A gestão de jornada é um dos grandes desafios do departamento pessoal. Em se tratando do controle de ponto em empresas de tecnologia, o desafio é ainda maior, pois essa área é uma das mais flexíveis em relação aos modelos de trabalho.
O desafio do controle de ponto em empresas de tecnologia se origina principalmente pelo perfil dos profissionais da área, que valorizam o trabalho remoto e têm normalmente maior flexibilidade quanto às suas jornadas.
Por exemplo, uma pesquisa da Robert Half mostrou que 37% dos profissionais da área de tecnologia preferem atuar integralmente em trabalho remoto, enquanto em outros setores o percentual é de 19%.
Inclusive, 35% dos profissionais da área de TI apontam que o modelo de trabalho é um fator determinante para aceitar uma vaga de emprego. Sabendo desses números, as empresas precisam encontrar formas de gerir corretamente a jornada desses profissionais.
Porém, como fazer isso? Este conteúdo apresentará tudo sobre o controle de ponto para empresas de tecnologia, além de explicar como controlar a jornada de trabalho dos profissionais dessa área corretamente. Neste artigo, os seguintes tópicos serão abordados:
- Como funciona a jornada de trabalho em empresas de tecnologia?
- Qual o modelo de trabalho mais utilizado por empresas de tecnologia?
- O que diz a legislação sobre o controle de ponto para empresas de tecnologia?
- Como funciona o controle de ponto em empresas de tecnologia?
- Qual a importância do controle de ponto para empresas de tecnologia?
- Quais os cuidados ao implantar um controle de ponto em empresas de tecnologia?
- Qual o melhor controle de ponto para empresas de tecnologia?
Boa leitura!
Como funciona a jornada de trabalho em empresas de tecnologia?
De acordo com a CLT, a jornada de trabalho diária de um empregado deve ser de 44 horas semanais ou 8 diárias, podendo ainda ser estendida por mais 2 horas extras. Qualquer mudança nesse período deve estar prevista em contrato ou definida em convenção coletiva.
A Constituição Federal, em seu art. 7, também destaca a duração do trabalho e o cumprimento das oito horas diárias de jornada:
“Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XIII – duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;”
Qual o modelo de trabalho mais utilizado por empresas de tecnologia?
As empresas de tecnologia costumam oferecer maior flexibilidade de jornada aos seus colaboradores, o que significa que existe uma série de modelos de trabalho possíveis nesta área.
De acordo com uma pesquisa da Catho, o setor de tecnologia teve um aumento de 5.856% no número de vagas para home office, o maior considerando as mais diversas áreas.
O modelo mais comum de trabalho em empresas de tecnologia é o remoto, podendo até mesmo se estender para o híbrido. No trabalho remoto, os profissionais não têm a necessidade de se deslocar até a empresa, e o híbrido permite que o colaborador atue tanto de casa como da empresa.
E pelos profissionais de TI?
No caso dos profissionais de TI, o modelo de trabalho utilizado segue a mesma tendência de outras profissões do setor de tecnologia: remoto e híbrido.
Segundo um estudo da IloveMyJob, 53% dos profissionais de empresas de TI preferem o modelo de trabalho híbrido, enquanto 44%, o trabalho remoto. Apenas 3% dos profissionais dessa área apontam o modelo presencial como o seu preferido.
O que diz a legislação sobre o controle de ponto para empresas de tecnologia?
Toda empresa que possui mais de 20 colaboradores têm perante a lei a obrigação de realizar a gestão de jornada dos seus funcionários. Essa obrigatoriedade está prevista no art. 74 da CLT:
“§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”
O controle de ponto em empresas de tecnologia não é diferente e segue essa mesma regra, com o controle de jornada sendo feito em empresas com mais de 20 colaboradores.
No entanto, é importante ressaltar que o controle de jornada em empresas de tecnologia pode também ser feito por empresas com menos de 20 funcionários, já que esse controle traz maior transparência às horas trabalhadas e extras que forem feitas.
Como funciona o controle de ponto em empresas de tecnologia?
Em meio à flexibilidade que este setor oferece no quesito modelos de trabalho permitidos, o controle de ponto em empresas de tecnologia deve ser feito de forma digital.
No controle de ponto digital, o colaborador consegue realizar seus registros remotamente, via aplicativo ou web. Esse modelo de registro surgiu a partir da Portaria 671 e é conhecido como REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa).
Além das facilidades para o colaborador, oferecendo inúmeras opções para realização do registro de ponto — geolocalização, reconhecimento facial e de voz, biometria e outros — esse modelo é também vantajoso para as empresas.
Isso porque, com o sistema de controle digital, a empresa consegue gerir os dados de jornada em tempo real e agiliza o fechamento da folha, pois muitas das rotinas em torno do registro e gestão de dados são automatizadas.
Qual a importância do controle de ponto para empresas de tecnologia?
O controle de ponto em empresas de tecnologia pode contribuir para que a empresa mantenha uma transparência quanto às horas trabalhadas dos seus funcionários, evitando, assim, erros de marcação que impactam diretamente o fechamento da folha de pagamento.
Além desse benefício de proporcionar maior transparência nas relações trabalhistas, evitando qualquer questionamento quanto à jornada de trabalho, o controle de ponto para empresas de tecnologia também:
- Ajuda no controle em tempo real de horas trabalhadas;
- Garante segurança jurídica, com sistemas que seguem as regras da CLT e da Portaria 671;
- Evita sobrecarga das equipes, facilitando a construção de escalas de trabalho;
- Facilita o controle e a gestão de horas extras;
- Elimina os riscos de fraudes no registro de ponto;
- Aumenta a flexibilidade quanto às alternativas para registro de ponto.
Quais os cuidados ao implantar um controle de ponto em empresas de tecnologia?
Para implementar com sucesso um controle de ponto em empresas de tecnologia, é necessário se atentar a alguns pontos essenciais, que farão toda a diferença para que essa gestão de jornada seja eficaz e de fato traga benefícios na rotina das empresas.
Confira alguns dos cuidados que se deve ter ao implantar um controle de ponto em empresas de tecnologia:
Pejotização
Em poucas palavras, a pejotização ocorre quando determinada empresa impõe aos seus “funcionários” PJ as mesmas regras que devem ser seguidas pelos colaboradores que atuam no regime CLT, ou seja, cobra um vínculo empregatício, que, na prática, não existe.
Na pejotização, a empresa solicita aos funcionários, que podem ser freelas, o cumprimento de um horário de trabalho fixo e a exclusividade de trabalho, negando a possibilidade destes aceitarem outra tarefa, e até determina regras quanto a folgas e férias.
É importante, portanto, antes de implantar um controle de ponto em empresas de tecnologia, verificar quais os modelos de trabalho utilizados, para que seja possível seguir as diretrizes da lei conforme a legislação trabalhista vigente em torno daquele contrato.
Transparência na comunicação
É necessário que a empresa tome cuidado também com a comunicação em torno do controle de ponto em empresas de tecnologia. Nessa implantação, é imprescindível que haja transparência no processo para com os colaboradores.
Isso significa explicar todos os detalhes quanto às possibilidades de registro de jornada, o que se pode ou não fazer nos registros, regras de funcionamento do sistema que será aplicado e formas do colaborador acessar as informações do seu dia a dia de trabalho.
Quanto mais transparente a empresa for a respeito dessas informações, maior confiança ela conseguirá criar junto aos seus colaboradores, deixando-os mais seguros em relação ao pagamento de horas extras e adicionais quando houver.
Adaptação à cultura da empresa
A cultura da organização também precisa sofrer uma adaptação ao se implementar um controle de ponto em empresas de tecnologia. Isso significa um reajuste nas regras de controle, registros e gestão de dados da jornada.
Essa adaptação é necessária, pois a automatização irá alterar muitos dos processos, e tanto os gestores como os funcionários em si precisarão conhecer o funcionamento do sistema para conseguirem usufruir de seus benefícios.
Entre as alterações, podem ocorrer ajustes na gestão de dados, nas novas maneiras para se registrar a jornada e até mesmo nos acessos, que em sistemas digitais podem ser feitos via web ou por aplicativos, do local em que o funcionário ou o gestor estiver.
Adicionar nas políticas internas
As políticas internas servem para criar diretrizes e regras no ambiente empresarial. Como elas englobam cada processo interno, é necessário que nelas também constem os procedimentos sobre o controle de ponto em empresas de tecnologia.
Essas regras internas relacionadas ao controle de ponto serão a base para que a empresa e os colaboradores sigam exatamente o que diz a lei e como devem proceder em relação a um novo sistema de registro de jornada.
Por meio dessas políticas, a empresa evita dúvidas e se precavê quanto a erros e questionamentos posteriores feitos pela Justiça, uma vez que esse documento pode comprovar quais condutas o colaborador e a empresa deveriam ter em torno da gestão de jornada.
Qual o melhor controle de ponto para empresas de tecnologia?
A melhor opção de controle de ponto em empresas de tecnologia é o Pontotel. O software oferece rapidez e agilidade na gestão de dados da jornada e segurança jurídica quanto às regras da CLT e dos registros de ponto, baseadas na Portaria 671.
A Pontotel atende a todos os requisitos legais, oferecendo uma ferramenta completa de gestão e controle de ponto em empresas de tecnologia.
Com o sistema Pontotel, a empresa conseguirá controlar a jornada de ponto do registro até a gestão de dados, de forma prática e segura. Conheça algumas das vantagens da plataforma Pontotel para ajudar no controle de ponto em empresas de tecnologia:
- Centralização de dados em um único sistema;
- Múltiplas formas de registro de ponto — reconhecimento facial e de voz, geolocalização e outros;
- Segurança jurídica, 100% adequada à Portaria 671 e à LGPD;
- Gestão de dados em tempo real, via web ou aplicativo;
- Aprovação remota dos dispositivos para registro de ponto;
- Aprovação e assinatura virtual da folha de ponto via web;
- Sistema antifraude que garantem a autenticidade das marcações;
- Integração com sistemas via Webservice, API, Banco de Dados e FTP;
- Registro de ponto offline.
Quer saber mais? Entre em contato com a Pontotel, através do formulário abaixo.
Conclusão
Como foi visto ao longo deste texto, a gestão de jornada é um grande desafio na rotina empresarial e, no caso do controle de ponto em empresas de tecnologia, ele se torna ainda maior, em função da flexibilidade dos modelos de trabalho em torno deste setor.
Apesar de todas as questões em torno do controle de ponto em empresas de tecnologia, esse conteúdo mostrou que é possível gerir a jornada dos trabalhadores desse setor corretamente caso a empresa adote um sistema digital e flexível e que siga a legislação trabalhista.
Foi visto também que existem desafios ao implantar o controle de ponto em empresas de tecnologia, como a pejotização, a transparência na comunicação, a inserção de diretrizes na política interna e a adaptação na cultura da empresa.
Por fim, este conteúdo indicou o melhor sistema do mercado para o controle de ponto em empresas de tecnologia, a plataforma Pontotel, apontando as principais vantagens dessa ferramenta.
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