Tecnologia e pessoas: quais são os principais impactos dessa relação dentro de uma empresa?
BLOG
Time Pontotel 22 de março de 2024 Departamento Pessoal
Tecnologia e pessoas: quais são os principais impactos dessa relação dentro de uma empresa?
Você alinha tecnologia e pessoas em sua empresa? Sabia que a transformação digital é essencial para o crescimento do seu negócio? Veja vantagens aqui!
Imagem de Tecnologia e pessoas: quais são os principais impactos dessa relação dentro de uma empresa?

O principal assunto que movimenta as relações pessoais e empresariais é a chamada transformação digital, que afeta tecnologia e pessoas de várias formas, impactando nas decisões profissionais, no cotidiano, nas atividades do trabalho e muito mais.

Essa transformação foi muito estimulada pela pandemia da Covid-19, afinal, nesse período o trabalho flexível se tornou uma necessidade, fazendo com que pessoas, processos e tecnologia se fundissem para que novos caminhos permitissem que soluções inovadoras continuassem a estimular o crescimento dos negócios.

A necessidade de urgência, que exigiu muito da tecnologia e das pessoas, expôs que 78% dos brasileiros acreditavam que a pandemia exigia uma nova realidade, baseada na implementação do tão sonhado trabalho flexível.

No entanto, essa nova realidade também vai de encontro com a realidade do Brasil, em que, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o principal motivo para muitas pessoas ainda não usarem a internet, é exatamente o fato delas não saberem lidar com a tecnologia.

Nesse cenário, as empresas precisam estar preparadas para ajudar as pessoas a lidarem com a tecnologia, e, para isso, algumas questões precisam ser respondidas. Por isso, este conteúdo reúne alguns dos principais impactos dessa relação. Aqui, você aprenderá:

Aproveite o aprendizado!

Como se dá a relação entre tecnologia e pessoas dentro de uma empresa?

Com o passar dos anos, muitos avanços tecnológicos modificaram não só o trabalho, mas a vida das pessoas de maneira geral. 

Boa parte dessas mudanças causaram impactos no DP e RH, pois, ao alinhar a tecnologia às pessoas, as empresas tiveram que lidar não só com o lado bom das inovações, mas também com as dificuldades, além de ensinar novas maneiras de lidar com o trabalho para seus profissionais.

Isso porque a tecnologia sozinha não é capaz de causar transformações sem que as pessoas estejam bem preparadas para incorporar as novidades em suas atividades.

Principais impactos da relação entre tecnologia e pessoas na gestão de pessoas

Quatro pessoas observando um notebook

Nesse novo cenário de tecnologia e pessoas na gestão de recursos humanos, alguns impactos foram notados com mais expressividade, dando mais agilidade e assertividade para as estratégias dos negócios. Dentre esses impactos, pode-se destacar três. Confira!  

1 – Esfera física

O impacto mais evidente ao implementar a tecnologia na gestão de pessoas está na grande mudança que pode ser reparada na estrutura física das empresas, isso porque, com a transformação digital, muitos processos se tornaram automatizados, permitindo que um negócio consiga funcionar bem sem a necessidade de grandes estruturas.

Muitas das novas soluções tecnológicas para empresas possuem estruturas que geram impactos de melhoria na comunicação interna, na gestão de pessoas, na gestão de recursos humanos e de produção, e em outros aspectos físicos dos negócios.

Além disso, alinhando tecnologia e pessoas, as empresas hoje têm maior autonomia para contratar profissionais capacitados de qualquer lugar do país ou do mundo, graças às facilidades que a interação digital possibilitou para o novo cenário do mercado de trabalho.

2 – Esfera cognitiva

Com a aplicação da automação na rotina das empresas, a integração de processos ganha mais agilidade, graças ao estímulo do uso de ferramentas que aceleram o trabalho, dão autonomia aos processos e oferecem mais segurança às estruturas dos negócios.

Além disso, muitas ferramentas tecnológicas também favorecem o Agile Thinking, oferecendo mais assertividade para ações em todos os setores das empresas.

Para quem não conhece, a metodologia Agile Thinking é uma estratégia ligada à agilidade do pensamento. E essa agilidade é agora favorecida por estratégias baseadas em estruturas de trabalho ágeis, que funcionam para melhorar a rotina de trabalho, transformando o ambiente corporativo em um lugar mais agradável e com bons resultados.

3 – Esfera cultural

Outro ponto que foi fortemente impactado com a integração entre tecnologia e pessoas no DP e no RH é a esfera cultural dos empreendimentos, que foi muito afetada, já que a transformação digital estimulou o uso de ferramentas tecnológicas no trabalho, que, no auge da pandemia, fortaleceram também o modelo de trabalho home office.

Esse impacto possibilitou que muitas pessoas conseguissem trabalhar sem precisarem sair de casa, fazendo com que empresas economizem com processos de recrutamento burocráticos e presenciais, e possibilitando maior aprimoramento na filtragem de candidatos realmente alinhados ao fit cultural e ao momento de cada negócio.

Vantagens da integração entre tecnologia e pessoas para o RH/DP

A integração entre tecnologia e pessoas pode somar muitas vantagens para o RH de uma empresa, e, para comprovar essa afirmação, a seguir estão os principais benefícios que um negócio pode adquirir ao iniciar essa integração. Veja.

Melhora a gestão

Um homem mexendo em um celular

Por muitos anos, o setor de recursos humanos teve muitas dificuldades para alinhar todas as estruturas de um negócio de maneira inteligente e eficiente, e para colher dados ricos sobre a empresa e o desempenho dos seus profissionais.

Hoje, com tecnologia e pessoas alinhadas, tornou-se muito mais fácil detectar disparidades em atividades, evitar erros, encontrar soluções para problemas, e muitas outras questões, tudo graças à transformação digital e ao uso dos softwares inteligentes, que proporcionam mais diferenciais competitivos para os negócios focados em bons resultados.

O resultado dessa estratégia é visto em gestões muito mais ágeis e assertivas, com processos realmente qualificados.

Diminui custos operacionais

Ao alinhar tecnologia e pessoas, as empresas conseguem estruturar melhor os próprios custos, por terem ferramentas adequadas para otimizar processos burocráticos do RH, e acompanhar os dados da empresa com mais precisão, graças à capacidade que boa parte dessas tecnologias têm de gerar relatórios.

Esse tipo de transformação gera não só agilidade para os negócios, como também evita o desperdício de custos com operações desnecessárias, que atrapalham o crescimento e a eficiência dos colaboradores.

Automatiza processos

Como já citado, ao integrar tecnologia e pessoas nos processos de uma empresa, muitas estruturas são modificadas, e, para que tudo seja aplicado de maneira correta e que os resultados sejam realmente notados, é essencial que o negócio conte com a melhor estrutura de softwares disponíveis. 

Hoje, existem automatizações para colher dados dos mais variados segmentos em uma empresa. São ferramentas que analisam desde a jornada de trabalho dos profissionais até a organização de tarefas, o armazenamento de informações em nuvem, e muito mais. E toda essa automatização é usada para facilitar o dia a dia das pessoas nas empresas. 

Desenvolve a comunicação interna e a externa

Outro ponto fortalecido com o alinhamento da tecnologia em prol das pessoas nos negócios fica por conta da assertividade na comunicação, tanto interna como externa, ampliada com a transparência nos processos.

Essa transparência se dá graças ao uso de tecnologias que apresentam resultados exatos  com base nos dados da produtividade dos profissionais, dados estes que são colhidos no dia a dia por meio de todas as ferramentas usadas pela empresa e que, ao longo do trabalho, podem ser comparados e avaliados como ponto de partida para feedbacks.

Promove a segurança jurídica

A segurança jurídica é algo essencial para as empresas, pois, sem ela, fica difícil manter uma estrutura de trabalho segura, que preza pelos direitos do trabalhador, e que entenda bem como aplicar os deveres que um negócio tem de cumprir com o seu próprio crescimento, de maneira honesta e competitiva.

Pensando nisso, muitas tecnologias foram desenvolvidas para criar um ambiente de trabalho seguro, autônomo e de alta produtividade. A maioria dessas ferramentas possuem segurança criptografada, que se baseiam em big data, cumprindo com todas as normas exigidas pela LGPD.

Melhora o armazenamento de dados e informações

Além da segurança jurídica, por meio da integração entre tecnologia e pessoas, as empresas também conseguem organizar suas próprias informações com mais privacidade graças a sistemas de armazenamento em nuvem, que ampliam a capacidade de guardar dados importantes, ajudando na confiabilidade e na organização do RH e do DP.

Aumenta a produtividade e o engajamento

Com mais qualidade de armazenamento e organização, a possibilidade de o trabalho ser realizado a qualquer hora e lugar e de forma segura, e com o uso da tecnologia, o engajamento e a produtividade das empresas também se tornam mais amplos.

Os softwares de gestão de pessoas permitem que o trabalho online aconteça com muito mais fluidez, deixando as burocracias e os problemas de lado, ajudando os gestores a terem equipes de alta performance, e fazendo com que essas equipes atuem com mais foco, organização, e agilidade.

Consolida o RH ágil e estratégico

Alinhar a tecnologia às pessoas dá ao gestor mais ferramentas para lidar com as adversidades, identificar soluções para problemas, e principalmente expandir ações assertivas. Isso porque, com os softwares disponíveis no mercado, o RH ganha com os dados colhidos nos mais diversos relatórios, que podem ajudar não só na agilidade, ao implementar novas  maneiras de trabalhar, como também tornar os processos mais estratégicos e focados em objetivos bem definidos e organizados.

Isso porque, com os softwares disponíveis no mercado, o RH ganha com os dados colhidos nos mais diversos relatórios, que podem ajudar não só na agilidade, ao implementar novas  maneiras de trabalhar, como também tornar os processos mais estratégicos e focados em objetivos bem definidos e organizados.

Como o RH pode ajudar na relação entre tecnologia e pessoas?

Ao longo deste conteúdo, ficou nítida a eficiência conquistada ao relacionar tecnologia e pessoas no ambiente corporativo, e isso pode ser fortalecido ainda mais com a aplicação de novas estratégias que surgem para melhorar esses processos, como no caso do RH digital, marcado pela inserção da tecnologia em tarefas do dia a dia no trabalho.

Sendo assim, tudo que o RH conseguir aplicar no trabalho a fim de desburocratizar processos e incentivar o bom desempenho dos trabalhadores é considerado uma  estratégia bem-vinda para os negócios, e, dentre essas estratégias, é possível destacar algumas. Veja a seguir.

Trabalhe a cultura organizacional ágil

Metodologias ágeis, como Scrum, Cultura do antifrágil, Business Agility, Agile Thinking e outras, estão se tornando parte do RH, estimulando a força de trabalho com objetivos definidos e estratégias adequadas para os mais variados momentos, considerando o que é bom tanto para a empresa quanto para os funcionários desta.

Essa cultura de organização ágil valoriza a agilidade dos profissionais e cria estratégias de adaptação, para que todos consigam atingir seu melhor desempenho, com base em dados que comprovem as ações mais ágeis para a produtividade de todos.

Utilize armazenamento em nuvem

Os softwares de armazenamento em nuvem são uma excelente maneira de as empresas terem as próprias informações bem armazenadas e seguras, com fácil acesso para todos. Isso favorece ainda mais a agilidade dos processos internos e externos, e dá mais autonomia a todos os profissionais.

Além disso, o armazenamento em nuvem é capaz de comportar os mais variados dados, como controle de ponto, folha de pagamento, gestão de benefícios, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção e outras informações pertinentes, com a vantagem de ter acesso direto pela internet, dispensando a instalação de um software específico em cada máquina da empresa.

Capacite os colaboradores

Outro ponto importante que deve ser avaliado para que a relação entre tecnologia e pessoas flua bem na gestão de pessoas de uma empresa é a capacitação dos colaboradores.

Todos os profissionais devem saber utilizar as ferramentas oferecidas pelo negócio para que estas realmente sejam eficientes para o bom desenvolvimento da empresa, caso contrário, mesmo as melhores tecnologias não funcionarão bem, por conta do manuseio ruim.

Opte por ferramentas que agilizem a gestão

Quatro pessoas observando notebooks e tablets

É fundamental que as empresas tenham a noção absoluta de quais ferramentas são as ideais para que os processos delas se tornem realmente ágeis, criando rotinas mais eficientes e assertivas.

Pensando nisso, é importante que o RH e o DP observem com atenção todas as estratégias utilizadas no negócio, e avaliem o momento certo de usar um sistema de ponto mais eficiente ou uma ferramenta que gerencie o trabalho de maneira específica para cada setor.

Conheça Pontotel: a melhor ferramenta para gestão de jornada de funcionários

Para empresas que gostam de ter seus processos mais estruturados, e querem controlar a jornada de trabalho dos funcionários com mais precisão, existe um software de gestão que pode transformar a captação de dados do dia a dia de trabalho.

Com a Pontotel, sua empresa terá um grande aliado para controlar a jornada dos trabalhadores sem grandes burocracias e com muita agilidade, em um formato totalmente online, com a gestão na palma da mão, tantos dos funcionários, quanto do RH.

Por meio da Pontotel, sua empresa conseguirá administrar melhor a frequência dos profissionais, realizar o cálculo de horas extras, programar férias, entender rotinas de home office e muito mais. Agende um bate-papo com um dos especialistas através do formulário abaixo, e alinhe ainda mais a tecnologia às pessoas no seu negócio.

Conclusão

Neste conteúdo, foi possível perceber a importância de saber alinhar tecnologia e pessoas nos processos do RH e do DP, e como a transformação digital tem sido essencial para tornar processos mais ágeis, criando estruturas de trabalho mais fortes e adaptáveis às necessidades dos negócios e dos trabalhadores. 

Além disso, com essa leitura, você também pôde observar os principais impactos e vantagens do uso da tecnologia alinhado às pessoas, e como essa estratégia é benéfica em vários âmbitos empresariais.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais, e fique por dentro de mais assuntos como esse no blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!