Experiência do colaborador: veja as práticas para o RH investir
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Time Pontotel 5 de fevereiro de 2025 Controle de ponto

Experiência do colaborador: o que o setor de RH pode fazer para melhorar e quais os benefícios dessa prática!

Você sabe o que é experiência do colaborador? Saiba mais sobre o tema e como aplicar estratégias na sua empresa.

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A forma como os profissionais se sentem ao trabalhar em uma empresa é muito importante para a construção do employer branding da organização e, especialmente, para os resultados do negócio.

Por isso, um olhar atento dos gestores para a experiência do colaborador, ou employee experience, é essencial para manter a equipe unida e motivada. 

Quando esse relacionamento entre colaborador e empresa é negativo, pode trazer diversos problemas para o negócio, como alta taxa de absenteísmo, rotatividade de funcionários, desmotivação e falta de sensação de pertencimento.

Sendo assim, cuidar da experiência do colaborador é um dos principais desafios dos profissionais de recursos humanos em conjunto com os gestores de cada departamento. 

Neste artigo, os principais detalhes sobre o tema serão apresentados: o que é e como melhorar a experiência do colaborador, o que fazer para aumentar o engajamento dos profissionais e os benefícios para a empresa. O conteúdo abordará:

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Está interessado e quer saber mais? Então, siga a leitura!

O que é a experiência do colaborador?

Homem utilizando um notebook

Experiência do colaborador ou employee experience (EX) é um indicador de recursos humanos que leva em consideração as percepções e os sentimentos dos colaboradores sobre as empresas onde trabalham.

Ela começa a ser construída desde o primeiro contato do profissional com a empresa, por exemplo, no processo seletivo. Entretanto, mesmo que a impressão inicial tenha sido positiva, pode sofrer alteração ao longo do relacionamento, pois a experiência do colaborador com uma organização só termina no momento do desligamento.

A experiência do colaborador, então, é construída a partir de diversos fatores durante a jornada do trabalhador na empresa: cultura organizacional, plano de carreira, apoio da liderança, entre outros.

Assim, quando a empresa considera o interesse do colaborador em suas decisões — como em políticas de benefícios, escuta ativa e programas de desenvolvimento — a tendência é que essa experiência seja mais positiva e engajadora.

Quem é responsável pela experiência do colaborador?

A construção de uma experiência do colaborador positiva é papel especialmente dos profissionais de recursos humanos, que devem promover ações que fortaleçam a sensação de pertencimento e que promovam um clima organizacional agradável. 

Para isso, é importante que o RH trabalhe em conjunto com os demais líderes para entender as necessidades da empresa e, principalmente, o perfil dos funcionários, tanto dos atuais quanto dos que ela deseja contratar no futuro

A partir daí, os profissionais de RH precisam construir uma estratégia alinhada aos preceitos do novo RH para tornar a experiência do colaborador positiva, considerando todas as etapas da jornada do talento na empresa.

Vale destacar que essas ações devem começar ainda no momento de abordagem para processo seletivo, por exemplo, na descrição da vaga, que pode ser o primeiro impacto no candidato que pensa em atuar na empresa.

Conheça algumas práticas que o setor de RH pode adotar para melhorar a experiência do colaborador

O employee experience é desenvolvido a partir de muitos elementos e, justamente por isso, é um desafio para o RH. Porém, algumas ações bem simples podem ajudar na construção de uma experiência do colaborador positiva, e muitas delas, inclusive, já fazem parte do dia a dia de muitas empresas.

A seguir, confira algumas dicas de práticas para melhorar a jornada do colaborador! 

Ofereça benefícios

Um dos itens que influenciam a experiência do colaborador é o conjunto de benefícios que a empresa oferece. É importante lembrar que, há muito tempo, benefícios como vale-alimentação e vale-refeição já são considerados básicos, por isso, a organização precisa ir além.

Pense em benefícios que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar do profissional, por exemplo, plano de saúde, convênio com academias, parcerias com instituições de ensino, entre outros.

Uma dica é ouvir dos seus funcionários quais benefícios eles mais desejariam receber e, a partir daí, verificar o que pode ser aplicado na empresa. 

Invista na comunicação clara e transparente

Outros pontos essenciais são a transparência e a relação de confiança que se desenvolve entre a empresa e os colaboradores. Os profissionais tendem a valorizar os empregadores que comunicam de forma clara os planos estratégicos do negócio, os desafios que enfrentam e a situação atual da empresa.

Tarcila Oliveira, coordenadora de Gente e Gestão da Pontotel, destaca a importância da comunicação interna para o alinhamento de expectativas entre empresa e colaboradores:

Na Pontotel o que mais temos trabalhado aqui em DHO, seria a cultura de feedbacks e ajustes das AD para melhorar a comunicação interna, promover o crescimento dos colaboradores e ajudar a alinhar as expectativas dos dois lados.

Nesse contexto, uma das principais dicas do RH da Pontotel é investir em uma comunicação interna clara e assertiva, garantindo que as informações sejam repassadas de forma eficiente.

Dessa forma, evita-se que os colaboradores sejam pegos de surpresa por decisões como cortes de gastos ou reestruturações inesperadas, promovendo um ambiente mais confiável e alinhado aos objetivos estratégicos da empresa.

Proporcione flexibilidade

Esse talvez seja um dos fatores mais importantes para a construção da experiência do colaborador. Atualmente, os trabalhadores buscam por flexibilidade para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

É claro que a forma como a empresa proporcionará essa flexibilidade dependerá da função exercida e do setor de atividade do negócio. Mas, home office, modelo híbrido e jornadas reduzidas ou horários flexíveis são exemplos de ações que, com certeza, aumentarão o sentimento positivo do colaborador em relação à empresa. 

Invista na diversidade

A inclusão nas empresas é outro fator que influencia a experiência do colaborador. A diversidade (de habilidades, culturas e gêneros) traz muitos benefícios para o clima organizacional. 

Os profissionais passam a ser valorizados por suas características e capacidades individuais, desta forma, há uma redução da padronização do quadro de funcionários. Não apenas as habilidades profissionais são consideradas na contratação de um novo colaborador, mas também tudo o que aquele cidadão como ser humano pode acrescentar de conhecimento e experiências para a companhia.

Ofereça um ambiente de trabalho agradável

Sair de casa para trabalhar e chegar em um ambiente pesado, no qual o colaborador não se sinta à vontade e não tenha liberdade para realizar suas tarefas, certamente, é um ponto negativo na experiência do colaborador.

Por isso, o RH deve promover sempre um ambiente de trabalho agradável, onde o profissional tenha um espaço adequado para exercer sua função, um local adequado para os momentos de descanso, espaços que promovam a integração das equipes, entre outras ações. 

Capacite os colaboradores

Para melhorar a experiência do colaborador, invista na capacitação dos funcionários. Ofereça treinamentos e workshops que tragam conteúdos interessantes para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Além das atividades desenvolvidas na própria empresa, também procure fazer parcerias com instituições de ensino para oferecer descontos em pós-graduação, MBA e cursos livres.

É possível medir a experiência do colaborador?

Dados com rostos

Sim, a experiência do colaborador é um indicador de recursos humanos que pode ser medido e, desta forma, ajudar os gestores na implantação de melhorias.

O indicador Employee Experience Index foi criado pela IBM, em parceria com a Workhuman Research Institute, e considera 5 critérios para verificar o nível de experiência do colaborador:

  • Vigor: motivação no dia a dia;
  • Felicidade: o quanto o profissional se sente feliz na rotina do trabalho;
  • Conquistas: sensação de finalizar tarefas com sucesso;
  • Propósito: entender a importância do seu trabalho;
  • Pertencimento: sensação de fazer parte do grupo e da empresa.

Principais benefícios de investir na gestão da experiência do colaborador

As vantagens de gerir a experiência do colaborador para a empresa são muitas. Entre elas, estão:

Atração e retenção de talentos

O employer branding é construído principalmente pelo que os colaboradores pensam da empresa onde trabalham. Se tiver uma experiência positiva, as chances de reter os talentos do negócio são maiores, diminuindo o turnover

Além disso, os atuais colaboradores serão ainda responsáveis por disseminar informações positivas sobre a empresa, auxiliando na atração de novos talentos. 

Melhora no clima organizacional

Se o colaborador está satisfeito na empresa onde trabalha, sem dúvidas, o clima organizacional terá uma melhora, pois os profissionais terão mais prazer em realizar suas tarefas diárias.

Assim, haverá maior colaboração e integração entre empresa e funcionário, além de um ambiente de trabalho leve e descontraído.

Reduz os índices de absenteísmo

A desmotivação e a infelicidade no trabalho podem gerar diversos problemas para os colaboradores, inclusive de saúde. Desta forma, oferecer uma experiência positiva para o funcionário auxilia na redução das taxas de absenteísmo, ou seja, nas faltas com ou sem justificativa.

Colaboradores mais satisfeitos e engajados

Visitar um restaurante e ter uma boa experiência traz satisfação, fazendo com que surja a vontade de voltar e ainda de indicar para um amigo. O mesmo acontece quando o assunto é trabalho.

Se o colaborador tiver uma experiência positiva na empresa, ele ficará mais satisfeito e engajado com a missão e o propósito da companhia, aumentando seu nível de produtividade e qualidade nas entregas. 

Logo, o desempenho de toda a empresa tende a ser impactado positivamente quando a experiência dos colaboradores é prazerosa.

Conclusão

Mulher comemorando ao celular

A experiência do colaborador é um importante índice de gestão de pessoas nas empresas. Com o indicador, é possível verificar o nível de satisfação do quadro de funcionários com o empregador.

O objetivo principal dos profissionais de recursos humanos deve ser criar uma estratégia para oferecer insumos que mantenham os colaboradores satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho. 

Diversos fatores influenciam a construção de uma experiência do colaborador positiva, por isso, é essencial que os gestores estejam atentos a qualquer sinal de insatisfação e desmotivação, para que possam agir na melhora desses indicadores. 

Quer saber mais sobre gestão de pessoas nas empresas? Fique de olho no blog Pontotel e não perca as novidades.

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