Como atrair a Geração Z para sua empresa? Veja 10 dicas!
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Time Pontotel 1 de abril de 2024 Gestão de Pessoas

[GUIA COMPLETO] Veja 10 dicas de como atrair a Geração Z para sua empresa! Saiba por que dar esse papo no cenário atual

Saiba quais as dicas para transformar sua empresa em um local de trabalho atrativo para a Geração Z. Confira o que ela espera e como aplicar na prática!

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Uma nova geração tem adentrado o mercado de trabalho com mais força nos últimos anos, com perfis totalmente voltados para a tecnologia e inovação; assim, a Geração Z tem sido responsável por transformações no cenário corporativo. Com isso, cada vez mais, as empresas têm precisado estudar medidas para entender como atrair a Geração Z.

A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre o fim da década de 1990 e o ano de 2010, tem características diferentes das gerações anteriores e precisa de um tratamento distinto para as empresas conseguirem atraí-la, desde benefícios específicos até a adoção de novas abordagens.

Reconhecer as preferências desse público é importante para a empresa trazer novos talentos e manter a vantagem competitiva por meio da inovação que essa geração pode agregar. Neste texto, será explicado detalhadamente como atrair a Geração Z, com 10 dicas valiosas, a partir dos seguintes temas: 

Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura! 

Quem é a Geração Z?

A Geração Z, conforme pesquisas sociológicas em demografia e comportamento humano, abrange os indivíduos nascidos do final dos anos 1990 até o ano de 2010. Esse grupo compreende aqueles que atualmente estão, em sua maioria, cursando ensino médio, graduação ou pós-graduação, situando-se geralmente na faixa etária entre 14 e 27 anos.  

Este grupo também é conhecido como “nativos digitais” devido ao seu crescimento durante a rápida expansão da internet. São indivíduos altamente conectados e adeptos à tecnologia em suas rotinas diárias, incluindo seu uso no ambiente de trabalho.

Por que atrair a Geração Z é importante?

Os profissionais da Geração Z têm um alto potencial de inovação influenciado pela tecnologia e pelas novas metodologias, além do engajamento e envolvimento típicos de um perfil que está iniciando a carreira e busca crescer profissionalmente. A seguir, será possível entender a importância de atrair esse grupo para as empresas.

Inovação no mercado

A Geração Z tem um perfil voltado para a busca pela inovação no mercado, pois é composto por pessoas que, em sua maioria, acreditam no poder da tecnologia para avançar e alcançar melhores resultados. Segundo uma pesquisa realizada pela Dell Technologies, 85% dos brasileiros entre 16 e 23 anos anseiam pela implementação de novas tecnologias no trabalho

Colaboradores engajados e criativos

Um estudo realizado pela J. Walter Thompson Intelligence mostrou que a Geração Z é a mais criativa digitalmente dos últimos tempos. Atrair esse grupo significa contar com colaboradores altamente inovadores e engajados, prontos para enfrentar os desafios do mundo moderno e impulsionar o crescimento da empresa.

Como atrair a Geração Z para sua empresa?

quatro alunos sentados com um laptop

Ficou evidente como atrair a Geração Z para sua empresa pode ser positivo, mas, para isso, é preciso implementar alguns processos para que ela se torne interessante para esse público. Confira quais são as 10 dicas mais importantes!

Seja uma empresa digital

A transformação digital da empresa é um dos processos mais importantes para atrair a Geração Z. Esse público geralmente não aprecia atividades que poderiam ser facilmente realizadas de forma digital. Por exemplo, solicitar que um candidato ou funcionário faça um longo deslocamento para assinar documentos, quando isso poderia ser feito digitalmente.

Invista em uma cultura de transparência

A transparência é um dos pontos-chave para a Geração Z, pois geralmente os profissionais desse grupo são questionadores e gostam de entender o propósito de decisões e ações. Portanto, criar uma cultura de transparência é crucial, podendo ser alcançada por meio de feedback, tomada de decisão com base em dados e diálogo constante com os funcionários.

Tenha programas de treinamento e incentivo à carreira

Realizar programas de treinamento e incentivo à carreira é importante neste meio, pois essa geração tem dificuldades e dúvidas sobre sua carreira, quais caminhos deve seguir e como se desenvolver. Um estudo da marca de roupas corporativas Carhartt realizado com a Geração Z revelou que 48% desses profissionais sentiam incerteza sobre suas carreiras futuras.

Trabalhe um pacote de benefícios atrativo

Para cativar a Gen Z, uma empresa deve transcender os benefícios convencionais, tais como vale-alimentação e vale-transporte. É essencial incorporar tecnologia em seus processos e oferecer novas vantagens, como acesso a academias, serviços de apoio psicológico e oportunidades de flexibilidade no ambiente de trabalho

Ofereça modelo de trabalho hibrido/remoto

A pesquisa da Deloitte mostrou que 75% da Geração Z prefere o trabalho híbrido ou remoto. Logo, se uma empresa não oferece essa oportunidade, especialmente para cargos nos quais esse formato é viável, ela reduz suas chances de atrair esse público e pode ser substituída por outra organização que forneça tais benefícios.

Seja uma empresa socialmente responsável

A busca por se envolver com empresas socialmente responsáveis não é apenas uma tendência dos consumidores, mas também dos colaboradores. A Geração Z, em particular, valoriza empresas comprometidas com questões sociais e ambientais. Assim, para atrair esse público, deve-se demonstrar um compromisso com a responsabilidade social

Incentive a colaboração interna

Incentivar a colaboração interna é relevante para a Geração Z, pois promove um ambiente de trabalho mais inclusivo, no qual ideias são compartilhadas livremente, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras. 

Ofereça plano de carreira e PDI

Para atrair e reter os talentos da Geração Z, é preciso oferecer planos de carreira e Programas de Desenvolvimento Individual (PDIs). Esses recursos servem como catalisadores para o cumprimento de metas e o desenvolvimento de habilidades e possibilitam que os funcionários passem a ver um futuro promissor na empresa.

Valorize a diversidade e inclusão

Segundo um estudo da Thought Exchange, 71% dos entrevistados jovens expressam um interesse em encontrar diversidade no ambiente de trabalho ao se candidatar a uma vaga profissional. Por esse motivo, criar e estabelecer políticas de diversidade e inclusão é necessário como estratégia para conseguir atrair a Gen Z.

Incentive a flexibilidade em todas as áreas

A flexibilidade é uma das questões de mais importância para essa geração. Esse grupo de profissionais busca maior qualidade de vida, e a flexibilidade no trabalho proporciona isso. Sendo assim, a flexibilidade deve ser incentivada em todas as áreas para promover mais um ambiente mais equilibrado e adaptado às necessidades dos profissionais da Geração Z.

Vantagens em atrair a Geração Z para sua empresa

A Geração Z traz consigo diversas características específicas que podem contribuir positivamente para as empresas. Ao unir suas qualidades com as das demais gerações, é possível construir um ambiente multidisciplinar rico em sabedoria e perspectivas diversas.

Entre os atributos mais admiráveis da Gen Z, é possível identificar:

  • Inovação tecnológica e criatividade na resolução de problemas;
  • Conectividade constante por diversas plataformas e redes sociais;
  • Atitude empreendedora e busca por projetos próprios desde cedo;
  • Capacidade de compreender múltiplas informações;
  • Valorização da diversidade étnica, cultural e de gênero;
  • Interesse em aprendizado constante.

As características específicas dessa geração podem contribuir para um ambiente de trabalho mais dinâmico, inovador e inclusivo, promovendo uma cultura organizacional que valoriza a criatividade, a colaboração e a diversidade de perspectivas.

Como a tecnologia pode ser uma aliada na adaptação das gerações no mercado de trabalho?

A tecnologia, em sua essência, surgiu para atender às necessidades humanas e se tornou uma aliada poderosa em diferentes esferas da vida, incluindo o ambiente de trabalho. No meio corporativo, ela desempenha um papel fundamental na adaptação das diferentes gerações que compõem a força de trabalho.

Por meio de soluções inovadoras, comunicação eficiente e ferramentas digitais, a tecnologia facilita a colaboração entre as gerações, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e dinâmico. É possível ter uma troca valiosa por meio dessas tecnologias, permitindo o compartilhamento de conhecimento. 

Uma plataforma que tem se destacado ao facilitar essa integração entre as diferentes gerações é a Pontotel. Nossa tecnologia oferece uma solução abrangente para controle e gestão de ponto online, permitindo que os funcionários tenham flexibilidade para registrar sua jornada de trabalho por meio de dispositivos móveis ou computadores.

Ao mesmo tempo, os gestores têm acesso a um painel completo e em tempo real, fornecendo dados atualizados sobre a jornada dos colaboradores, facilitando a tomada de decisões e o acompanhamento eficaz do desempenho da equipe.

Para saber mais, conversamos sobre esse assunto no episódio 4 do “Papo de Gente e Gestão”, em que discutimos sobre o universo de gerações no mercado de trabalho e as inovações que estão revolucionando como as pessoas lidam com o mundo corporativo. 

Confira: 

Conclusão

Portanto, ficou evidente que a Geração Z está cada vez mais dominando o mercado. Por isso, é importante que as empresas, especialmente o setor de RH, estejam atentas às demandas e expectativas desse novo grupo e busquem constantemente formas de se adaptar e atender às suas expectativas. 

Compreender com clareza essa geração é a melhor forma de atraí-la e manter a empresa com novas mentes criativas, possibilitando mais vantagem competitiva. Seguindo as dicas apresentadas neste texto, sua empresa estará pronta para criar um ambiente mais atrativo para a Geração Z.

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