O ponto eletrônico inteligente surgiu para modernizar as empresas e simplificar a rotina de trabalho do setor de Recursos Humanos (RH).
Isso porque, além do registro de ponto, esse sistema oferece vários recursos empresariais, como a automatização de processos e a gestão inteligente de horas extras.
Para entender como essa tecnologia funciona, este artigo explicará o que é, o que diz a lei, quais os benefícios e como escolher um bom sistema de ponto inteligente.
Confira os tópicos abaixo e tire suas dúvidas sobre o tema:
- O que é um ponto eletrônico?
- O que diz a lei sobre ponto eletrônico?
- Ponto eletrônico inteligente: o que é?
- Como funciona um ponto eletrônico inteligente?
- Por que adotar um ponto eletrônico inteligente?
- Vantagens do ponto eletrônico inteligente
- Como escolher o melhor ponto eletrônico inteligente?
- Qual o melhor ponto eletrônico inteligente?
Boa leitura!
O que é um ponto eletrônico?
O ponto eletrônico é um modelo de sistema de controle de ponto que registra os horários de trabalho dos colaboradores.
Mas, ao contrário de outros métodos, ele é feito por meio de algum dispositivo eletrônico, como computador, smartphone, tablet ou um relógio de ponto eletrônico.
Assim, fica muito mais fácil fazer a marcação de ponto e acompanhar a jornada de trabalho dos trabalhadores.
Além do registro do ponto, esse sistema de controle permite que os dados sobre a jornada dos funcionários sejam armazenados e analisados com mais agilidade, entre outras vantagens.
Dessa forma, fica muito mais fácil e simples fazer a gestão do ponto dos colaboradores.
O que diz a lei sobre ponto eletrônico?
Para adotar o ponto eletrônico na empresa, é preciso entender o que a lei diz sobre o assunto. Para isso, o primeiro passo é consultar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regulamentação de maior importância em relação ao trabalho.
Segundo o artigo 74 da CLT, todas as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a utilizar algum método de controle de ponto. Mas isso não impede que empresas com menos funcionários possam fazer o controle de ponto inteligente, afinal há muitos benefícios como você verá mais a seguir.
O texto ainda permite que a organização escolha entre três métodos de registro diferentes: manual, mecânico ou eletrônico.
Como a CLT não oferece muitos detalhes sobre o controle de ponto eletrônico, outras leis e portarias foram sancionadas para regulamentar o uso desse sistema.
Com isso, houve a sanção da Portaria 671. Essa portaria unificou, consolidou e facilitou o entendimento sobre as normas que regulamentam o sistema de ponto eletrônico.
Além disso, o texto também permite que a empresa escolha entre três modelos oficiais de Registrador Eletrônico de Ponto (REP), também conhecidos pelas siglas REP-C, REP-A e REP-P.
Para adotar algum deles, basta que a empresa siga as normas legais e contrate fornecedores de ponto eletrônico que também cumpram as orientações estabelecidas em lei.
Em outras palavras, o uso do ponto eletrônico é regulamentado por lei. Por isso, desde que a empresa siga as regras, é possível adotar esse tipo de sistema.
Ponto eletrônico inteligente: o que é?
O ponto eletrônico inteligente é um sistema de controle de ponto mais completo e robusto, que não se limita apenas à marcação de ponto e atende outras necessidades da empresa.
Isso é possível porque esse sistema oferece recursos e funcionalidades que tornam o controle de jornada de trabalho mais preciso, seguro e avançado.
Por exemplo, ele pode permitir múltiplas formas de registro de ponto, como por celular, tablet, computador, QRcode, entre outras alternativas.
Além disso, esse sistema permite que colaboradores acessem informações sobre seu registro de horário de forma remota, por meio de um aplicativo ou plataforma online. Dessa forma, ele pode ser acessado tanto pelo computador quanto por smartphones ou tablets.
Isso também facilita o acompanhamento das horas trabalhadas dos funcionários, os ajustes de escalas, o controle de férias, entre outras atividades relacionadas ao processamento e análise de dados.
Sem contar que o ponto inteligente ainda permite o monitoramento em tempo real e a integração com outros sistemas, como o da folha de pagamento, por exemplo. Por isso, o ponto inteligente é considerado perfeito para empresas funcionais, modernas e inovadoras, que desejam alinhar um RH estratégico com o crescimento do negócio.
Ainda, vale ressaltar que esse tipo de ponto é permitido por lei. O termo “ponto eletrônico inteligente” não é mencionado na CLT ou na Portaria 671, pois ele aparece com outro nome: Registrador de Eletrônico de Ponto via Programa (REP-P).
Como funciona um ponto eletrônico inteligente?
O funcionamento do ponto inteligente exige a instalação do seu sistema em diferentes dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones dos funcionários.
Assim que são cadastrados no sistema, os trabalhadores podem fazer o login nesses dispositivos e começar a registrar os dados da sua jornada de trabalho.
Ou seja, eles começam a usar o dispositivo para “bater o ponto” utilizando uma das formas de registro disponíveis ou a combinação delas. Lembrando que esse registro até pode ser feito de forma remota e off-line, tornando seu uso muito mais prático.
Enquanto isso, os funcionários e gestores autorizados, geralmente da equipe do RH, acompanham o registro de dados em tempo real por meio de uma plataforma que centraliza, processa e armazena todas essas informações.
Dependendo das funções oferecidas pelo fornecedor do sistema, além de monitorar a jornada de trabalho, é possível ajustar escalas, gerar relatórios, calcular benefícios trabalhistas, entre outras tarefas.
A vantagem é que muitos desses recursos funcionam de forma automatizada, facilitando a análise de grande volume de dados e contribuindo para tornar o RH ágil.
Em outras palavras, o funcionamento do ponto eletrônico inteligente permite que esse sistema seja utilizado por organizações com diferentes necessidades e modelos de trabalhos.
Por que adotar um ponto eletrônico inteligente?
Existem vários motivos para adotar um sistema de ponto inteligente. Para entender como esse sistema se diferencia dos demais. A seguir, veja três desses motivos de forma detalhada.
Acesso móvel
Com um ponto eletrônico inteligente, é possível ter liberdade para registrar e consultar as informações sobre a jornada de trabalho dos funcionários de qualquer lugar.
Afinal, por poder ser instalado em diferentes dispositivos eletrônicos, ele tem acesso móvel.
Na prática, esse sistema flexibiliza o registro dos horários de trabalho, facilita a gestão e o tratamento do ponto e ainda possibilita adotar modelos de trabalho alternativos, como o home office e o trabalho híbrido, com mais tranquilidade, tudo isso de forma prática e rápida.
Integração com folha de pagamento
Calcular manualmente as horas trabalhadas, os benefícios e até mesmo as deduções na folha de pagamento é uma tarefa que requer bastante tempo.
Mesmo que a empresa utilize um método de ponto mais moderno, como o REP-C, essa atividade ainda pode ser demorada. Afinal, a maioria dos sistemas de controle de ponto não possui integração com a plataforma de folha de pagamento.
No entanto, o ponto eletrônico inteligente oferece essa funcionalidade. Assim, todas as informações consolidadas na folha de ponto geradas nesse sistema são automaticamente enviadas para a plataforma de folha de pagamento.
Isso facilita o processo de cálculo, evita erros relacionados à remuneração do trabalhador e ainda protege a empresa de passivos trabalhistas.
Geração de relatórios
Escrever relatórios pode ser uma tarefa que requer tempo. Apesar disso, em muitos momentos, esse documento é essencial para analisar informações e até apresentar resultados.
Com o auxílio do ponto eletrônico inteligente, realizar essa atividade torna-se muito mais eficiente e simples. Isso porque o sistema pode gerar esse tipo de documento de modo automático.
Com apenas alguns cliques, é possível gerar relatórios personalizados sobre diferentes aspectos da jornada de trabalho de um funcionário ou da equipe, por exemplo, para saber quantas horas extras um colaborador acumulou no último mês ou para obter um resumo completo do registro de horário de um profissional para apresentar ao gestor.
Assim, fica mais fácil analisar dados, identificar pontos de melhorias e compartilhar informações com outros departamentos.
Vantagens do ponto eletrônico inteligente
Para sanar possíveis dúvidas sobre o investimento no ponto eletrônico inteligente, confira a seguir as principais vantagens de adotar esse sistema na empresa:
Precisão e eliminação de erros
Com um bom sistema de ponto eletrônico inteligente, a empresa não precisa se preocupar com erros durante o registro de ponto, o esquecimento de alguma informação nesse sentido ou possíveis tentativas de fraude.
Afinal, além de registrar dados com precisão, esse tipo de sistema conta com recursos que garantem a segurança da informação, evitam fraudes e tornam a marcação mais precisa.
Além disso, ele também calcula com precisão informações que influenciam na folha de ponto e na remuneração dos funcionários. Assim, a organização não precisa mais se preocupar com fraudes, cálculos errados ou perda de registros.
Automatização de processos
O ponto inteligente também pode ajudar o RH a se dedicar a tarefas mais estratégicas em vez de atividades burocráticas e repetitivas.
Afinal, seu sistema automatiza vários processos, como cálculo de horas trabalhadas, levantamento de faltas e atrasos, geração de relatórios, etc.
Na prática, essa automatização minimiza erros e otimiza o tempo gasto na gestão do ponto. Assim, o RH pode se dedicar a outras atividades mais estratégicas.
Gestão inteligente de horas extras
Hora extra é um tema que pode causar problemas para as empresas caso sua gestão não seja feita com eficiência.
Afinal, além de cumprir as normas legais sobre o tema, é importante calcular o benefício e pagá-lo da forma correta. Outra opção é investir em um banco de horas, que também exige um bom gerenciamento.
Com o ponto eletrônico inteligente, lidar com essas atividades é muito mais fácil. Isso porque o próprio sistema registra e calcula automaticamente as horas extras, que podem ser acrescentadas no banco de horas do funcionário. É possível até mesmo gerar relatórios sobre o assunto que podem ajudar a definir estratégias para reduzir as horas extras e diminuir gastos com folha de pagamento.
Como escolher o melhor ponto eletrônico inteligente?
Para escolher um bom sistema de ponto inteligente para a empresa, primeiro, é importante avaliar as necessidades do negócio e quais funções esse sistema pode oferecer para facilitar sua gestão.
O próximo passo é realizar uma pesquisa de mercado, a fim de encontrar os fornecedores desse tipo de sistema.
Nesse sentido, para evitar problemas e obter um bom custo-benefício, é fundamental analisar os recursos, benefícios e funcionamento do sistema, sua conformidade com a legislação e até depoimentos de outros clientes.
Depois disso, é importante entrar em contato com o fornecedor e pedir uma demonstração do programa. Assim, é possível ver como ele funciona na prática e conferir se ele realmente atende as necessidades da organização.
Como escolher o melhor ponto eletrônico inteligente?
A Pontotel tem tudo que um bom sistema de ponto eletrônico inteligente pode oferecer!
Afinal, nossa plataforma oferece uma solução de gestão, controle e tratamento de ponto completa, moderna e intuitiva, que fornece recursos para simplificar e aprimorar a gestão de jornada do seu RH e dos seus colaboradores.
Veja só algumas das principais funcionalidades da Pontotel:
- Múltiplas formas de marcação de ponto, como por reconhecimento facial, senha e biometria;
- Banco de horas robusto e personalizável;
- Cálculo de horas automático;
- Acompanhamento da jornada em tempo real;
- Integração com sistemas de folha de pagamento;
- Lançamento de atestados, férias, afastamento, etc.;
- Gestão avançada de escalas;
- Armazenamento em nuvem;
- Funcionamento online e offline.
- 100% de adequação à portaria 671 e à LGPD, e muito mais!
Com esses e outros recursos, você tem o poder para melhorar a gestão da sua equipe na palma da sua mão, tornando a relação de trabalho mais transparente e tranquila.
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Conclusão
O ponto eletrônico inteligente pode ser a solução para que uma empresa se torne mais ágil e eficiente.
Afinal, esse tipo de sistema oferece os recursos avançados necessários para modernizar a gestão de pessoas, otimizar a rotina de RH e tornar seus processos internos mais estratégicos.
Tudo isso com acesso móvel, registros precisos, segurança, automatização de processos e vários outros benefícios.
Assim, a empresa ganha tempo para focar no que realmente importa, sem se preocupar com falhas, erros e burocracias desnecessárias.
Por isso, se seu negócio ainda não usa o ponto inteligente, está na hora de conversar com sua equipe e mostrar as vantagens desse sistema. E se precisar de ajuda, pode contar com a Pontotel!
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