Conheça os principais benefícios do home office e tendências para esse modelo

imagem de uma mulher sorrindo conversando com outra pessoa pelo computador

A pandemia de COVID-19 mudou o mundo e o ambiente corporativo de forma intensa. Além das milhões de vidas perdidas, as rotinas de trabalho foram impactadas profundamente. Porém, com o tempo e algumas adaptações, os benefícios do home office foram tão positivos que muitas empresas já não vislumbram uma volta 100% presencial aos escritórios. 

Antes do trabalho remoto ser adotado pelas empresas, grande parte dos trabalhadores precisava pegar um transporte público lotado para conseguir chegar ao trabalho. Seja de metrô, trem ou mesmo ônibus, eram horas perdidas de deslocamento para ir e voltar do trabalho. 

Você já chegou a passar por isso?

Na maioria das vezes as pessoas já chegavam cansadas ao trabalho, esgotadas antes mesmo de iniciar o expediente de trabalho. Com o agravamento da pandemia, milhões de colaboradores pelo mundo passaram a trabalhar de casa, como uma medida de isolamento para evitar ainda mais a disseminação do vírus e proteger os funcionários. 

No atual contexto, ainda são inúmeros os motivos para trabalhar em home office, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Mais qualidade de vida, atração e retenção de talentos, fortalecimento da cultura de transformação digital, aumento da produtividade e diminuição dos custos são apenas algumas destas vantagens. 

Se você quer saber na prática quais são os benefícios do home office, está no lugar certo! Aqui vamos falar mais sobre essa tendência mundial e o quanto ela pode trazer benefícios inovadores nas empresas. Veja os principais assuntos: 

Boa leitura!

controle de jornada digital e gestao de pessoas

Como funciona o home office?

imagem de um escritório em cada com uma mesa, cadeira, estante e computador

No contexto mundial atual, o home-office, também conhecido como trabalho remoto, é uma realidade. Cada vez mais empresas enxergam nessa prática o trabalho do futuro. 

Mas apesar de a sua tradução literal remeter ao trabalho em casa, o home office não necessariamente precisa ser realizado em casa. Ele pode sim ser realizado em locais alternativos, contando com uma internet e uma estrutura mínima para a realização do trabalho. 

Esse inclusive é um dos conceitos do nomadismo digital, mais um claro benefício do home office. Trabalhar de qualquer lugar do mundo, independente da distância, podendo usufruir do tempo com muito mais qualidade de vida. 

Ou seja, na prática não necessariamente o home office precisa ser realizado em casa. Ele pode ser realizado em cafés, hotéis, aeroportos ou mesmo em espaços alternativos, são muitos os benefícios inovadores nas empresas que adotaram essa prática como um modelo produtivo e duradouro. 

Tendências para o home office pós-pandemia

Com o aumento da vacinação em muitos países e um maior controle da pandemia, muitas pessoas acreditavam que o retorno presencial seria inevitável. Mas os benefícios do home office se mostraram tão latentes, que muitas empresas já trabalham com uma política de trabalho 100% remoto. 

Mas afinal quais são as principais tendências para o home office pós pandemia?

Pesquisas recentes apontam que o trabalho híbrido, ou seja, alguns dias de trabalho presenciais mesclados com dias de trabalho em casa ou em outro local de preferência, será uma tendência entre muitas empresas e colaboradores. 

Apesar disso, como falamos anteriormente algumas empresas já não vislumbram nem mesmo o trabalho híbrido, contando com uma operação de trabalho 100% remota. E para os gestores e profissionais de RH, focar em estratégias assertivas na implementação de uma política de home office pode ajudar a garantir a atração e retenção de novos talentos.  

Trabalho híbrido é home office? 

O trabalho híbrido é caracterizado como uma relação de confiança entre empresas e colaboradores. Afinal, apesar da autonomia de poder trabalhar alguns dias específicos da semana em casa, o funcionário tem as mesmas responsabilidades e obrigações como se estivesse no trabalho presencial. 

O trabalho híbrido possui algumas especificidades, principalmente pelo fato de ocorrer uma mescla entre dias de trabalho presenciais com outros de forma remota. Mas diferentemente do home office, onde todo o trabalho é realizado de forma remota, trata-se de um tipo de jornada de trabalho específica. Por isso o trabalho híbrido é considerado como parte da política de home office implementada pela organização. 

Benefícios do home office – Quais são?

Liberdade e qualidade de vida. Muitos profissionais logo pensam nessas palavras quando refletem sobre os benefícios do home office. Mas vai muito além disso. Abaixo você encontra alguns dos principais benefícios de uma política de home office. Você vai entender o porquê cada vez mais empresas vem adotando essa prática. 

Flexibilidade

Esse é um dos principais benefícios do home office. Ter uma flexibilidade de horários, com os funcionários podendo organizar o seu dia da melhor maneira, sem ter a necessidade de ficar o dia inteiro no escritório. 

Mesmo com um horário definido de trabalho, o home office permite aos colaboradores aproveitarem ao máximo cada dia. Isso significa poder usufruir o tempo para realizar outras tarefas rotineiras, como por exemplo organizar a casa, não interferindo nas entregas e no fluxo de trabalho

Redução de custos

Com o agravamento e a crise mundial causada pela pandemia, muitas companhias enfrentaram e continuam enfrentando dificuldades financeiras. Se reinventar e apostar em estratégias de redução de custos passou a ser não mais uma escolha, e sim uma questão de sobrevivência de milhares de negócios. 

Nesse contexto, a redução de custos é outra das vantagens do home office. Afinal, com o trabalho remoto muitas empresas eliminaram suas estruturas físicas de trabalho, entregando muitos escritórios e apartamentos comerciais que eram alugados. A economia com aluguel, contas e manutenções prediais é enorme. 

E a redução de custos é um benefício sentido para ambos os lados, empresas e colaboradores. Isso porque a maior parte dos funcionários passou a se alimentar em casa, evitando gastos com alimentação no horário de trabalho. E não podemos esquecer da economia com transportes, já que o trabalho é feito de forma remota. 

Qualidade de vida

A qualidade de vida é outro inegável benefício do home office. Poder usufruir de um tempo a mais de sono, passar mais tempo com a família sem precisar se preocupar em chegar atrasado ao trabalho faz uma diferença enorme em nossa mente e corpo. 

A alimentação também é outro ponto que chama a atenção nas vantagens do home office. Além de poder economizar o VR ou VA se alimentando em casa, o fato de não comer na rua ajudou e continuou ajudando muitas pessoas a terem refeições mais saudáveis. 

Não foi incomum encontrar um número cada vez maior de pessoas preocupadas com a sua saúde e focando em uma alimentação mais equilibrada. 

Liberdade geográfica

imagem de um homem fazendo chamada de vídeo com quatro pessoas pelo computador

Poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, de forma 100% remota. Esse é o conceito do nomadismo digital, tendência que está em alta neste período de pós-pandemia.

E a liberdade geográfica também é benéfica para as companhias, que podem atrair talentos de estados e localidades diferentes em um processo seletivo

Desvantagens do home office

Com tantos aspectos positivos, fica difícil imaginar as desvantagens do home office para as empresas. Mas elas existem e são uma realidade enfrentada por muitos profissionais. Vamos explicar cada uma delas abaixo. 

Queda de interações

A falta de contato humano e interações atrapalha o dia-a-dia de muitos profissionais. Afinal nós somos seres humanos, e o contato social diário no contexto organizacional faz muita falta. Mesmo os cafés e almoços com a equipe são muito sentidos. 

E consequentemente essa falta de interações também prejudica o mental e emocional de algumas pessoas, podendo até mesmo atrapalhar sua rotina de trabalho. 

Isolamento

O isolamento é outra desvantagem do home office. Muitos profissionais sentem sintomas como ansiedade e depressão com o trabalho remoto. A falta de contato com os colegas e o isolamento social causado pela pandemia impactou de forma significativa a saúde mental de milhões de profissionais. 

Casos de burnout se espalharam mundo afora, com muitos colaboradores relatando total esgotamento emocional e mental. 

Distrações

Essa é uma desvantagem significativa do trabalho em home office. Manter a concentração e foco em suas tarefas é imprescindível. Mas não é fácil lidar com o dia-a-dia e as diversas distrações com o trabalho em casa. 

Cachorro latindo, filhos chorando ou precisando de atenção, situações corriqueiras do dia-a-dia acontecendo durante reuniões online. Essas foram apenas algumas das situações enfrentadas por milhões de profissionais nesse período. 

O que a empresa pode oferecer para o funcionário no home office?

imagem de uma mulher sentada na frente do computador falando com outra pessoa usando fone de ouvido

Uma estratégia que vem sendo muito utilizada pelos recrutadores e profissionais de RH tem relação com alguns diferenciais específicos para os colaboradores, para melhorar o clima organizacional no home office

Podemos dizer que isso funciona com as seguintes frentes: 

  • Kit de trabalho;
  • Auxílio home office; 
  • Happy hour virtual. 

Cada um deles representa um atrativo que ajuda e motiva os profissionais de várias maneiras. Vamos começar com o kit de trabalho. 

Kit de trabalho

Ter um espaço adequado é muito importante para realizar o seu trabalho. Por isso o kit de trabalho é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Esse kit normalmente contém materiais e objetos essenciais no dia-a-dia de trabalho, como notebook, mouse, fones de ouvido. 

Como a primeira impressão é a que fica, esse kit também acaba vindo com materiais da própria empresa, verdadeiros presentes como por exemplo mochilas, canecas, mouse pad ou mesmo e até mesmo código de conduta impresso da companhia.

Esse kit de boas vindas garante a integração e o real início do profissional em sua nova jornada. 

Auxílio home office

Como uma forma de suporte aos colaboradores e política assertiva de home office, muitas empresas passaram a oferecer um auxílio home office para os colaboradores. 

Esse auxílio nada mais é do que uma ajuda de custo, que acaba ajudando a pagar as contas de luz ou internet, por exemplo. Como o profissional está trabalhando de forma remota, as empresas passaram a ajudar nessa nova realidade do trabalho. 

Happy hour virtual

O happy hour virtual é excelente para a integração das equipes. Ele possibilita conversas e dinâmicas que vão além do trabalho, garantindo a interação de todas as áreas da empresa.

O ser humano precisa do social em sua vida. Essa é uma das desvantagens do home office para as empresas. Mas com a tecnologia, internet e um pouco de criatividade é possível resolver isso. 

Ferramentas que auxiliam para uma boa experiência no home office

O trabalho remoto já é uma tendência mundial nesse período pós-pandemia. E não se trata de um desafio fácil. São muitos projetos envolvidos, e liderar diversas áreas a distância realmente exige disciplina e muita organização. 

Para conseguir tocar o fluxo de trabalho de forma remota, algumas ferramentas são essenciais para garantir uma boa experiência no home office. 

Chat interno

Conversar em tempo real com toda a equipe é fundamental para a produtividade e eficiência em todas as atividades realizadas. Para isso basta utilizar ferramentas de chat interno, como por exemplo Microsoft Teams ou mesmo o chat do Gmail integrado no Google Workspace

Ferramentas de organização de trabalho

Ferramentas colaborativas como o Google Workspace ajudam o trabalho remoto de forma única, facilitando o trabalho em equipe e a organização dos documentos e do fluxo de trabalho. 

Outras ferramentas essenciais têm relação com organização e controle dos projetos de cada funcionário. Para isso ferramentas como Trello, Asana, Dropbox e Evernote são importantes na organização de pontos estratégicos do negócio. 

Controle de ponto 

imagem de uma mulher usando o aplicativo de controle de ponto da pontotel no computador

Fazer a correta gestão do controle de ponto dos colaboradores que estão em home office é muito importante. Além da redução de custos, existe toda a questão legal com o foco em evitar qualquer tipo de ação trabalhista. 

Para isso nada melhor que um eficiente sistema de ponto online, que garanta que o profissional de RH consiga mesmo a distância controlar a jornada dos colaboradores. 

Mas a sua importância vai além disso. Ao garantir de forma eficiente que as horas de trabalho estejam sendo cumpridas de forma correta, controle de ponto faz com que os colaboradores não façam jornadas muito longas. 

E dessa maneira também garantindo que eles cumpram seus horários de almoço e respectivas pausas. Isso ajuda muito a evitar sobrecarga de trabalho e também que eventuais horas-extras sejam rigorosamente controladas. 

Se você quiser saber tudo sobre o controle de ponto home office, confira o artigo da PontoTel: [GUIA] Controle de ponto no home office

Para conhecer mais o sistema de ponto da PontoTel, agende uma demonstração GRATUITA através do formulário abaixo e fale com um de nossos consultores. 

controle de ponto pontotel

Conclusão

Chegamos ao fim deste artigo, e então o que achou sobre os benefícios do home office? 

Com certeza, essa é uma tendência que veio para ficar. Essa é uma aposta que a sua empresa pode fazer para atrair talentos e aumentar a sua competitividade no mercado. 

Ao longo deste conteúdo, entendemos as vantagens e desvantagens e os principais benefícios do home office, com a pandemia sendo um fator preponderante para as empresas migrarem para esse modelo de trabalho. 

Como vimos, existem benefícios inovadores nas empresas para atraírem novos talentos. E com o home office e o avanço da tecnologia, isso pode ser feito de qualquer lugar do mundo, quebrando barreiras geográficas. 

Mesmo com o avanço da vacinação em nosso país, grande parte das empresas pretende focar suas estratégias em um modelo híbrido de trabalho. 

Por isso a importância de garantir que o RH possa fazer um controle de ponto home office eficiente, garantindo que a jornada de trabalho esteja sendo cumprida de forma correta. 

Se você quer continuar por dentro de tudo sobre RH, DP, leis trabalhistas e gestão de pessoas, continue visitando o nosso blog mais vezes!

gestao de jornada e redução de custos

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima