O recrutamento é uma das tarefas que mais demanda tempo na rotina dos profissionais de RH, que precisam escolher apenas um candidato para cada vaga. Assim, o smart recruiting é um ótimo caminho para tornar o processo mais ágil, dinâmico e assertivo.
O smart recruiting pode ser compreendido como a automatização dos processos de recrutamento e seleção, mantendo a atenção dos profissionais de RH em tarefas estratégicas, além da atração e retenção dos talentos mais capacitados.
Diante de tantas mudanças no processo de recrutamento – como novas formas de divulgar vagas e novas necessidades dos candidatos e das empresas – o smart recruiting surge para reduzir custos, tornar o processo mais assertivo e proporcionar experiências positivas aos candidatos.
Sabendo dos desafios dessa estratégia, esse artigo irá abordar os seguintes tópicos:
- O que é smart recruiting?
- Como funciona o smart recruiting?
- Diferença do recrutamento inteligente para o recrutamento operacional
- Principais vantagens do smart recruiting
- Como colocar em prática um recrutamento inteligente e eficaz?
Quer saber mais sobre smart recruiting? Então, continue acompanhando esse artigo e tenha uma boa leitura!
O que é smart recruiting?
O smart recruiting é uma estratégia que tem como foco desburocratizar as tarefas do recrutador e focar na experiência do candidato. Isso porque o conceito de smart recruiting significa recrutamento inteligente, e pode ser compreendido como a automação do processo de recrutamento e seleção.
Assim é utilizado diversos recursos tecnológicos para encontrar o candidato ideal para determinada vaga. Uma vez que as inovações tecnológicas possuem o objetivo de unificar os processos do RH em uma única plataforma e tornar os processos mais ágeis.
Para isso, é utilizado o apoio da inteligência artificial, facilitando a rotina diária e fazendo com que profissionais foquem apenas em tarefas essenciais.
Portanto, o recrutamento inteligente consiste em eliminar os processos manuais do setor de recursos humanos, aplicando melhorias ao selecionar novos talentos para a organização, tornando o recrutamento e seleção mais ágil, automatizado e humano.
Como surgiu o recrutamento inteligente?
O setor de recursos humanos surgiu durante a Revolução Industrial no século XX, em que houve a necessidade de criar um departamento responsável pelas pessoas da organização.
Porém, antigamente, o processo de recrutamento era feito de forma bem diferente do que é visto hoje em dia. Isso porque eram utilizados recursos como anúncios de vagas em jornais ou o candidato tinha que deixar o currículo presencialmente na empresa, etc.
No entanto, dessa forma, a empresa não conseguia fazer uma triagem adequada dos currículos e identificar os melhores candidatos para a vaga.
Assim, diante dos diversos avanços tecnológicos que o processo de recrutamento sofreu ao longo dos anos – como a necessidade de divulgar as vagas pelas redes sociais, utilizar plataformas de recrutamento, encontrar os candidatos mais adequados para as vagas – as empresas precisaram se reinventar e adaptar seus processos internos.
Diante disso, surgiu a necessidade de um recrutamento inteligente que identificasse o melhor candidato para as vagas e utilizasse a inteligência artificial nesse processo.
Sendo assim, criou-se o smart recruiting, um processo que está totalmente associado ao uso da tecnologia para realizar a seleção dos candidatos. Utilizando a inteligência artificial para realizar a triagem dos currículos e a utilização de softwares que facilitam o contato com os candidatos.
Como funciona o smart recruiting?
As mudanças mercadológicas modificaram as necessidades das empresas e, por isso, precisou ser desenvolvido um processo de recrutamento mais dinâmico. Desse modo, o smart recruiting utiliza diversas estratégias para atrair os candidatos mais qualificados para auxiliar no andamento das tarefas e dos projetos da organização.
Sendo assim, o recrutador pode, por exemplo, utilizar softwares que mapeiam o perfil comportamental do candidato e avaliar aspectos como inteligência emocional, potencial de liderança, entre outros. Essa avaliação também permite escolher um candidato que tenha fit cultural com a empresa.
O recrutador pode ainda, utilizar sites apropriados ou as redes sociais para fazer a divulgação de vagas e alcançar mais pessoas, assim a empresa terá mais chances de encontrar o candidato ideal.
Por último, o smart recruiting também permite fazer uma seleção mais inteligente dos currículos, dispensando assim tarefas burocráticas que tomam o tempo dos profissionais de RH. Desse modo, os recrutadores podem se dedicar a outras etapas do recrutamento.
Principais características do smart recruiting
Em um modelo de recrutamento tradicional, predominantemente repetitivo e manual, existe maior incidência de falhas e erros, além de ser um processo mais limitado e desorganizado.
Por outro lado, o smart recruiting é um processo inteligente, rápido e seguro, fazendo uma varredura no banco de talentos para identificar os candidatos com mais potencial para vaga.
Além disso, é possível mencionar outras características relacionadas ao smart recruiting. Veja algumas delas a seguir:
- Possibilidade fazer entrevistas por vídeos;
- Aplicação de testes online;
- Envio de feedbacks aos candidatos;
- Divulgação inteligente das vagas;
- Acompanhamento do número de candidatos nas vagas.
Como é a jornada do candidato com o smart recruiting?
A jornada do candidato corresponde ao percurso que o profissional realiza no processo seletivo de determinada organização. Cada organização constrói essa jornada de acordo com suas necessidades, mas no geral, elas o realizam da seguinte forma:
- Atração;
- Conversão;
- Convocação para entrevistas;
- Oferta aos candidatos;
- Contratação.
Portanto, adotando a estratégia do smart recruiting, a jornada e a experiência do candidato se torna mais ágil, amigável e dinâmica. Pois, a partir dela, os processos são automatizados, tornando-a mais inteligente e beneficiando a organização e os candidatos.
Diferença do recrutamento inteligente para o recrutamento operacional
O recrutamento operacional é um processo manual e, por isso, possui mais possibilidades de ocorrer erros. Além disso, esse recrutamento limita-se somente à análise dos currículos e comportamentos dos candidatos durante a entrevista, assim, os recrutadores não conhecem de fato o candidato e suas habilidades.
Essa falta de controle prejudica o processo de seleção de candidatos e o preenchimento de vagas, uma vez que os currículos não são armazenados e a empresa não consegue utilizá-los em outros processos seletivos.
Por outro lado, quando a empresa adota o smart recruiting, ela possui maior controle das suas oportunidades e do seu banco de talentos, podendo divulgar as vagas de acordo com a necessidade.
Assim, o RH consegue armazenar os currículos e indicar o candidato para uma vaga que esteja no seu perfil, tornando o recrutamento mais estratégico e eficiente.
Principais vantagens do smart recruiting
Como mencionado, o smart recruiting é uma estratégia adotada não só para facilitar a identificação e a seleção dos candidatos para as vagas, mas também para tornar a escolha mais eficiente e adequada às necessidades da empresa.
Portanto, agora que você já sabe o que é o smart recruiting, a seguir, conheça as principais vantagens de adotar um recrutamento eficaz na organização.
Assertividade nas contratações
A inteligência artificial aplicada aos softwares de RH atua como uma machine learning, ou seja, uma ferramenta que mostra aos recrutadores os currículos que mais são adequados à vaga, garantindo maior assertividade nas contratações.
Com um processo mais assertivo, a empresa consegue reduzir os índices de turnover e manter os profissionais engajados após a contratação.
Triagem de currículo automatizada e qualificada
A triagem de currículos é uma das etapas mais demoradas no processo de recrutamento, visto que os recrutadores recebem centenas de currículos para uma única vaga. E, para saber quais candidatos têm o perfil adequado, é necessário olhar todos os currículos, e essa tarefa deixa os profissionais ocupados e sobrecarregados.
Diante disso, o recrutamento inteligente torna a triagem mais automatizada, pois o processo é feito por meio de ferramentas que agilizam a tarefa e por meio de filtros que ajudam a encontrar os melhores candidatos.
Ou seja, a inteligência artificial visualiza todo o banco de talentos da empresa e rapidamente cria uma lista com os candidatos mais adequados para a vaga, simplificando a rotina dos recrutadores.
Comunicação integrada
O smart recruiting também auxilia na comunicação integrada entre recrutadores e candidatos por um único canal. Uma vez que esse diálogo ocorre pela mesma plataforma, o contato se torna mais efetivo e transparente.
Testes e entrevistas remotas
O smart recruiting também possibilita que as organizações realizem o processo seletivo online, além de permitir o uso de videoentrevista, que gera mais economia de recursos financeiros e tempo durante o processo de recrutamento e seleção.
Esses recursos auxiliam a filtrar os profissionais que mais se encaixam na vaga e armazenam o currículo dos demais em um banco de dados para ser utilizado posteriormente.
Automatização do processo de seleção
Uma das principais vantagens apresentadas pelo smart recruiting é a automatização do processo de seleção, tendo em vista que o software do RH passa a integrar e automatizar todas as etapas do processo.
Em um recrutamento inteligente, a tecnologia entende o perfil que o recrutador está buscando e seleciona os candidatos mais adequados, assim os profissionais de RH têm mais tempo para se dedicar a outras etapas da seleção.
Segurança de dados
No recrutamento inteligente, os dados dos candidatos são armazenados em uma plataforma segura, reduzindo o risco de vazamento de informações.
No entanto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada em 2021, determina que sejam solicitados os dados essenciais. Assim, com essas informações, o recrutador poderá conseguir identificar no candidato algumas características, como habilidades, comportamento e personalidade.
Como colocar em prática um recrutamento inteligente e eficaz?
Para colocar em prática um recrutamento eficaz na estrutura da empresa, é preciso utilizar a inteligência artificial nas seguintes etapas do processo de contratação:
- Sourcing: Encontrar e conectar os talentos mais rapidamente;
- Triagem: Selecionar os candidatos de forma mais ágil;
- Entrevistas: Economizar tempo e facilitar a contratação.
Utilize ferramentas para o smart recruiting
Para colocar em prática o smart recruiting, as organizações devem adotar as ferramentas que compõem essa tecnologia valorizem o tempo dos candidatos e dos recrutadores, tornando o processo mais acessível, humano e leve.
Para isso, é possível utilizar o People Analytics que ajuda a identificar o potencial dos candidatos, tornando a contratação mais assertiva.
Por último, a diversidade é uma característica importante no processo de smart recruiting, isso porque, as empresas devem buscar candidatos mais diversos com diferentes talentos para atuar na organização.
Conclusão
Nesse artigo, foi explicado o que é o smart recruiting, como ele funciona e as suas vantagens, além de explicar como colocar essa estratégia em prática nas organizações, permitindo que o recrutamento se torne mais ágil e assertivo.
Você pode entender como o smart recruiting agiliza o processo de recrutamento e seleção, atividade essencial para qualquer empresa.
Além disso, o smart recruiting permite que os recrutadores conheçam mais sobre os candidatos e possam selecionar a melhor pessoa para preencher as vagas disponíveis.
Se você gostou desse artigo, não deixe de acessar o blog Pontotel e ficar por dentro de mais assuntos sobre gestão de pessoas e muitos outros!