Controle de ponto para escritório de advocacia: veja qual o melhor modelo para aderir!
BLOG
Time Pontotel 5 de abril de 2024 Controle de ponto
Controle de ponto para escritório de advocacia: veja qual o melhor modelo para aderir!
Saiba como funciona o controle de ponto para escritório de advocacia e entenda como ele contribui para uma gestão de jornada assertiva.
Imagem de Controle de ponto para escritório de advocacia: veja qual o melhor modelo para aderir!

A gestão de jornada é o principal processo empresarial para calcular e fechar corretamente a folha de pagamento. Essa atividade ocorre em diferentes setores do mercado, como, por exemplo, no controle de ponto para escritório de advocacia.

O controle de ponto para escritório de advocacia é uma forma de gerir os dados de jornada de advogados, de horários de entradas e saídas ao cumprimento de horas extras. Cada detalhe desse processo é importante para a tomada de decisões referente às jornadas desses profissionais.

A gestão correta do controle de ponto facilita a organização de escalas de trabalho, o cumprimento de jornadas e até mesmo a identificação de problemas relacionados a faltas e atrasos

Além disso, por meio desse controle, o escritório de advocacia pode agir estrategicamente para que os registros de jornada sejam corretos e as relações trabalhistas se tornem mais transparentes. 

Sabendo da importância do assunto, este artigo abordará os seguintes tópicos:

Tenha uma boa leitura! 

O que é controle de ponto?

O controle de ponto pode ser descrito como a administração e a gestão de horários de trabalho dos funcionários. Por meio dele, a empresa tem acesso a dados de entrada, saída, intervalos e horas extras. 

Essa gestão de dados facilita a tomada de decisões assertivas quanto ao dia a dia de trabalho dos empregados e traz maior transparência à relação trabalhista, garantido dados fiéis à jornada cumprida. 

O que diz a lei sobre controle de ponto?

A legislação trabalhista diz que empresas com mais de 20 funcionários precisam obrigatoriamente realizar o controle de ponto dos funcionários, seja de forma manual, mecânica ou eletrônica. A CLT menciona, no art. 74, que: 

Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. 

[…]

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.

É importante ressaltar, no entanto, que o controle de ponto é recomendado para pequenas, médias ou grandes empresas, independentemente da quantidade de funcionários. Isso porque a gestão de jornada proporciona maior segurança jurídica para as organizações e auxilia no fechamento sem erros da folha de pagamento.

Como funciona o controle de ponto para escritório de advocacia?

O controle de ponto para escritório de advocacia funciona a partir de um modelo de gestão de jornada que permite à empresa ter acesso aos dados de jornada dos colaboradores. 

Seu funcionamento se dá por meio de um tipo de controle de ponto existente e permitido pela legislação, seja manual, mecânico ou eletrônico. 

Nos modelos de gestão de jornada mais modernos, o controle de ponto permite acesso aos dados de ponto em tempo real, via web ou aplicativo, otimizando o trabalho do RH e gerando insights quanto à rotina dos funcionários. 

Jornada de trabalho em escritório de advocacia: como funciona?

A jornada de trabalho em escritório de advocacia deve ser de no máximo 8 horas diárias ou 40 horas semanais. Ressalta-se também que o tempo em que o advogado está à disposição do empregador é considerado período de trabalho. 

Os detalhes dessa jornada estão previstos na Lei 8.906/94, art. 20 e incisos: 

“Art. 20. A jornada de trabalho do advogado empregado, quando prestar serviço para empresas, não poderá exceder a duração diária de 8 (oito) horas contínuas e a de 40 (quarenta) horas semanais.     (Redação dada pela Lei nº 14.365, de 2022)

§ 1º Para efeitos deste artigo, considera-se como período de trabalho o tempo em que o advogado estiver à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, no seu escritório ou em atividades externas, sendo-lhe reembolsadas as despesas feitas com transporte, hospedagem e alimentação.

§ 2º As horas trabalhadas que excederem a jornada normal são remuneradas por um adicional não inferior a cem por cento sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito.”

Por que aderir ao controle de ponto para escritório de advocacia?

A adoção de um modelo de controle de ponto para escritório de advocacia pode ser extremamente benéfico para a rotina do local, contribuindo principalmente para que o fechamento da folha de ponto seja correto. 

Confira a seguir três motivos pelos quais é importante aderir ao controle de ponto para esse tipo de empresa. 

Segurança jurídica

O controle de ponto é garantia de segurança jurídica para o negócio. Afinal, quem gere os dados de jornada dos colaboradores consegue obter dados autênticos do dia a dia de trabalho desses funcionários. 

Além disso, o levantamento correto das informações de jornada, por meio do controle de ponto para escritório de advocacia, garante o fechamento sem erros da folha de pagamento, evitando processos trabalhistas.

Automatização de processos

O controle de ponto para escritório de advocacia pode oferecer também a eliminação de tarefas burocráticas por meio da automatização de processos, por conta da tecnologia presente em algumas plataformas de gestão de jornada.

Com a automatização, o acesso a dados se dá em tempo real, existe a garantia da autenticidade dos dados, devido a medidas antifraudes do sistema, e a tomada de decisões se torna mais ágil e assertiva.  

Aumento da produtividade

A consequência da segurança jurídica e da automatização de processos, garantidas pelo controle de ponto para escritório de advocacia, é o aumento da produtividade das equipes responsáveis pela gestão de jornada dos colaboradores. 

Afinal, há uma redução de burocracias em torno desse processo, permitindo que o RH seja mais estratégico e ágil para ajustar escalas de trabalho e fechar a folha. Dessa forma, o setor responsável garante mais tempo para realização de outras tarefas. 

Quais os tipos de controle de ponto existentes?

O mercado de trabalho, em conformidade com a lei, oferece alguns tipos de controle de ponto que podem ser utilizados no dia a dia das empresas. Existem opções variadas, que vão do manual ao eletrônico. 

Conheça os principais tipos a seguir para escolher aquele que mais se adequar às necessidades da sua empresa. 

Manual

O modelo manual de controle de ponto para escritório de advocacia é o tipo onde colaboradores inserem seus dados manualmente em uma folha de ponto. 

Apesar da sua praticidade e dos gastos mínimos de investimento por parte da empresa, o modelo manual está exposto a erros e fraudes recorrentes. Isso ocorre porque, pelas anotações serem feitas à mão pelos colaboradores, a empresa não tem como garantir dados autênticos. 

Relógio de ponto (REP-C)

O modelo REP-C está previsto na Portaria 671, que oficializa todos os tipos eletrônicos de controle de ponto que podem ser utilizados. Essa é uma evolução do processo manual. 

Neste tipo, a empresa instala o relógio de ponto na parede da sua sede. A Portaria 671 diz o seguinte sobre este modelo: 

“Art. 76. O REP-C é o equipamento de automação monolítico, identificado pelo seu número de fabricação e cujo modelo possui certificado de conformidade especificado no art. 90, utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

§ 1º O REP-C deve estar sempre no local da prestação do serviço e disponível para pronta extração e impressão de dados pelo Auditor-Fiscal do Trabalho.”

A partir do REP-C, o colaborador, via biometria, faz o próprio registro, e o equipamento armazena esses dados, que posteriormente precisarão ser tratados pelo RH. Apesar de garantir maior segurança em relação ao processo manual, esse modelo também possui problemas. 

Além do equipamento e da instalação serem extremamente custosos para a empresa, os registros no REP-C precisam muitas vezes ser ajustados pelo RH no fechamento da folha, em função de erros que os funcionários podem cometer ao bater o ponto. 

Inclusive, isso faz com que os processos de levantamento de dados, tratamento das informações e fechamento da folha se tornem mais lentos e burocráticos, exigindo ações manuais por parte das equipes de RH.  

REP-A e REP-P

Outros dois modelos aparecem como boas opções, mais tecnológicas, para a empresa  realizar o controle de ponto para escritório de advocacia com mais agilidade, transparência e acesso a dados em tempo real. 

O primeiro é o REP-A, um modelo de controle de ponto que funciona por software, mas que só pode ser implementado por meio de acordo coletivo ou convenção. 

A Portaria 671 determina as regras em torno deste registrador de ponto, dizendo o seguinte: 

“§ 2º O REP-A somente poderá ser utilizado durante a vigência da convenção ou acordo coletivo de trabalho autorizador, sendo vedada a ultratividade conforme o § 3º do art. 614 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1943 – CLT.”

A outra opção é o  REP-P, o modelo mais moderno de registro de ponto do mercado. Ele conta com uma tecnologia que permite gerir os dados de jornada em tempo real, com armazenamento das informações em nuvem e acesso via web ou aplicativo. 

Mobilidade, agilidade e funcionamento digital são algumas das facilidades que o REP-P pode oferecer à empresa e aos próprios colaboradores, que podem realizar o próprio registro de ponto do local em que estiverem, até mesmo offline. 

Como escolher controle de ponto para escritório de advocacia?

Planejar estrategicamente a escolha de um modelo de controle de ponto para escritório de advocacia é essencial para que essa ferramenta de fato seja útil na rotina empresarial e atinja os objetivos principais do negócio. 

A seguir, confira três pontos para ser assertivo nesta decisão. 

Implantação facilitada

O processo de implementação é um ponto essencial que a empresa precisa avaliar na escolha do controle de ponto para escritório de advocacia. Afinal, ele impacta questões como facilidade de uso da ferramenta e manutenções, quando necessário. 

Atualmente, muitos sistemas funcionam em nuvem, e a empresa tem mais facilidade para realizar um investimento que, na prática, é menor ao optar por plataformas de registro de ponto online, que podem ser implementadas rapidamente, até no mesmo dia da contratação. 

Formas de registro de ponto

Outro ponto que deve ser avaliado são os diferenciais que a plataforma de controle de ponto para escritório de advocacia tem para oferecer, ou seja, as formas de registro de jornada que ela possui. 

Isso porque quanto mais opções de registro a empresa puder oferecer aos seus colaboradores, mais ágil fica o processo de bater o ponto, minimizando as chances de fraudes e erros no processo. 

Atualmente, muitas plataformas oferecem registros via aplicativo ou web, por biometria facial, comando de voz, senha, geolocalização e outros, até mesmo com possibilidade de registros offline, facilitando e agilizando o processo de fechamento da folha de pagamento.  

Funcionalidades inteligentes

Por fim, antes de escolher uma plataforma de controle de ponto para escritório de advocacia, é importante considerar quais funcionalidades ela possui e como pode contribuir com as necessidades da sua empresa. 

Entre tais funcionalidades, estão: formas de acesso à ferramenta, maneiras de registrar o ponto, cálculos automatizados da jornada, geração de relatórios, construção de escalas de trabalho, inserção de documentos, como atestados, entre outras. 

O registrador de ponto precisa ter todos os recursos necessários para que a empresa agilize o controle de ponto, do registro e manuseio de dados ao fechamento da folha de pagamento. Assim, será possível fazer uma escolha assertiva e correta da plataforma. 

Qual o melhor controle de ponto para escritório de advocacia?

A Pontotel é a melhor opção de controle de ponto para os escritórios de advocacia do mercado. Nossa plataforma possui tecnologia de ponta, acesso a dados em nuvem e sistema desenvolvido para uma gestão humanizada, focada em pessoas. 

O sistema da Pontotel oferece grande facilidade no controle de ponto para escritório de advocacia, afinal, a gestão de dados é realizada em tempo real, via web ou aplicativo, gerando insights importantes para as tomadas de decisões do RH. 

Além disso, nossa plataforma garante maior segurança jurídica no controle de ponto para escritório de advocacia, seguindo 100% das regras de jornada em torno da CLT, da LGPD e da Portaria 671. Assim, o RH do seu negócio pode trabalhar com maior tranquilidade na gestão de dados. 

Outra vantagem da plataforma da Pontotel é que ela conta com múltiplas formas de registro de ponto: reconhecimento facial, senha, geolocalização, foto e voz, realizando até mesmo offline. Isso permite que os colaboradores registrem o próprio ponto de forma rápida e fácil. 

Tudo isso sem contar que a plataforma Pontotel possui medidas antifraude que garantem a autenticidade dos registros dos funcionários do seu escritório, evitando problemas como o buddy punching.  

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

O controle de ponto para escritório de advocacia pode ser um grande facilitador para a empresa gerir a jornada dos funcionários. Essa administração de dados contribui para uma tomada de decisões mais assertiva. 

Com o controle de ponto para escritório de advocacia, a empresa tem mais facilidade para ter acesso a dados estratégicos de jornada. Isso auxilia na organização de escalas, no cumprimento de horas extras e na identificação do absenteísmo, por exemplo. 

Além disso, como foi visto neste conteúdo, o controle de ponto para escritório de advocacia proporciona maior segurança jurídica à empresa e traz recursos para o fechamento correto da folha de pagamento. 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre a importância do controle de ponto e da gestão de jornada? Então, acesse o blog Pontotel

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!