A realização profissional é importante por inúmeros motivos, especialmente porque é ela a responsável por gerar em cada funcionário o sentimento de trabalho com propósito e a felicidade. Também é a encarregada de manter os colaboradores motivados e engajados em suas carreiras.
Simon Sinek, na obra “Encontre seu porquê: um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe”, diz que a “felicidade vem do que fazemos”, ao passo que a “realização vem de por que o fazemos”. Isso está ligado à sensação de trabalhar em uma empresa por gostar do que faz, e não só por questões financeiras.
Como será exemplificado e embasado com dados, a realização no local de trabalho é indispensável para se ter trabalhadores profissionalmente felizes. Porém, quando isso não acontece, logo a perda de performance e outros problemas se instauram no dia a dia.
Essa temática engloba diversos aspectos, por isso, para abordá-los com detalhes, este texto tratará os seguintes tópicos:
- O que é realização profissional no contexto corporativo?
- Benefícios de promover a realização profissional no ambiente corporativo
- Estratégias para as empresas apoiarem a realização profissional
- Ferramentas para alinhar metas pessoais e empresariais
Tenha uma excelente leitura!
O que é realização profissional no contexto corporativo?
A realização profissional trata-se de um estado de satisfação de um funcionário quando ele sente que está contribuindo de forma significativa por meio de suas funções, ao passo que sabe que está crescendo profissionalmente e alcançando objetivos de carreira.
Tal realização envolve outros sentimentos, como o orgulho em trabalhar em um local que preza pela diversidade e inclusão, que se preocupa com seus colaboradores e que os valoriza das mais diversas formas, como por meio de benefícios corporativos.
Por isso, quanto mais realizados são os colaboradores, mais motivados e produtivos eles se tornam, pois não veem o trabalho puramente como uma obrigação. Isso também implica a saúde deles: uma vez satisfeitos no cargo em que estão, eles superam os obstáculos que os fariam ficar estressados ou ansiosos na rotina de trabalho.
A importância de alinhar os objetivos pessoais e organizacionais
A importância desse alinhamento está em promover a sinergia entre os objetivos que cada funcionário possui e os objetivos que a empresa definiu para si. Essa sincronização, se feita corretamente, beneficia ambas as partes. Veja:
Benefícios aos funcionários | Benefícios à empresa |
Mais felicidade, pois eles enxergam que seus objetivos estão entrelaçados com os da empresa. | Menos rotatividade de funcionários, pois estes estão satisfeitos em trabalhar na empresa. |
Mais chances de se desenvolverem profissionalmente. | Cultura organizacional mais forte: todos os funcionários, ainda que de setores diversos, sentem-se parte do mesmo time. |
Mais qualidade de vida, pois eles veem o trabalho como fonte de realização, e não meramente como obrigação que deve ser cumprida para que sejam remunerados. | Já que os funcionários estão alinhados com os objetivos da empresa, ela toma decisões mais rápidas — todos estão trabalhando em direção a um objetivo comum, afinal. |
Benefícios de promover a realização profissional no ambiente corporativo
A realização profissional é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa: caso os funcionários começarem a se sentir infelizes porque não sentem mais nenhum tipo de satisfação, eles passarão a ficar menos produtivos e até podem pedir demissão.
Porém, se a organização criar formas de fazê-los se sentirem satisfeitos no trabalho, além de evitar esses problemas, ela ganha vários benefícios. Entenda:
Maior capacidade de atração de talentos qualificados
Em meio ao mercado competitivo, encontrar formas de atrair os melhores profissionais faz a empresa compor seu quadro de pessoal só com os talentos promissores. E a realização profissional dos atuais colaboradores contribui para isso.
Afinal, em processos seletivos, por exemplo, os candidatos irão prezar por uma empresa que valoriza os seus funcionários ao promover a realização profissional deles. Isso, no cotidiano, implica times de alta performance que entregam resultados de qualidade.
Melhoria na satisfação e qualidade de vida no trabalho
Outro ponto positivo de promover a realização profissional é que os funcionários se tornam mais felizes. Como pontua a pesquisa da Robert Half, 89% das empresas entendem que bons resultados estão estritamente ligados à felicidade dos colaboradores.
Tal sentimento, como já detalhado, vem da realização que eles sentem no trabalho, que, consequentemente, os fazem ter uma melhor saúde física e mental. Isso se dá porque eles sentem que estão fazendo um trabalho com propósito e são valorizados por isso.
Redução do turnover e aumento da retenção de talentos
A Universidade de Oxford descobriu em uma pesquisa sobre felicidade e produtividade que os funcionários felizes têm uma produtividade 13% maior e, ainda, são mais fieis à empresa.
Isso mostra outra vantagem de promover a realização profissional: a empresa consegue ter uma rotatividade de funcionários menor. Os funcionários, ao se sentirem bem trabalhando nela (afinal, seus objetivos estão sincronizados com os da organização), compreendem que ali é o melhor lugar para se desenvolverem profissionalmente.
Estratégias para as empresas apoiarem a realização profissional
Devido aos benefícios que o quadro de pessoal ganha quando há realização profissional, é importante que a organização adote estratégias que contribuam para esse sentimento. Veja quais são elas:
Incentive o desenvolvimento de carreira e o aprendizado contínuo
Uma das principais formas de fazer os funcionários sentirem realização profissional é criar oportunidades para eles poderem se desenvolver em suas carreiras. O aprendizado contínuo por meio de cursos e treinamentos é um meio de fazer isso.
Um estudo feito pela Gallup descobriu algo interessante nesse sentido: as empresas que fizeram algum investimento estratégico em medidas para desenvolver os colaboradores têm 2 vezes mais chances de reter os funcionários.
Além disso, como destaca Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora: “O desenvolvimento contínuo é um pilar muito importante para a inovação”.
Ofereça feedback e reconhecimento regulares
A empresa também pode promover a realização profissional mediante ações mais práticas, adotando-as continuamente ao longo do ano. É o caso do feedback contínuo, como aquele dado em reuniões de desempenho, e do reconhecimento regular, como por meio de prêmios em confraternizações.
Essas práticas são formas de fazer os funcionários sentirem que estão desempenhando um bom trabalho e que isso é valorizado. No estudo feito pela OC Tanner, por exemplo, constatou-se que 79% dos funcionários que deixam o emprego colocam a falta de reconhecimento como um dos principais motivos.
Promova um ambiente de trabalho saudável e equilibrado
A realização profissional também surge do sentimento de estar trabalhando em um ambiente saudável, no qual os conflitos, por exemplo, quando acontecem, logo são resolvidos. Nesse mesmo sentido, também têm-se as empresas que promovem um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus funcionários.
Isso fica ainda mais relevante com o estudo “O papel da saúde mental na produtividade no local de trabalho”, que trouxe “evidências claras de que a saúde mental precária está associada à perda de produtividade, definida como aumento do absenteísmo (ou seja, mais dias perdidos do trabalho) e aumento do presenteísmo (ou seja, diminuição da produtividade no trabalho)”.
Ferramentas para alinhar metas pessoais e empresariais
Como abordado anteriormente, para haver realização profissional, é preciso o alinhamento entre metas pessoais e empresariais. Entenda a seguir sobre as ferramentas que auxiliam nessa tarefa.
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
O PDI — ou Plano de Desenvolvimento Individual — é um documento que define as metas de carreira de um funcionário. Ele também destaca o que é preciso fazer para alcançar tais metas.
Em outras palavras, ao montar esse plano de desenvolvimento, o colaborador consegue entender quais as competências que precisa desenvolver ao passo que também saiba como isso se encaixa nos objetivos da organização. Com isso, tem-se clareza e alinhamento, que, ao final, refletirá ganho de realização profissional.
Plataformas de gestão de metas e OKRs
Outro jeito de alinhar metas pessoais e empresariais é por meio de plataformas de gestão de metas e OKRs (Objectives and Key Results). Isso porque elas auxiliam na hora de definir as metas do funcionário e da empresa e, ainda, em acompanhar o progresso.
A visão ampla que essas ferramentas proporcionam gera transparência no local de trabalho, já que é possível ficar ciente das metas que já foram conquistadas e daquelas que ainda estão em progresso. As plataformas Scopi e o Businessmap são exemplos disso.
Mentorias
Por fim, as mentorias também são um mecanismo que consegue alinhar as metas pessoais e empresariais e, com isso, gerar o sentimento de realização profissional nos funcionários. Isso acontece porque a dinâmica da mentoria é justamente esta: o mentor, como um líder, orienta um mentorado, o colaborador, a respeito do seu crescimento.
A partir disso, o funcionário consegue obter conselhos que o auxiliarão em sua jornada de carreira, fazendo-o sentir mais realizado na empresa, sobretudo porque ele entenderá, na prática, o que deve fazer para conquistar determinadas metas, por exemplo.
Conclusão
Quando Mariá Menezes, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, diz “As pessoas se conectam e se sentem pertencentes à empresa também através […] das oportunidades que elas têm de crescer e se desenvolver”, ela traz um dos principais meios para promover a realização profissional.
Esse, no entanto, é somente um dos vários caminhos possíveis. Por isso, é necessário que as empresas, para manterem seu quadro de funcionário feliz e motivado, adotem boas práticas, desde o uso de plataformas para acompanhar metas até a prática de mentorias.
Assim, ao deixar as metas dos funcionários alinhadas e em sinergia com as metas da organização, as duas partes saem ganhando. Deve-se atentar, porém, que promover essa
realização profissional é, em última análise, uma jornada contínua.
Gostou deste conteúdo? Confira mais textos interessantes no blog Pontotel.