Controle de ponto para clínica médica: como organizar o fluxo de trabalho de maneira eficaz e qual o melhor?
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Time Pontotel 16 de junho de 2023 Departamento Pessoal
Controle de ponto para clínica médica: como organizar o fluxo de trabalho de maneira eficaz e qual o melhor?
Entenda por que e como fazer o controle de ponto para clínica médica, medida essencial para o funcionamento e o sucesso desse tipo de empresa!
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Investir no controle de ponto para clínica médica é a melhor solução para as jornadas de trabalho e as escalas diferenciadas dos profissionais de saúde.

Afinal, caso esse processo não seja feito da forma correta, a clínica pode prejudicar seu funcionamento e reputação, além do risco de enfrentar problemas trabalhistas e financeiros. 

Isso porque a complexidade desse tipo de empresa exige mais cuidado e organização, características que podem ser melhoradas por meio da adoção de um sistema de ponto eletrônico.

Quer entender como e por que esse tipo de sistema otimiza a gestão de clínicas e consultórios médicos? Continue a leitura e confira as explicações para os tópicos abaixo:

Boa leitura!

O que é e qual a importância do controle de ponto?

O controle de ponto é um sistema responsável por registrar e armazenar todas as informações relacionadas a entrada e saída dos colaboradores, bem como seus intervalos durante o expediente. 

Na prática, esse sistema permite que a empresa verifique se o funcionário cumpre o horário de trabalho definido em contrato. Além disso, ele facilita o monitoramento das horas trabalhadas, o fechamento da folha de ponto e o cálculo da folha de pagamento. Assim, a organização pode fazer o gerenciamento eficiente e preciso da jornada de trabalho dos colaboradores. 

Ao mesmo tempo, o controle de ponto aumenta a transparência e a segurança no ambiente de trabalho, uma vez que o registro de dados evita problemas como erros e fraudes

Como resultado, esse sistema facilita o cumprimento das leis trabalhistas e assegura que tanto empresa quanto trabalhador tenham seus direitos e deveres respeitados.

Vale lembrar que o artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a adotar alguma forma de registro de ponto, seja manual, mecânica ou eletrônica. 

Dessa forma, a CLT estimula o uso de um sistema de controle de ponto, ferramenta essencial para fazer a gestão da jornada de trabalho e evitar problemas trabalhistas.

Por que é importante um controle de ponto para clínicas médicas?

Porque as clínicas médicas também são empresas. Ou seja, elas também contam com um quadro de funcionários e precisam fazer a gestão da jornada desses colaboradores. 

A diferença em relação às demais empresas é que as clínicas médicas também precisam gerir a jornada de trabalho de profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros. 

Esses profissionais geralmente cumprem escalas e jornadas de trabalho atípicas, ou seja, diferentes daquelas cumpridas por funcionários de outros setores. Eles podem trabalhar em regime de plantão e cumprir uma carga horária de trabalho mais extensa, por exemplo.

Além disso, os cálculos das horas trabalhadas, dos benefícios e da remuneração também diferem dos demais setores. Isso ocorre não só por conta do tipo de escala de trabalho realizado pelos profissionais de saúde, mas também porque nem sempre eles trabalham nos mesmos horários. 

Médicos de diferentes especialidades podem trabalhar em locais variados, e, por isso, atender na clínica apenas em dias e horários específicos, por exemplo.

Por esse motivo, a gestão de frequência e o registro de ponto para profissionais de saúde podem ser mais desafiadores e complexos do que o normal. 

Sendo assim, caso a clínica médica não adote um sistema eficiente de controle de ponto, pode comprometer seu funcionamento, o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho dos profissionais, e até sofrer com processos trabalhistas. 

Nesse cenário, a melhor forma de resolver problemas e garantir a fluidez, a produtividade e a eficiência do ambiente de trabalho é fazer o controle de ponto em clínicas médicas.

Aspectos importantes do controle de ponto para clínica médica

Mulher com roupa branca

Fazer o controle de ponto em uma clínica médica envolve diversos aspectos importantes relacionados à jornada e escalas de trabalho, bem como à organização de entradas e saídas dos funcionários. 

Conheça cada um desses aspectos a seguir:

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho se refere ao período em que o funcionário está à disposição da clínica médica. A carga horária, as escalas de trabalho e o número de plantões, por exemplo, associados a essa jornada dependem das políticas da própria clínica. 

Se a clínica funciona 24 horas, é importante considerar a necessidade dos profissionais de saúde fazerem plantões noturnos e os demais funcionários receberem adicional noturno, por exemplo.

Além disso, a jornada de trabalho também varia de acordo com a legislação trabalhista e os acordos coletivos vigentes de cada categoria. Mesmo assim, ela pode ser bem diferenciada e flexível. 

No caso dos médicos, eles podem cumprir plantões de 12 horas sem direito a hora extra e jornadas semanais de 12⨯36, mas isso não é uma regra. 

Além disso, é importante considerar que, se o profissional precisa trabalhar além da jornada diária definida para atender uma emergência, a título de exemplo, ele deve receber horas extras. 

Nesse cenário, o controle de ponto de clínicas e consultórios é essencial para organizar e gerenciar uma jornada de trabalho complexa. 

Assim, é possível evitar erros e problemas trabalhistas, inclusive com profissionais que não são da área da saúde, mas que são fundamentais para manter a clínica em funcionamento.

Escalas de trabalho 

Conforme explicado, profissionais de saúde geralmente cumprem escalas de trabalho diferentes daquelas realizadas por outras categorias. Além da escala 12⨯36, é comum que eles cumpram outros tipos de escalas, como 18⨯36 e 24⨯48

Para garantir o descanso desses trabalhadores, o cumprimento da legislação e o funcionamento da clínica, é fundamental criar escalas de trabalho eficientes. 

Assim, é possível organizar os horários dos funcionários considerando suas demandas e disponibilidades de horários. Ao mesmo tempo, a clínica assegura que haja profissionais presentes em todos os turnos e funções necessárias para o seu funcionamento.

Organização de entradas e saídas

Além de entender a jornada de trabalho dos profissionais da clínica e utilizar esses dados para criar escalas de trabalho eficientes, é fundamental monitorar o cumprimento desses horários. 

Para isso, a clínica precisa organizar e registrar os horários de entradas e saídas dos funcionários. Assim, além de facilitar o cálculo da folha de pagamento, ela consegue verificar a frequência e a assiduidade dos colaboradores. 

Com base nessas informações, é possível fazer os ajustes necessários para garantir o pleno funcionamento do local.

Como a tecnologia pode ajudar a clínica médica a organizar o seu controle de ponto?

Fazer o controle de ponto para clínica médica pode ser uma tarefa desafiadora. Isso acontece por conta das especificidades da jornada de trabalho dos profissionais de saúde. 

Conforme explicado, essa jornada costuma ser diferente daquelas cumpridas por outras categorias, o que dificulta o seu gerenciamento. 

Por isso, embora existam formas de controle de ponto manual e mecânico, o ideal é investir em formas de registro de ponto que utilizam tecnologias mais avançadas. 

Nesse cenário, a melhor solução é o ponto eletrônico para clínicas. Esse tipo de sistema é regulamentado pela Portaria 671, que consolidou todas as formas de registro de ponto eletrônico disponíveis no país. 

Por esse motivo, hoje, empresas de diferentes categorias, incluindo clínicas e consultórios, podem adotar um sistema de ponto digital que facilita a rotina do setor de Recursos Humanos (RH) e otimiza a gestão da jornada de trabalho. 

Graças a esse tipo de sistema, é possível reduzir a burocracia relacionada à marcação de ponto, à criação de escalas, ao fechamento da folha de pagamento e até à segurança das informações. 

Além disso, o sistema permite o monitoramento e controle em tempo real dos apontamentos e o cálculo automático e personalizado de horas trabalhadas e horas extras, por exemplo. 

Como resultado, é possível evitar falhas, erros, atrasos, entre outros problemas que podem colocar em risco o funcionamento e a reputação da clínica ou consultório.

Em outras palavras, a tecnologia oferecida pelo sistema de ponto eletrônico torna a gestão da clínica mais precisa e eficiente, beneficiando seu gerenciamento financeiro e contribuindo para o seu sucesso.

Como configurar um controle de ponto para clínica médica?

A configuração do sistema de controle de ponto para uma clínica médica geralmente envolve várias etapas. A primeira delas é avaliar as necessidades da clínica, como número de funcionários, tipos de serviços prestados e turnos de trabalho

Depois disso, está na hora de fazer uma pesquisa de mercado e escolher um fornecedor de controle de ponto que atenda essas necessidades. 

Conforme explicado, o ideal é investir em um ponto eletrônico para clínicas, considerado uma ferramenta mais avançada e eficiente para gerenciar a jornada de profissionais de saúde. 

Após escolher o fornecedor, está na hora de implementar o sistema. Esse processo deve ser feito conforme as orientações do próprio desenvolvedor. Por isso, a partir desse ponto, a configuração pode variar de acordo com o sistema de controle de ponto adotado e com as necessidades da própria empresa.

De forma geral, nessa etapa, é importante que os profissionais do RH sejam treinados e capacitados para utilizar o sistema. Assim, eles podem cadastrar os funcionários e fazer os ajustes necessários para personalizar cálculos e monitorar a frequência dos colaboradores, entre outras medidas. 

No momento de implementação, também é importante integrar o software de controle com outros sistemas, como o sistema de folha de pagamento, facilitando a rotina do departamento financeiro

Depois disso, o próximo passo é treinar os funcionários para fazer o registro de ponto utilizando o novo sistema. Por fim, o setor de RH deve monitorar e gerenciar as informações em tempo real e fazer os ajustes, caso seja necessário.

Vale lembrar que os cálculos e ajustes devem ser feitos conforme a legislação trabalhista e os acordos coletivos relacionados a cada categoria profissional. Assim, a clínica garante que o sistema de controle de ponto seja configurado em conformidade com a lei.

Vantagens do controle de ponto para clínicas médicas

O investimento em um bom controle de ponto eletrônico resulta em vários benefícios para clínicas médicas e consultórios. 

Uma dessas vantagens é ajudar esse tipo de empresa a cumprir as leis trabalhistas. Afinal, o sistema assegura a contabilização correta das horas trabalhadas e facilita o cálculo do pagamento dos funcionários. 

Como resultado, é possível reduzir o número de processos trabalhistas, bem como o registro de erros e fraudes associados à gestão de escalas e folha de pagamento.

Ao mesmo tempo, esse tipo de sistema Incentiva a produtividade e a assiduidade dos colaboradores, já que o controle permite uma gestão justa, transparente e igualitária das jornadas e escalas de trabalho.

Além dessas vantagens, a adoção de um controle de ponto para clínica médica também produz os seguintes benefícios:

  • Garante a precisão no registro de horários; 
  • Melhora a transparência no ambiente de trabalho e a aumenta a confiança entre os funcionários;
  • Facilita a gestão da jornada e escalas de trabalho;
  • Garante a organização, a segurança e a eficiência dos serviços oferecidos pela clínica;
  • Melhora a experiência do paciente, garantindo seu atendimento adequado;
  • Pode melhorar a rentabilidade da clínica, uma vez que o controle de ponto favorece a eficiência operacional e a transparência nas práticas de gestão de recursos humanos.

Qual o melhor controle de ponto para clínicas médicas?

Pessoa com luvas segurando um celular apresentando a tela de registro de ponto do PontoTel

É o PontoTel! O PontoTel oferece uma plataforma completa de gestão e tratamento de ponto, repleta de recursos avançados para otimizar o gerenciamento da jornada em clínicas médicas. 

Afinal, seu sistema oferece múltiplas formas de registro de ponto, sistema de autenticação seguro, gestão de escalas, acompanhamento em tempo real, entre outros recursos. 

Além disso, com o PontoTel, é possível gerar mais de 30 tipos de relatórios sobre a jornada dos colaboradores, fazer a integração de dados com outros sistemas e muito mais. 

Em outras palavras, essa plataforma permite que o registro, controle e tratamento de ponto dos funcionários seja feito de forma inteligente, ágil e segura. 

Como resultado, é possível otimizar os processos operacionais do RH da clínica. Assim, sobra tempo para se dedicar a outras atividades.

Quer entender melhor como essa ferramenta pode ajudar sua clínica? Agende uma demonstração gratuita com um dos especialistas PontoTel!

Conclusão

Um sistema de controle de ponto é uma ferramenta fundamental na organização e na gestão eficiente das clínicas médicas. 

Isso porque esse tipo de sistema otimiza o registro e o monitoramento das jornadas de trabalho, além de facilitar a criação de escalas bem definidas, considerando as particularidades da rotina dos profissionais de saúde. 

Como resultado, as clínicas que utilizam um bom sistema de controle de ponto, como o PontoTel, podem garantir sua conformidade legal, reduzir erros e fraudes, otimizar o fechamento da folha de pagamento, entre outros benefícios. 

Dessa forma, ao adotar um sistema de controle de ponto adequado, clínicas e consultórios médicos podem melhorar sua eficiência operacional e a gestão da sua equipe.

Por isso, vale a pena investir no controle de ponto para clínica médica e melhorar os resultados desse tipo de empresa.

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