Controle de ponto para escritório de arquitetura: escolha o modelo ideal para garantir uma boa gestão!
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Time Pontotel 5 de abril de 2024 Controle de ponto
Controle de ponto para escritório de arquitetura: escolha o modelo ideal para garantir uma boa gestão!
Descubra como o controle de ponto para escritório de arquitetura pode ajudar na transparência da relação trabalhista e na segurança jurídica.
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A gestão de jornada é uma tarefa desafiadora para os mais variados setores do mercado, inclusive no meio de arquitetura. Neste quesito, o controle de ponto para escritório de arquitetura pode evitar problemas, sobretudo por se tratar de uma área com jornadas variáveis.

O controle de ponto para escritório de arquitetura é uma forma de gestão de jornada em que a empresa pode administrar com maior facilidade a rotina de trabalho dos colaboradores.

Controlar o ponto, aliás, é uma maneira de trazer maior transparência nas relações trabalhistas e segurança jurídica à gestão de jornada, evitando possíveis erros nos registros e cálculos trabalhistas.

Sabendo da importância dos registros de jornada, este artigo abordará os seguintes tópicos em torno do controle de ponto para arquitetura:

Boa leitura! 

O que é controle de ponto?

O controle de ponto é uma ferramenta de gestão utilizada para registro da jornada dos colaboradores. Com ele, a empresa consegue controlar os horários de trabalho dos funcionários — entradas, saídas, intervalos e horas extras

Além disso, o controle de ponto também detalha informações sobre atrasos e faltas. Assim, a partir dessa gestão de jornada, a empresa consegue administrar esses dados de forma assertiva, contribuindo para o fechamento correto da folha de pagamento

Muito mais do que uma ferramenta administrativa, o controle de ponto proporciona maior transparência e segurança jurídica nas relações trabalhistas, garantindo que os dados de jornada sejam corretos, evitando problemas trabalhistas.  

O que diz a lei sobre controle de ponto?

O controle de ponto se baseia nas regras da CLT e na Portaria 671, legislação que traz todas as normas sobre o uso de registradores de ponto eletrônico

Conforme a CLT, empresas com mais de 20 colaboradores precisam realizar o controle de ponto:

“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. 

[…]

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”

No entanto, mesmo que na lei o controle de ponto seja obrigatório apenas para empresas com mais de 20 colaboradores, recomenda-se que toda e qualquer organização adote algum modelo de gestão de jornada. 

Como funciona o controle de ponto para escritório de arquitetura?

imagem mostra um homem e uma mulher analisando informações em um papel

O controle de ponto para arquitetos segue a mesma premissa de outras profissões, e visa  acompanhar e gerir a jornada de trabalho destes colaboradores. A função é fazer com que esses funcionários cumpram sua carga horária. 

Com esse tipo de controle de ponto, as empresas de arquitetura também garantem estar em conformidade com as leis trabalhistas, pois a ferramenta é um bom auxílio no cálculo de horas extras, um dos principais motivos que levam a processos trabalhistas.

Jornada de trabalho em escritórios de arquitetura

A jornada de trabalho em escritórios de arquitetura pode variar entre 6 horas diárias e 44 horas semanais. Esse detalhe está previsto no art. 3 da Lei 4.950-A/66:  

“Art . 3º Para os efeitos desta Lei as atividades ou tarefas desempenhadas pelos profissionais enumerados no art. 1º são classificadas em:

a) atividades ou tarefas com exigência de 6 (seis) horas diárias de serviço;

b) atividades ou tarefas com exigência de mais de 6 (seis) horas diárias de serviço.”

Um estudo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revelou que 26% dos profissionais do setor de arquitetura cumprem jornadas de 30 a 40 horas semanais e 40% ultrapassam a carga horária de 40 horas por semana. 

Por que fazer o controle de ponto em um escritório de arquitetura?

O controle de ponto em um escritório de arquitetura tem como função principal a gestão de jornada de trabalho dos colaboradores, mas adotá-lo na rotina da empresa pode proporcionar outros benefícios à organização, como maior segurança jurídica. 

Confira os três principais motivos pelos quais é importante adotar um controle de ponto nesse modelo de negócio. 

Controle de horas trabalhadas

O controle de ponto em um escritório de arquitetura permite que a empresa faça a gestão correta das horas trabalhadas pelos colaboradores para que ela tome decisões mais assertivas em relação ao dia a dia de trabalho. 

Ademais, um controle de horas trabalhadas correto possibilita que a organização construa uma folha de pagamento sem erros, fazendo com que a relação trabalhista quanto às horas trabalhadas seja mais transparente. 

Segurança jurídica

Adotar um controle de ponto em um escritório de arquitetura também proporciona maior segurança jurídica à empresa. Afinal, os sistemas eletrônicos garantem que todos os dados registrados sejam autênticos, evitando qualquer tipo de fraude no registro e na gestão dessas informações. 

Com essa segurança jurídica, a rotina de trabalho do RH se torna mais tranquila, sem que haja problemas quanto aos dados registrados, como o buddy punching

Acompanhamento de jornada

O terceiro motivo para adotar o controle de ponto em um escritório de arquitetura é a contribuição dessa ferramenta para o acompanhamento de jornada. Em muitos casos, é possível acompanhar até em tempo real, caso a empresa adote um sistema eletrônico que permita esse tipo de gestão de dados

Com o acompanhamento de jornada, fica mais fácil verificar informações referentes ao cumprimento de horas extras, faltas ou atrasos, permitindo que a empresa tenha um controle amplo dos registros dos funcionários para uma tomada de decisões estratégica.  

Quais são os tipos de controle de ponto?

Existem diversas formas de realizar o controle de ponto em um escritório de arquitetura, que vão de processos manuais a automatizados. Conheça a seguir quais os principais tipos de gestão de jornada. 

Manual

O controle de ponto em um escritório de arquitetura no modelo manual segue uma forma tradicional de registro, via livro ou cartão de ponto. Neste tipo, o funcionário registra sua jornada de próprio punho. 

A principal vantagem desse tipo de controle de ponto é o baixo custo de implementação, porém, com ele, não se pode garantir a autenticidade das marcações, tornando a empresa exposta a erros e fraudes.

Cartográfico

O relógio cartográfico é outra forma de registro acessível, porém, passível de erros. Nesse modelo, cada colaborador tem um cartão individual e deve inseri-lo no relógio para realizar a marcação. 

Entretanto, mesmo sendo um tipo de registro mais simples de ser utilizado, ele tem alto custo de infraestrutura e eleva a possibilidade de fraudes nos registros, como o ponto amigo

REP-C

Um modelo muito tradicional de controle de ponto para escritório de arquitetura é o REP-C. Ele funciona por meio de um relógio de ponto instalado na sede da empresa, que faz o registro e armazena os dados de jornada dos colaboradores. 

O art. 76 da Portaria 671 possui diretrizes sobre o modelo REP-C, detalhando que ele deve estar disponível no local de prestação de serviço, com as informações de jornada prontas para a extração de um auditor-fiscal, caso seja necessário: 

“Art. 76. O REP-C é o equipamento de automação monolítico, identificado pelo seu número de fabricação e cujo modelo possui certificado de conformidade especificado no art. 90, utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

§ 1º O REP-C deve estar sempre no local da prestação do serviço e disponível para pronta extração e impressão de dados pelo Auditor-Fiscal do Trabalho.”

REP-A e REP-P

O REP-A (Registrador de Ponto Eletrônico Alternativo) e o REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa) são os dois modelos de registros eletrônicos previstos na Portaria 671 e as ferramentas mais modernas de gestão de jornada. 

O REP-A é um modelo de controle de ponto via software, porém, com uma particularidade: ele só pode ser utilizado em caso de acordo ou convenção coletiva. Essa previsão está detalhada na Portaria 671: 

“§ 2º O REP-A somente poderá ser utilizado durante a vigência da convenção ou acordo coletivo de trabalho autorizador, sendo vedada a ultratividade conforme o § 3º do art. 614 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1943 – CLT.”

Já o REP-P é um registrador que funciona em nuvem e possui um grande facilitador:  a gestão de dados em tempo real, com acesso via web ou aplicativo. 

Esse sistema é visto como o mais recomendado para empresas que buscam um controle de ponto seguro, eficiente e automatizado, facilitando não só os registros, mas também o tratamento de dados. 

Como escolher o controle de ponto ideal para seu escritório de arquitetura?

imagem mostra papéis com projetos de casa e um celular aberto no aplicativo de ponto da Pontotel

Para escolher o controle de ponto ideal para seu escritório de arquitetura, é fundamental estar atento a uma série de questões, que podem impactar diretamente uma escolha correta, assertiva e estratégica do registrador de jornada. 

Funções e benefícios

O primeiro ponto a verificar para a escolha de um controle de ponto ideal para um escritório de arquitetura são as funções e os benefícios que a plataforma de gestão de jornada pode oferecer. 

Entre as principais funções a avaliar, estão a possibilidade de acessar a plataforma por dispositivos móveis e em tempo real, além de benefícios como a emissão de relatórios de jornada, inconsistências, erros e outros. 

Conformidade com a lei

O controle de ponto para escritório ideal também deve estar em conformidade com a lei, ou seja, seguir as diretrizes da CLT e da Portaria 671.

Estar de acordo com a legislação trabalhista faz com que a empresa esteja mais segura para cumprir com os direitos dos colaboradores e fechar a folha de pagamento sem erros. 

Gestão agilizada

A gestão também se torna mais agilizada com o controle de ponto para escritório ideal, afinal, muitos modelos funcionam com a obtenção e gestão de dados em tempo real. 

Com um processo mais automatizado, a empresa consegue eliminar diversas burocracias e ter insights para tomar decisões estratégicas sobre horas extras, atrasos, faltas e tudo que interfira no dia a dia de trabalho dos funcionários.

Ponto com geolocalização

Muitos colaboradores que atuam com arquitetura costumam realizar trabalhos externos, como visita de obras, exigindo da empresa alternativas para controlar o ponto do escritório. 

Uma das alternativas é contar com um controle de ponto com geolocalização, que garante dados autênticos dos registros dos colaboradores e possibilita que a empresa verifique se de fato um profissional está atuando nos locais previamente acordados.

Qual o melhor controle de ponto para escritório de arquitetura?

A Pontotel possui o melhor controle de ponto para escritório de arquitetura, aliando tecnologia de ponta a uma gestão humanizada, focada em pessoas. 

Com nosso sistema, todos os dados de jornada da sua empresa são armazenados em nuvem, com controle de dados em tempo real, por aplicativo ou web. 

Além disso, o sistema Pontotel é ideal para controle de ponto para escritório de arquitetura por seguir todas as diretrizes da CLT, da LGPD e da Portaria 671. Assim, o RH do seu negócio pode trabalhar com maior segurança jurídica e de forma ágil. 

As múltiplas formas de registro do sistema Pontotel também podem facilitar o controle de ponto do seu escritório. No nosso sistema, é possível registrar o ponto por reconhecimento facial, senha, geolocalização, foto e voz. 

Quer saber mais sobre a nossa plataforma? Entre em contato com um especialista Pontotel. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Um controle de ponto para escritório de arquitetura pode contribuir para esse tipo de empresa evitar qualquer problema trabalhista referente a erros na folha de pagamento dos profissionais.

Neste artigo, foi explicado que o controle de ponto para escritório pode garantir segurança jurídica e um acompanhamento de dados em tempo real de entradas, saídas, horas extras e outros. 

Contudo, para escolher o melhor sistema, é fundamental que este esteja em conformidade com a lei, tenha boas funções para gestão de dados e permita acesso às informações em nuvem, via web ou aplicativo. 

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