Controle de ponto para imobiliária: saiba o que diz a lei, como funciona a jornada e qual o melhor modelo!
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Time Pontotel 4 de setembro de 2024 Controle de ponto
Controle de ponto para imobiliária: saiba o que diz a lei, como funciona a jornada e qual o melhor modelo!
Veja como atender as especificidades da gestão de jornada dos profissionais do setor imobiliário com um controle ponto para imobiliária!
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Com horários irregulares, trabalho externo e remunerações variáveis, o controle de ponto para imobiliária é um desafio para muitos gestores que buscam uma gestão de jornada eficiente e com conformidade legal.

Porém, graças às novas tecnologias, sistemas avançados de controle de ponto possibilitam um registro eficiente para este setor.

As especificidades da jornada desses trabalhadores, como corretores, avaliadores e equipe administrativa, exigem atenção e cuidado com as leis trabalhistas e com a segurança jurídica do processo de registro de ponto.

Neste artigo, será possível entender como fazer o controle de ponto para imobiliárias, o que diz a lei sobre o assunto e qual o melhor sistema para registro e gestão de jornada, além de outros tópicos pertinentes. Confira os temas que serão tratados:

Tenha uma boa leitura e aprendizado!

O que diz a lei sobre controle de ponto?

As orientações legislativas sobre controle de ponto devem ser consultadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nas portarias do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, que são as responsáveis por instruir sobre esse tema. 

O tema registro e controle de ponto aparece no art. 74 da CLT com a seguinte orientação: todo estabelecimento com mais de 20 colaboradores deve realizar a marcação de ponto dos seus funcionários. Confira o artigo na íntegra:  

“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)”

Esse artigo passou por atualização em 2019, anteriormente empresas que tinham mais de 10 colaboradores já eram obrigadas a realizar o controle de ponto.

Além disso, a lei trabalhista, pela Portaria 671, determina os tipos de registradores de ponto permitidos, que são:

  • REP-C: registro de ponto convencional;
  • REP-A: conjunto de dispositivos e softwares destinados ao registro da jornada de trabalho;
  • REP-P: sistema de registro eletrônico de ponto via programa, modelo mais completo com coletores de marcações, armazenamento de registro de ponto e tratamento de ponto.

Por fim, considerando o processo essencial de controle e registro de ponto, o empregador deve respeitar o tempo máximo de jornada de trabalho, que é de 8 horas diárias e 44 horas semanais, conforme o artigo 58 da CLT, podendo ser estendido até duas horas extras diárias.

Como funciona a jornada de trabalho para imobiliárias?

imagem mostra dois homens conversando em um escritório de imobiliária

A jornada de trabalho para imobiliárias possui algumas especificidades. Afinal, alguns colaboradores realizam trabalho externo, fazem plantões aos fins de semana e até trabalham de forma autônoma.

Para aqueles que possuem vínculo empregatício, ou seja, registro na carteira de trabalho, o registro de ponto deve ocorrer respeitando as leis trabalhistas vigentes na CLT.

Por lei, conforme o artigo 3º da CLT, o vínculo empregatício é considerado quando há a presença de pessoalidade, não eventualidade, onerosidade e/ou subordinação.

Entender isso é importante porque um corretor de imóveis, por exemplo, segundo a Lei n.º 6.530/1978, é considerado um profissional autônomo, mas quando a não eventualidade está presente, isso é desconsiderado e passa a haver o vínculo empregatício. 

Portanto, seja qual for o regime ou modelo de trabalho adotado pelo funcionário da imobiliária, se houver vínculo, o registro de ponto deve ser feito em um sistema que permita a marcação no local em que ele estiver, ou seja, um ponto móvel.

Qual a importância do controle de ponto para imobiliária?

O controle de ponto eficaz é importante para uma imobiliária, para mantê-la em conformidade com a lei, garantir uma boa gestão de jornada e melhorar a transparência da relação com o colaborador. Entenda essa importância com detalhes a seguir!

Conformidade com a lei

O registro de ponto é obrigatório por lei e fundamental para evitar multas, penalidades e processos trabalhistas decorrentes da má gestão de horas trabalhadas.

Além de cumprir a legislação, um controle de ponto para imobiliária garante a transparência nas relações de trabalho, protege os direitos dos funcionários e assegura que a empresa mantenha um ambiente de trabalho justo e organizado. 

Acompanhamento de indicadores de gestão

Um bom sistema de controle de ponto permite à gestão acompanhar diversos dados sobre a jornada de trabalho e, a partir deles, obter indicadores de desempenho. Essas informações ajudam a entender questões importantes, como taxas de atrasos, absenteísmo, ausências, tempo de intervalo, entre outros.

Os profissionais de RH compreendem a importância desses indicadores de gestão. Lara Avelino, analista de RH e psicóloga organizacional, concorda e comenta a importância desses dados: 

“A partir de relatórios, temos a possibilidade de trazer, aumentar e alimentar inúmeros indicadores que realmente nos ajudarão a tomar decisões mais assertivas e embasadas. Isso nos permite chegar, como RH, junto à diretoria e à gestão mais alta da empresa.”

Relações mais transparentes entre empregador e empregado

O controle de ponto promove relações mais transparentes entre empregador e empregado devido ao acompanhamento mútuo das jornadas e a precisão sobre o tempo trabalho. 

Assim, ambas as partes têm acesso a dados sobre a jornada de trabalho, promovendo confiança e justiça nas relações de trabalho. Fomentar essa cultura de confiança é importante, visto que no Brasil três a cada quatro funcionários desconfiam dos seus empregadores, segundo o Barômetro da Confiança da pesquisa da Edelman.

Quais os tipos de controle de ponto?

Atualmente, há três tipos de controle de ponto autorizados e disponíveis para uso no Brasil: o controle manual, o controle de ponto eletrônico e o controle de ponto online, sendo este último a opção mais avançada e completa para gestão de jornada. Entenda cada um em detalhes!

Controle manual

O controle de ponto manual utiliza livro de ponto ou planilhas, em que o próprio colaborador anota seus horários.

Esse método é passível de erros e fraudes, devido à possibilidade de manipulação das informações e dificuldades no acompanhamento preciso das jornadas.

O art. 93 da Portaria 671 detalha como deve ser feito o registro de ponto nesse formato: 

“Art. 93. O registro manual deve espelhar a real jornada praticada pelo trabalhador, vedada a mera assinalação do horário contratual, salvo a possibilidade de pré-assinalação do período de repouso, autorizada pelo art. 74, § 2º, do Decreto-Lei nº 5.452, de 1943 – CLT.” 

Controle de ponto eletrônico

O controle de ponto eletrônico é o REP-C, mais conhecido como relógio de ponto. Ele é utilizado para registrar a entrada e saída dos funcionários por meio da marcação em um dispositivo instalado na empresa.

Este sistema é mais moderno que o controle de ponto manual; porém, não é o mais avançado disponível.

O REP-C utiliza cartões magnéticos ou biometria, exigindo que o funcionário se desloque até o aparelho para marcar o ponto. Posteriormente, o RH e o DP realizam o tratamento externo das informações.

Os incisos 1 a 3, no art. 76 da Portaria 671, explicam como deve ser utilizado este modelo de registro de ponto: 

“§ 1º O REP-C deve estar sempre no local da prestação do serviço e disponível para pronta extração e impressão de dados pelo Auditor-Fiscal do Trabalho.

§ 2º O empregador que adquirir o REP-C não poderá aliená-lo para empresa que não pertença ao seu grupo econômico.

§ 3º O REP-C somente poderá conter empregados do mesmo empregador […]”

Controle de ponto online

O controle de ponto online é o formato mais moderno e completo disponível para gestão de jornada Tratam-se de softwares com duas opções: REP-A e REP-P.

O REP-A é um sistema que permite aos funcionários registrar seus horários de qualquer lugar, utilizando dispositivos móveis ou computadores. Ele é ideal para empresas com equipes remotas ou com modelo de trabalho híbrido, e oferece flexibilidade.

Já o REP-P é o sistema mais avançado do mercado. Ele gerencia os dados da jornada dos colaboradores em tempo real, via web ou aplicativo. Com um software em nuvem que combina marcador e plataforma de tratamento de dados, o REP-P torna o controle menos burocrático e mais automatizado, e ainda oferece integração com outros softwares de RH.

Como escolher o melhor controle de ponto para imobiliárias?

imagem de um homem com um celular com o aplicativo da pontotel aberto

A escolha do melhor controle de ponto para imobiliária depende das necessidades da empresa. Porém, independentemente das especificidades, o ponto digital sempre é a opção mais moderna e prática para a escolha

Nesses casos, a imobiliária precisa entender suas necessidades para escolher um ponto digital com um plano que atenda suas necessidades.

Por exemplo, uma empresa com 20 funcionários e outra com 500 terão planos com diferentes recursos e faixas de valores pelo serviço. 

Em resumo, esses são os pontos importantes a serem analisados ao escolher um controle de ponto para imobiliária:

  • Modelo de trabalho: considere se há funcionários em home office, híbrido ou trabalho externo para escolher um sistema que se adapte a essas necessidades;
  • Quantidade de funcionários: avalie o número de colaboradores para selecionar um plano que acomode todos os usuários sem comprometer a funcionalidade;
  • Recursos necessários: certifique-se de que o sistema oferece recursos adicionais, como integração com ferramentas de gestão, relatórios detalhados e suporte técnico, para atender às demandas específicas da empresa.

Como implantar um controle de ponto em imobiliárias?

Implantar um controle de ponto em uma imobiliária não é difícil, mas exige seguir um passo a passo cuidadoso, desde o estudo das necessidades até o monitoramento contínuo. 

Confira as etapas:

  1. Escolha o servidor: escolha uma empresa de ponto digital com boa reputação, interface fácil e suporte disponível;
  2. Adquira e implemente: compre o sistema escolhido e faça a implementação do sistema, garantindo que todos os dispositivos estejam em funcionamento;
  3. Treine a equipe: realize treinamento com funcionários sobre o uso do novo sistema para garantir a adesão e o correto registro dos horários;
  4. Monitore e ajuste: acompanhe o uso na rotina, resolva possíveis problemas e ajuste o programa conforme necessário para melhorar a eficiência e as mudanças das empresas.

Qual o melhor sistema de ponto para imobiliárias?

O melhor sistema de ponto para imobiliárias é o da Pontotel, a plataforma digital completa para registro e controle de jornada.

Nosso sistema é um REP-P, a tecnologia mais avançada de gestão de jornada, em que o colaborador faz o registro do ponto via web ou aplicativo em computadores, smartphones e outros dispositivos móveis, com diversos métodos de segurança, como biometria e senhas pessoais. 

Com informações atualizadas em tempo real, os gestores têm acesso a todos os dados de jornada dos colaboradores, com processos automatizados e integração com outros sistemas de RH, otimizando a rotina e diminuindo a realização de trabalhos repetitivos.

“Com a Pontotel temos muita facilidade no uso da ferramenta, é totalmente intuitiva e prática. Os relatórios ajudam muito, a plataforma é simples para resolver ajustes do ponto e até dispensas também.” — diz Vanessa,  analista de Departamento Pessoal da Urbi, sobre nosso sistema.

Além disso, com a Pontotel, a gestão consegue acessar diversos tipos de relatórios com informações de jornada em apenas alguns cliques. E o melhor de tudo: com a segurança jurídica e o respaldo legal que a empresa precisa. 

Quer saber mais sobre como podemos revolucionar a gestão de ponto da sua empresa? Se sim, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato, sem compromisso, de um de nossos especialistas para te apresentar todas as funções da Pontotel e sanar quaisquer dúvidas. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Portanto, fica evidente a importância do controle de ponto para imobiliárias, especialmente devido à diversidade de modelos de trabalho no setor.

Com o sistema adequado, é possível alcançar uma gestão eficiente das jornadas, atendendo às necessidades tanto da empresa quanto dos colaboradores.

Ao seguir as dicas deste artigo, a imobiliária poderá atender às exigências legais e implementar uma tecnologia que otimiza a rotina de trabalho.

O ponto digital da Pontotel permitirá aumentar a produtividade e atender à flexibilidade necessária para os trabalhadores da imobiliária.

Gostou do conteúdo? Se sim, continue acompanhando o blog Pontotel para ler as novidades do setor corporativo. 

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