Escala 5×1: Entenda mais sobre esse tipo de escala e como fazê-la funcionar

imagem de um calendário com taxas coloridas fixadas

Escalas representam a distribuição dos horários de trabalho ao longo dos dias que compõem a semana, de modo que a empresa tenha o maior aproveitamento de seus funcionários nos setores onde são necessários. 

No que diz respeito à legislação, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que o colaborador exerça suas funções por um período máximo de 8 horas por dia, o que totaliza 44 horas semanais. 

Em termos práticos, isso significaria trabalhar de segunda à sexta, em horário comercial, com folgas aos sábados e aos domingos. 

No entanto, com o surgimento de novas profissões e novas demandas, foi preciso alterar as jornadas de trabalho para comportar as necessidades do mercado. Com isso, novas escalas surgiram para se adequar a essa nova realidade.  

Neste artigo, veremos o funcionamento de uma das escalas mais populares: a 5×1. Mas o que significa isso? Continue lendo para entender!

Boa leitura!

controle escalas de trabalho por aplicativo

Como funciona a escala 5×1?

imagem de uma pessoa segurando um calendário e marcando uma data com uma caneta

A escala 5×1 pressupõe que o funcionário trabalhe por cinco dias e folgue um na sequência. Na prática, isso significaria folgar aos domingos, mas nem sempre ocorre dessa forma.  

Para que o fluxo de trabalho não seja interrompido, a empresa precisa ter uma planilha ou sistema organizacional que integre todos os funcionários. Essa planilha, muitas vezes, é feita no Excel ou algum outro aplicativo similar. 

Algumas, inclusive, são feitas à mão. Organogramas em papel impresso são afixados nas paredes dos escritórios, sujeitos à ação degradante do tempo e ao mau uso por parte dos colaboradores que dividem aquele espaço. 

Com o avanço da tecnologia, existem opções mais adequadas, como ferramentas direcionadas às boas práticas de RH. Ao término deste artigo, a PontoTel traz uma recomendação de soluções para a demanda da sua empresa. 

Por enquanto, conheça algumas das características mais importantes da escala 5×1. 

Quais são suas características

A principal característica da escala 5×1 é o enfoque na produtividade. Ela existe para que a empresa não precise encerrar suas atividades, pois sempre haverá um funcionário cobrindo o outro. 

Porém, para que isso aconteça dentro da lei, é preciso assegurar alguns direitos aos trabalhadores. Observe alguns deles a seguir. 

Descanso semanal

A CLT prevê a obrigatoriedade do descanso semanal remunerado de 24h contínuas. Além disso, esse descanso deve ser oferecido preferencialmente aos domingos. 

No entanto, devido à natureza do trabalho em escala 5×1, nem sempre será possível a folga nesse dia. Desse modo, a lei prevê que a folga aos domingos seja obrigatória e realizada da seguinte forma:

  • A cada 7 semanas, para homens;
  • A cada 15 dias, para mulheres, em razão de dupla jornada. 

O não cumprimento desta norma acarreta em multa a ser paga pela empresa. 

Para que seja possível entender melhor a dinâmica do descanso semanal remunerado, observe abaixo a tabela que exemplifica a escala 5×1 na prática. 

Em verde, os dias de trabalho do funcionário. Em vermelho, seus dias de folga.  

Conforme previsto pela escala 5×1, após cinco dias trabalhados, o colaborador tem direito a 1 dia de folga. A cada semana de trabalho, esse dia é reduzido em um. 

Em termos práticos, se o funcionário folgou no domingo nesta semana, isso implica que na semana que vem, sua folga será no sábado, e assim sucessivamente. A escala 5×1 é, antes de tudo, uma escala matemática. 

Mas, o que acontece no setor onde o funcionário está inserido quando ele folga? Para que não se crie uma lacuna, é preciso estabelecer um sistema de revezamento. 

Revezamento

A escala 5×1 tem sua eficácia máxima quando a função a ser cumprida necessita de revezamento. Isso significa que mais de um funcionário ocupa a mesma função em horários alternados. 

Essa prática, normalmente, recebe o nome de turno. Cada turno se inicia no momento exato em que o turno anterior se encerra, de modo que haja o rendimento do funcionário, ou seja, que ele seja substituído por outro sem que o posto fique vazio. 

É possível associar a escala 5×1 com o serviço prestado por soldados em um quartel, ou com a rotina de um grupo de vigias noturnos que trabalham em um determinado edifício comercial. 

Os turnos costumam acontecer nos seguintes horários: 

  • Das 06h às 14h;
  • Das 14h às 22h;
  • Das 22h às 06h. 

É possível calcular, portanto, quantos colaboradores serão necessários para que a escala 5×1 seja implementada na sua empresa. Veja mais a seguir. 

Quantos colaboradores são necessários para a escala 5×1?

imagem de dois homens trabalhando em uma lanchonete, um deles sorrindo e segurando uma bandeja com sanduíches

São necessários três colaboradores por função na escala 5×1, de modo que os horários sejam cumpridos sem lacunas. Desta forma, o posto nunca ficará desguarnecido. 

É importante salientar que em escalas como essas, um quarto trabalhador pode ser contratado para ocupar o posto em caso de ausências, licenças médicas ou férias. Esse colaborador é normalmente nomeado folguista

Um exemplo da necessidade de um folguista é a portaria de um edifício.

Agora que já foi estabelecido o revezamento, o próximo passo é entender como funcionam as horas de trabalho na escala 5×1.  

Quantas horas dura a jornada de trabalho na escala 5×1?

Na escala 5×1, as jornadas de trabalho têm a duração de 7 horas e 20 minutos em caso de folgas semanais comuns. No caso de folgas duplas, a duração da jornada é de 7 horas e 33 minutos. 

A folga dupla ocorre para que se possa preencher algumas lacunas no aspecto organizacional da escala, especialmente em empresas onde há muitos colaboradores. 

Além do horário de trabalho propriamente dito, a empresa deve assegurar ao funcionário um período destinado a refeições que normalmente dura 1 hora, com o limite máximo de 2 horas previsto por lei. 

É importante que se faça cumprir a lei quando o trabalhador estiver prestando serviços para a empresa. Não se pode, por exemplo, trabalhar em regime de 8 horas por jornada, a não ser que a empresa se disponha a pagar hora extra. 

Mas a escala 5×1 permite o pagamento de horas extras? A resposta vem a seguir. 

Pode fazer hora extra nesse tipo de escala?

Sim, é possível fazer hora extra normalmente, desde que não interfira nos aspectos legais do trabalho. É importante lembrar que de acordo com a CLT, só é possível realizar 2 horas extras por dia trabalhado.  

Alguns itens a serem checados ao atribuir a hora extra são: 

  • Verificar se as folgas aos domingos estão sendo respeitadas;
  • Assegurar que o funcionário tenha seu intervalo para almoço durante a jornada;
  • Observar se o intervalo entre as jornadas não está sendo menor que 11 horas. 

Se todos os itens acima estiverem em harmonia, então a hora extra poderá ser desfrutada normalmente no formato de pagamento adicional ou acúmulo em banco de horas. 

Entende-se por banco de horas quando o empregador opta por diminuir a jornada do colaborador em outro dia de trabalho no lugar de pagar a hora extra. Essa é uma alternativa prevista por lei e pode ser integrada à modalidade de escala 5×1 se necessário. 

E por falar em aspectos legais, descubra a seguir se a escala 5×1 é constitucional.

A escala 5×1 está prevista na lei?

Sim, a escala 5×1 está prevista na lei, desde que a obrigatoriedade das folgas aos domingos seja respeitada e que o funcionário tenha seu descanso assegurado.

Observe como está escrito na CLT

Art. 67 – Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

Parágrafo único – Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.

A lei diz que o descanso semanal deverá coincidir com o domingo, mas pode-se abrir uma exceção em caso de necessidade ou conveniência pública. 

Assim sendo, é necessário frisar que esse tipo de escala só é possível mediante uma permissão ou acordo assinado entre o trabalhador e a empresa. 

Em termos práticos, essa documentação é a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). 

Trata-se de um conjunto de práticas que figuram como exceção às regras trabalhistas, pois tem a ver com as necessidades específicas daquela determinada empresa. 

Após entender as características e os trâmites legais da escala 5×1, resta apenas saber: para quem ela é útil? 

Para quais empresas a escala 5×1 funciona da melhor forma?

As empresas que fazem melhor uso da escala 5×1 são aquelas que não podem ter suas atividades interrompidas. Essas atividades estão diretamente ligadas ao texto do artigo 67 visto anteriormente: conveniência pública ou necessidade imperiosa de serviço

No que diz respeito à conveniência pública, cabem as profissões e serviços que realizam alguma modalidade de atendimento ao cliente, como por exemplo: 

  • Telemarketing;
  • Portarias de prédios. 

O telemarketing tem uma demanda de atendimento contínua para que os usuários dos serviços cobertos pelos telefonistas não fiquem desamparados. 

O mesmo se aplica aos porteiros dos prédios, cuja presença representa segurança e conforto para os condôminos. 

Já quanto à necessidade imperiosa de serviço, tratam-se de profissões cuja paralisação de seus serviços poderia acarretar em grande perda para a sociedade de modo geral, tais como: 

  • Saúde;
  • Segurança.

Na saúde, podem-se citar enfermeiros, médicos e cuidadores de idosos, profissões nas quais as vidas de terceiros dependem da presença dos colaboradores. 

Já na segurança, a proteção e a defesa de ambientes e pessoas também consta entre serviços impossíveis de serem submetidos a um hiato. 

Em suma, são áreas que têm em comum a necessidade de permanecer ativas por 24h, sem interrupções, com alta rotatividade de funcionários. Eis, então, a importância da escala de revezamento e da seleção da melhor modalidade para comportar sua rotina. 

Agora que todas as informações sobre a escala 5×1 estão claras, resta saber como a PontoTel pode ajudar a sua empresa com a melhor gestão integrada. 

Como a PontoTel pode ajudar na construção da escala 5×1?

imagem de um homem segurando um celular e usando o aplicativo de controle de ponto da pontotel

A PontoTel oferece muito mais que controle de ponto. A plataforma disponibiliza ferramentas de fácil uso e soluções integradas para uma gestão de ponto moderna e facilitada. 

É importante que as empresas utilizem novas tecnologias ao seu favor. Conforme mencionado no início deste artigo, a época de uso de planilhas obsoletas e outras formas manuais de confecção das escalas já ficou no passado. 

Continue lendo para entender mais sobre os benefícios da ferramenta! 

Dashboard para visualizar a escala da equipe completa

Para facilitar os procedimentos cotidianos do RH, a plataforma conta com um painel onde se pode visualizar e editar digitalmente a escala de toda a equipe. 

É possível filtrar pelo nome do funcionário, horário e escala, tornando a navegação mais intuitiva e o acesso às informações mais dinâmico. 

Além das escalas, também é possível encontrar folgas, licenças e períodos de férias de cada colaborador. 

Fácil de aplicar escalas para colaboradores 

Com apenas um clique, é possível editar as escalas e alterar os horários de trabalho de cada colaborador, eliminando qualquer ruído de comunicação entre a empresa e o funcionário. 

A divulgação das escalas também é feita de forma digital, concentradas em um único ambiente virtual para consulta. Desta forma, não há dispersão das informações e o material de consulta estará disponível para acesso de qualquer lugar do mundo. 

Escalas e o ponto eletrônico

A maneira mais objetiva de se assegurar que a escala esteja sendo cumprida é através das métricas possibilitadas pelo controle de ponto eletrônico. 

Com ele é possível verificar se a escala está rodando perfeitamente, se os colaboradores estão cumprindo seus horários de revezamento, se há alguma falha nas trocas de turno, entre outras informações cruciais para o bom funcionamento da escala. 

Entende-se, pois, que há necessidade de transparência e rigor na marcação do ponto e registro de entrada e saída de funcionários por parte da empresa. 

A PontoTel, sabendo disso, oferece a ferramenta mais atualizada, precisa e confiável no que diz respeito ao ponto eletrônico, partindo desde o controle até a gestão de frequência. 

Integração com a folha de ponto

No sistema PontoTel acontece a junção das escalas com a folha de ponto no mesmo ambiente. Desta forma, as folgas já estarão pré-programadas e as cargas horárias atribuídas aos funcionários.  

Essa integração também facilita o trabalho da folha de pagamento, uma vez que todos os dados necessários para computação dos dias trabalhados estarão em um só lugar.

Além disso, a partir dessa integração, é possível gerar métricas de análise para auxiliar o RH na coleta de dados, informações e histórico de funcionários. Pode-se filtrar essa busca por dias, semanas ou meses específicos de trabalho.  

Organização mobile e desktop

Para facilitar o acesso, a plataforma está disponível em versão mobile e desktop. Isso significa que a gestão e a consulta das informações pode ser feita tanto pelo celular quanto pelo computador. 

Isso agrega, em termos práticos, maior acessibilidade para o funcionário. Independente de onde ele estiver, seja seu trabalho home office ou no escritório da empresa, ele será capaz de registrar sua entrada e saída sem dificuldades. O mesmo se aplica à gestão. 

Quer entender como o sistema PontoTel pode elevar a sua gestão de escalas? Agende uma demonstração com um de nossos consultores!

controle de ponto pontotel

Conclusão

Quando o assunto é escala, é preciso que a organização e a eficiência sejam priorizadas. Afinal, a escala é a engrenagem central do bom funcionamento dos serviços prestados pela empresa. 

A escala 5×1, por sua vez, tem um agravante: o trabalho não pode parar. Sua natureza ininterrupta faz com que a gestão tenha de ser mais cuidadosa. 

Por isso, todos os detalhes referentes à jornada de trabalho dos funcionários, como descanso semanal remunerado, horas extras e descanso interjornadas precisam ser  revisados a fim de não haver erros. 

Com a PontoTel, criar e compartilhar as escalas torna-se um trabalho fácil e simplificado. A plataforma atende às demandas e às características específicas essenciais para o bom funcionamento da empresa. 

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando o blog da PontoTel

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima