maior qualidade.

Aumenta a produtividade

Quando os profissionais compreendem a importância das suas atividades para o sucesso da organização, eles percebem que fazem parte da organização como um todo.

Ou seja, a atuação individual de cada funcionário é extremamente importante, para que a empresa consiga atingir os resultados que deseja.

Diante disso, os colaboradores sabem que são importantes para o negócio e trabalham com maior engajamento e motivação, com isso há um aumento na produtividade de todos.

Reduz falhas

Como consequência da visão sistêmica aplicada nas empresas, os funcionários trabalham com mais motivação, por isso há uma redução de falhas nos processos e nas entregas.

Visto que, o colaborador vai se empenhar mais nas suas atividades, trabalhar com mais concentração e comprometimento com as tarefas.

Além disso, quanto mais motivados os funcionários estão, menor é o índice de absenteísmo, por isso, não haverá ausência de colaboradores, evitando falhas e atrasos no processo.

É possível desenvolver uma visão sistêmica?

imagem de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa olhando para folhas de papel com gráficos

A visão sistêmica é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer profissional e não somente os que ocupam altos cargos.

Porém, ela não pode ser construída de um dia para o outro, por isso, ela deve ser estimulada com frequência para que o profissional consiga desenvolver essa habilidade.

Portanto, sim, esta competência pode ser desenvolvida, mesmo que o profissional não a tenha naturalmente.

O departamento de recursos humanos, pode criar treinamentos para que essa habilidade seja desenvolvida pelos colaboradores.

Além disso, os gestores devem incentivar que os profissionais coloquem essa habilidade em prática, durante a execução das suas tarefas.

No tópico a seguir, explicaremos como é possível desenvolver a visão sistêmica. Acompanhe!

Habilidades de um líder com visão sistêmica

Os líderes são os profissionais que mais precisam ter a habilidade de visão sistêmica, por isso, para aplicar essas habilidades os gestores devem:

  • Ter inteligência emocional para não agir sem medir as consequências;
  • Ter a capacidade analítica para avaliar os dados e as informações;
  • Ter empatia para se colocar no lugar de outros colaboradores;
  • Avaliar as situações futuras;
  • Trabalhar de forma colaborativa;
  • Se atualizar das novas tendências que surgem no mercado.

Além disso, o gestor que faz bom uso da visão sistêmica, está apto para realizar nas seguintes funções:

  • Visão ampla do negócio;
  • Organização;
  • Relacionamento com diversas áreas;
  • Definição de metas;
  • Elaboração de estratégias;
  • Alinhamento dos pensamentos;
  • Análise das situações de risco;
  • Ponderação e avaliação.

Como desenvolver a visão sistêmica?

Já entendemos que as pessoas que não nasceram com essa habilidade, e que podem desenvolvê-la gradualmente.

Nesse processo, é possível contar com a ajuda de um líder com o perfil voltado para o coach, que auxiliará para o bom desenvolvimento da visão sistêmica. 

Através das técnicas e ferramentas de coaching, o profissional consegue trazer mudanças significativas para as pessoas que desejam melhorar sua capacidade de visão sistêmica da empresa.

O coach ajuda os profissionais a conduzirem a empresa com maior assertividade, pensando nas estratégias adequadas para maximizar o potencial dos colaboradores.

A partir disso, é preciso estar atento aos próximos passos para desenvolver esta habilidade. Veja a seguir, quais são:

Reflita sobre o propósito da empresa

O primeiro passo para introduzir uma mudança na organização é conhecendo ela a fundo. Desse modo, os líderes devem avaliar:

  • Fluxo de produção;
  • Entender o fluxo de entrada e saída de mercadorias;
  • Ter uma boa relação com os fornecedores;
  • Avaliar a necessidade do cliente, para elaborar produtos e serviços adequados.

Além disso, é preciso refletir qual o propósito da organização e quais objetivos ela deseja alcançar, a fim de criar estratégias que a levem para esse resultado.

Todos os colaboradores devem conhecer a missão, visão e valores da empresa e saber qual o propósito dela.

A partir do conhecimento desses aspectos, os colaboradores conhecem a identidade da organização e sabem qual a importância dela para a sociedade.

Analise os elementos integrantes daquele sistema

Outro ponto importante na adoção da visão sistêmica, é saber que os processos organizacionais são feitos por pessoas e cada uma possui um perfil diferente.

Por isso, é preciso que os gestores estejam atentos aos perfis dos colaboradores e avalie em qual função ele se adapta melhor.

Assim, os funcionários estarão mais satisfeitos com as suas atividades e trabalharão com maior engajamento e comprometimento.

Compreenda todos os processos

Para adotar a visão sistêmica como parte da cultura organizacional, é preciso ainda, avaliar os elementos que compõem o sistema.

Pois, cada sistema possui características específicas que devem ser respeitadas e seguidas para que a organização consiga atingir bons resultados.

A visão sistêmica, requer um conhecimento amplo de toda a organização, para isso realizar tarefas como:

  • Entender quais as funções de cada setor;
  • Qual a metodologia de trabalho é aplicada;
  • Quantos funcionários são necessários no setor para realizar as demandas;
  • Otimizar a relação entre o gestor e a equipe.

Identifique os obstáculos

A partir da visão sistêmica, os gestores conseguem avaliar os obstáculos que estão impedindo a organização de crescer e a origem deles.

Desse modo, o gestor não fica na superficialidade do problema, entende o que está acontecendo e o que pode ser feito para derrubar esse obstáculo.

Conclusão

imagem de duas mulheres e um homem sentados olhando para um computador

Ao longo deste artigo, foi possível compreender o que é visão sistêmica e qual a importância dessa habilidade para as organizações.

Desse modo, a visão sistêmica é a habilidade de entender um pouco de tudo que compõe a empresa e ter o conhecimento a fundo sobre ela, é fundamental para o crescimento do negócio.

Essa competência também é importante para integrar os membros das equipes e tornar os processos mais tecnológicos, melhorando os processos e tornando-os mais ágeis.

Portanto, a visão sistêmica permite que os colaboradores trabalhem com mais harmonia e eficiência, promovendo o crescimento organizacional.
Gostou de conhecer mais sobre a visão sistêmica? Então, não deixe de acessar o blog da PontoTel para ficar por dentro de mais assuntos como este!

banner custos jornada de trabalho
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima