[GUIA] Auxiliar de RH: saiba as principais funções, exigências do cargo e importância deste profissional!
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Time Pontotel 27 de março de 2024 Departamento Pessoal
[GUIA] Auxiliar de RH: saiba as principais funções, exigências do cargo e importância deste profissional!
Entenda o que faz um auxiliar de RH, quais assuntos esse profissional deve dominar e como ele pode ajudar a empresa a crescer. Leia mais!
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O auxiliar de RH é um dos profissionais responsáveis por ajudar o setor de Recursos Humanos (RH) a desenvolver todas as suas atividades. 

Apesar de não exercer um cargo de gerência, esse profissional contribui de forma ativa para a execução de diversos processos do departamento. Por isso, ele contribui para tornar o RH mais eficiente e estratégico, o que também ajuda a melhorar os resultados do negócio.

Mas será que você sabe mesmo o que faz um auxiliar de RH? E o que um auxiliar de RH precisa saber para desempenhar suas funções? Auxiliar, analista e assistente de recursos humanos são a mesma coisa?

Confira as respostas para essas e outras perguntas neste artigo. Para isso, acompanhe os próximos tópicos!

Boa leitura!

O que é um auxiliar de RH?

O auxiliar de RH é o profissional responsável por apoiar a execução de todos os processos realizados pelo setor de Recursos Humanos. Em outras palavras, ele ajuda esse setor a funcionar, contribuindo para o trabalho dos gestores e demais profissionais de recursos humanos

Para isso, o auxiliar realiza atividades relacionadas ao controle de frequência dos funcionários, cálculo da folha de pagamento, entre outros procedimentos que fazem parte da rotina do setor.

Vale lembrar que esse profissional também precisa transitar e se comunicar com os demais setores da empresa. Afinal, parte dos procedimentos realizados pelo RH podem estar ligados a outros setores, como departamento jurídico, setor financeiro e contabilidade

Sendo assim, o auxiliar precisa manter uma comunicação transparente e um bom relacionamento com os membros dessas outras equipes.

Dessa forma, ele contribui com o alinhamento de processos relacionados à gestão de pessoas, tornando o RH mais eficiente.

Como funciona esse cargo?

Como mencionado anteriormente, o auxiliar de recursos humanos ajuda o setor de RH a executar todas as suas atividades. Para isso, esse profissional desempenha as tarefas designadas pelo gestor de RH, responsável por gerenciar as tarefas do departamento. 

Por essa razão, as atribuições do auxiliar variam de acordo com o tamanho da empresa, com as demandas do setor e com a conduta adotada pelo próprio gestor

Apesar disso, geralmente o auxiliar assume responsabilidades relacionadas a contratação de novos colaboradores, atualizações cadastrais, monitoramento da jornada de trabalho, entre outras funções que serão explicadas no próximo tópico.

Segundo a Catho, plataforma de recrutamento online, o auxiliar de recursos humanos recebe, em média, cerca de R$ 1.600,00 para desempenhar todas essas atividades. Porém, esse valor pode variar de acordo com o porte e as políticas de contratação de cada empresa.

Quais as principais funções de um auxiliar de recursos humanos?

Um homem entregando uma prancheta para uma mulher

Para entender o que faz um auxiliar de RH, é necessário conhecer quais são suas funções. Como esse profissional pode atuar em diferentes processos, selecionamos as responsabilidades que geralmente são atribuídas a esse funcionário.

Veja abaixo:

  • Realizar atividades relacionadas ao processo seletivo de novos colaboradores;
  • Cadastrar os dados dos novos funcionários nos sistemas de gestão da empresa;
  • Manter os dados de todos os colaboradores atualizados nesses sistemas;
  • Monitorar a jornada de trabalho dos funcionários;
  • Ajudar a controlar a frequência dos colaboradores;
  • Contribuir com o planejamento e criação de programas de capacitação e treinamento;
  • Auxiliar a identificar e resolver conflitos internos;
  • Fazer a gestão de ponto;
  • Ajudar os gestores a implementarem avaliações de produtividade e desempenho;
  • Responder dúvidas e solicitações dos colaboradores acerca dos processos do RH;
  • Auxiliar no cálculo de benefícios e adicionais que incidem na folha de pagamento;
  • Contribuir para o planejamento de carreiras dos funcionários;
  • Ajudar a organizar e gerenciar escalas de trabalho.

Qual a sua área de atuação principal?

O auxiliar de recursos humanos pode atuar no setor de RH ou no Departamento Pessoal (DP) de empresas de diversos setores, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. 

A demanda por esse tipo de profissional é maior entre os estabelecimentos relacionados ao comércio atacadista e varejo, a construção civil, a tecnologia, fábricas e indústrias, além de consultorias e terceirizadoras de serviços de RH.

Seja qual for o segmento de atuação da empresa, o importante é entender que o trabalho do auxiliar de recursos humanos ajuda a otimizar as atividades realizadas pelo RH. 

Assim, a empresa tem mais facilidade para cumprir as regras da legislação trabalhista e evitar multas e processos judiciais resultantes do desrespeito aos direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como se tornar um auxiliar de RH?

O auxiliar de RH é um cargo de nível médio. Portanto, não é necessário fazer um curso superior para trabalhar nessa área. 

Mesmo assim, a recomendação para quem deseja se candidatar a esse tipo de vaga é investir em cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de administração e gestão de recursos humanos. Afinal, esses cursos podem ser considerados um diferencial pelas empresas.

Também é importante desenvolver atividades que ajudem o candidato a ganhar experiência como auxiliar de RH, já que essa é uma das exigências mais comuns entre as empresas que querem contratar esse profissional. Nesse sentido, buscar estágios e trabalhos voluntários podem ajudar.

Vale lembrar que, apesar das empresas geralmente não exigirem graduação para o cargo de auxiliar de RH, investir num curso superior relacionado a Recursos Humanos pode ajudar o profissional a crescer na carreira.

Afinal, esses cursos abrem as portas para cargos mais altos no departamento de RH. Assim, ele terá mais oportunidades para desempenhar novas funções, aumentar sua remuneração e obter novos benefícios.

Quais as principais exigências do cargo?

As exigências para a contratação de um auxiliar de RH variam de acordo com a empresa. Mas, geralmente, as organizações exigem que esse profissional apresente as seguintes características:

  • Curso técnico ou profissionalizante da área;
  • Conhecimento em pacote office;
  • Perfil analítico, pró-ativo, responsável, organizado e comunicativo;
  • Conhecimento sobre as rotinas do setor de RH;
  • Experiência prévia com atividades administrativas, de preferência no setor de RH.

Quais são os assuntos e áreas importantes que um auxiliar de RH deve saber?

O auxiliar de recursos humanos deve conhecer as principais rotinas do RH para ajudar o setor a executar suas atividades. 

Mas quais assuntos e áreas são importantes nessas rotinas? Para descobrir a resposta, confira os próximos tópicos! 

Recrutamento e seleção

Uma das principais responsabilidades do RH é atrair talentos e encontrar os profissionais com as características certas para contribuir com os resultados da empresa. 

Para isso, o setor deve desenvolver estratégias e condutas eficientes para otimizar o processo de recrutamento e seleção do negócio. 

Como essa é uma das suas principais funções, o auxiliar de RH também deve desenvolver atividades que contribuam para o sucesso desse procedimento. 

Engajamento de funcionários

Uma mulher apresentando para um grupo de homens

O auxiliar de RH também ajuda os gestores a construir estratégias para incentivar o engajamento dos funcionários, considerada outra responsabilidade importante do setor. 

Afinal, engajar os colaboradores é essencial para aumentar sua produtividade, assiduidade e frequência, entre outros benefícios. Para isso, o auxiliar pode propor e estruturar projetos relacionados a:

Atração e retenção de talentos

Como explicado acima, criar estratégias para atrair e reter talentos para empresa faz parte das atividades ligadas ao processo de recrutamento e seleção

Logo, o auxiliar de RH também pode contribuir para facilitar essa atividade, propondo e executando técnicas de recrutamento e projetos que melhorem o employer branding da empresa. 

Assim, fica mais fácil contratar profissionais que se destacam no mercado e que, de fato, ajudem a organização a atingir seus objetivos. 

Além de atrair esses talentos, o auxiliar de recursos humanos também precisa ajudar a construir estratégias para reter esses profissionais na empresa. Dessa forma, é possível reduzir a taxa de rotatividade e os custos com novas contratações. 

Controle de ponto 

A CLT obriga empresas com mais de 20 funcionários a adotar algum método de controle de ponto. Esse processo é fundamental para provar que o colaborador está cumprindo o seu contrato de trabalho e que a empresa está respeitando os limites da jornada estabelecidas em lei. 

E o setor responsável por fazer o controle e gestão completa do ponto é o RH! Por esse motivo, o auxiliar de recursos humanos também desenvolve tarefas relacionadas ao controle e tratamento de ponto, como registro de frequência, monitoramento de escala de trabalho, análise de faltas e atrasos, entre outras atividades. 

Folha de pagamento

A folha de pagamento do funcionário reflete sua frequência e atividades que ele desenvolve ao longo do mês na empresa. Afinal, horas extras, faltas, atrasos, entre outros fatores influenciam no cálculo de descontos e adicionais que incidem na remuneração do colaborador. 

Como o RH é o setor responsável por consolidar todas as informações relacionadas à jornada de trabalho, ele também deve elaborar a folha de pagamento mensal de cada trabalhador. 

Assim, é possível gerar o holerite que será entregue a cada colaborador e cumprir as exigências legais sobre esse assunto. 

Como essas atividades são complexas e exigem a atenção a muitos detalhes, geralmente os gestores contam com a ajuda do auxiliar de recursos humanos para fechar as folhas de pagamento de forma mais eficiente e ágil. 

Dessa forma, a organização cumpre os seus deveres e evita possíveis problemas trabalhistas relacionados a erros ou atrasos no pagamento.

Qual o perfil de um auxiliar de RH?

O perfil profissional de um auxiliar de RH deve ser formado por habilidades específicas. Além das hard skills mencionadas anteriormente, como conhecimento sobre a rotina do RH, ele precisa apresentar algumas soft skills necessárias para o desempenho de suas funções. 

Dentre as soft skills mais exigidas pelas empresas estão:

  • Organização;
  • Boa comunicação oral e escrita;
  • Capacidade de analisar e interpretar rapidamente as situações;
  • Pró-atividade;
  • Responsabilidade;
  • Capacidade para se adaptar e aprender rapidamente;
  • Paciência e habilidade para lidar com pessoas com diferentes perfis e personalidades.

Qual a importância deste profissional para as empresas?

O auxiliar de recursos humanos ajuda os gestores de RH a executarem as atividades designadas para o setor. 

Por esse motivo, esses profissionais são considerados essenciais para acelerar processos, propor soluções eficientes, melhorar o clima organizacional, aumentar o engajamento dos colaboradores e garantir que a empresa cumpra suas obrigações trabalhistas. 

Afinal, eles também ajudam a gerenciar a folha de ponto e os benefícios dos funcionários da empresa. 

E como a transformação digital também é uma realidade no RH, o auxiliar de recursos humanos também pode executar tarefas utilizando o sistema de gestão ou de controle de ponto. 

Como resultado, esse profissional ajuda a reduzir a sobrecarga de trabalho entre os outros membros do departamento e ainda contribui para a formação de um RH estratégico.

Qual a diferença entre: analista, assistente e auxiliar de recursos humanos?

Embora os termos sejam parecidos, é importante lembrar que analista, assistente e auxiliar de recursos humanos não são a mesma coisa. 

Desse grupo, o analista de RH tem um nível hierárquico mais alto, já que assume responsabilidades mais amplas e complexas. Aliás, ele pode até mesmo distribuir tarefas e atividades para o assistente ou auxiliar de RH.

Porém, para desempenhar essas funções, esse profissional precisa ter uma formação específica. Geralmente, as empresas exigem graduação em Gestão de RH ou áreas correlatas, além de conhecimento mais amplo nas rotinas de administração e gestão de RH. 

Em compensação, a remuneração do analista também é maior. Segundo a Catho, o salário pago a esse profissional é de, em média, cerca de R$ 3 mil.

Já o assistente de recursos humanos desempenha funções parecidas às do auxiliar de RH. Geralmente, as empresas também não exigem ensino superior para desempenhar essa função, embora uma graduação específica seja considerada um diferencial. 

Por conta disso, o assistente também é responsável por apoiar a execução de tarefas realizadas pelo setor, como atividades relacionadas ao processo de recrutamento e seleção, orientação de colaboradores, criação de estratégias, entre outras habilidades. 

A diferença é que, em geral, o assistente assume mais responsabilidades em comparação ao auxiliar de RH. Por isso, sua remuneração também é maior. Segundo a Catho, em média, o assistente recebe quase R$ 2 mil por mês.

Mesmo assim, as responsabilidades do assistente e do auxiliar ainda podem ser confundidas pelas empresas, que muitas vezes exigem que os dois cargos desempenhem funções semelhantes. 

Conclusão

Uma mulher segurando uma prancheta observando outra mulher

O auxiliar de RH pode ser o profissional que falta para otimizar o setor de recursos humanos de uma empresa e torná-la mais eficiente. 

Porém, para que ele realmente contribua nas atividades do setor, ele precisa ter conhecimentos, perfil e formação específica, conforme explicado ao longo do texto. 

Dessa forma, esse profissional estará capacitado para compor um RH mais estratégico e ajudar a empresa a crescer.Gostou do conteúdo? Acompanhe outros artigos sobre gestão do RH no blog Pontotel

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