O departamento de RH é um setor amplo e complexo. Os profissionais da área lidam diariamente com várias siglas, termos técnicos e, muitas vezes, em inglês.
Aos que estão iniciando na área e aqueles que já tem anos de experiência, podem ter dificuldade com todas as siglas e termos que surgem à medida que o setor vai se transformando.
Por isso, montamos um dicionário do RH para que você conheça as principais siglas e não se confunda mais!
Veja os tópicos que serão abordados neste artigo:
Acompanhe!
Por que há tantos termos de RH?
Como vimos, o RH é uma área muito complexa e essas siglas podem confundir profissionais que já estão há anos na profissão. Isso porque, o setor vem se transformando e, cada vez mais, surgem novos termos.
Portanto, é necessário que todo profissional de RH esteja por dentro do dicionário do RH, e sempre se atualize para não se confundir no dia a dia.
Principais termos
Aqui vamos conhecer os principais termos técnicos de RH. Confira!
A
Absenteísmo
O absenteísmo diz respeito à ausência dos profissionais no ambiente de trabalho, seja por ausência ou por faltas.
AI
A sigla tem origem do inglês Artificial Intelligence, em português, Inteligência Artificial. Esse recurso é utilizado para tornar os processos mais ágeis, simples e inteligentes.
API
O termo em português significa “Interface de Programação de Aplicação”. Esse programa é um conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem a criação de plataformas simples para desenvolvedores web.
A partir da API’́s, é possível desenvolver softwares, programas e outras diversas plataformas, como aplicativos para Android e para IOS.
ASAP
A sigla vem do inglês “as soon as possible”, traduzindo para o português “assim que possível”.
Ou seja, ao usar esse termo, está sendo sinalizado a urgência para finalizar determinada tarefa.
Assessment
Esse é um método de avaliação de competência para avaliar e testar continuamente o potencial dos colaboradores.
ATS
A sigla refere-se à Applicant Tracking System. O ATS é uma plataforma de recrutamento e seleção, que utiliza ferramentas para realizar o processo seletivo on-line.
O processo ocorre desde o recrutamento até a admissão. O principal objetivo é torná-lo mais econômico, rápido e tecnológico.
Auditoria de Recursos Humanos
A auditoria é um processo para revisar as políticas, processos internos, documentações e programas utilizados no departamento de recursos humanos.
O objetivo da auditoria é identificar pontos que precisam ser ajustados e garantir que os processos estejam sendo realizados conforme planejado.
Automação de processos
A automação corresponde a técnica de utilizar recursos tecnológicos para otimizar os processos internos do RH.
Dessa forma, a tecnologia substitui os homens e as máquinas passam a fazer as tarefas manuais e burocráticas, deixando os profissionais livres para executarem outras demandas.
Avaliação 180º
A avaliação 180º é o modelo mais utilizado pelas organizações. Nesse modelo, o gestor avalia os funcionários e os profissionais efetuem uma auto-avaliação. A avaliação é feita com base nas metas determinadas para o período.
O gestor deve fornecer orientação, metas e cobrar resultados dos colaboradores. E o papel do profissional, é gerar resultados e desempenho.
Avaliação 360º
A avaliação 360º é um modelo mais completo, pois, vários profissionais avaliam o colaborador, pode ser gestor, diretor, clientes, fornecedores, entre outros.
Dessa forma, é possível fazer uma análise completa do desempenho do colaborador.
B
Benchmarking
O Benchmarking é um processo que consiste em comparar se os processos usados pela empresa correspondem com as práticas do mercado.
Big Data
O termo big data se refere a um grande volume de dados complexos que um software comum não consegue gerenciá-los.
Porém, esses dados podem ser utilizados para buscar insights que auxiliem o processo de tomada de decisão e resolver problemas de forma mais simples.
Boreout
O boreout é uma síndrome bastante comum entre as pessoas sendo conhecida como a “síndrome do tédio”.
Ou seja, ela ocorre quando o profissional não é estimulado da forma correta e passa a se sentir entediado no ambiente de trabalho. Muitas vezes, a síndrome é acompanhada pelo sentimento de improdutividade, incapacidade, autoestima baixa, entre outros.
Portanto, quando os colaboradores realizam atividades das quais não gostam, eles estão mais propensos a ficar entediados. Isso pode gerar outros problemas graves como depressão, ansiedade, estresse, etc.
Burnout
Ao contrário da síndrome boreout, a síndrome de burnout é o esgotamento pelo excesso de trabalho.
Ela ocorre quando o profissional passa por situações desgastantes e está vinculado ao nível de pressão no ambiente corporativo.
Os principais sintomas são:
- Cansaço excessivo;
- Dores de cabeça frequente;
- Insônia;
- Dificuldade de concentração;
- Fadiga;
- Pressão alta.
Business partner
O business partner de recursos humanos é o profissional responsável por fazer a gestão de pessoas conforme as diretrizes da organização.
Dessa forma, ele faz a intermediação entre a alta gestão e as equipes, visando obter os melhores resultados.
C
Clima organizacional
O clima organizacional corresponde a um conjunto de fatores que medem a satisfação dos colaboradores em relação à empresa.
Ela está ligada à forma que os profissionais observam a gestão, a organização e os colegas de trabalho.
Coaching
É um treinamento que tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos profissionais. As sessões são feitas com um consultor de carreira e o objetivo desse treinamento é desenvolver ou aprimorar alguma habilidade, capacidade ou competência do colaborador.
Cultura Organizacional
Cada empresa possui uma cultura única. Por isso, é importante que as organizações mostrem quais são os valores, crenças e ações que definem sua cultura e conduzem o dia a dia e os processos da organização.
D
Dashboard de Gestão
Entende-se como dashboard um conjunto de indicadores importantes para a gestão das organizações. Ou seja, é um sistema que reúne as principais informações para a gestão de forma visual.
As métricas contidas no dashboard são dados importantes para avaliar a situação do negócio, metas, entre outros indicadores e elas podem ser obtidas em tempo real.
Deep Learning
Deep learning (aprendizagem profunda, em português) é um tópico que compõe a inteligência artificial.
Esse termo corresponde a utilização de redes neurológicas para ensinar as máquinas a aprenderem determinadas tarefas.
Assim, essa tecnologia tenta imitar o comportamento do cérebro humano para compreender as informações recebidas no sistema.
Dessa forma, a máquina consegue compreender sons, imagens e dados de forma mais rápida e sem a interferência humana.
Downsizing
O downsizing é um processo que corresponde a diminuição de níveis hierárquicos na organização e o objetivo é aproximar os líderes das equipes.
E
Employee Experience
É um conjunto de esforços que a organização coloca em prática para tornar a experiência do colaborador mais agradável.
O objetivo é desenvolver ações que promovam o crescimento e o bem-estar dos colaboradores. Assim, empregado e empregador terão uma boa convivência, mesmo após o fim da relação de trabalho.
Employer Branding
Já o employer branding corresponde a imagem que a organização passa para os colaboradores e para candidatos. Essa imagem influencia a atração e retenção de talentos na organização.
eNPS
O eNPS, ou Employee Net Promoter Score, é uma forma para que as organizações consigam medir o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa.
Também é possível avaliar quais as chances de um profissional recomendar a organização para outras pessoas como um bom local para trabalhar.
E-recruitment
Essa ferramenta, também conhecida como recrutamento digital, utiliza recursos tecnológicos para realizar o processo de recrutamento e seleção de novos profissionais.
Escopo de projeto
O escopo de projeto corresponde a um material onde está descrito o que deve ser feito para realizar determinada entrega, seja um produto ou um serviço.
No escopo deve ser informado tudo o que precisa ser realizado para concluir o projeto, quais os objetivos, restrições, recursos, entre outros.
Experiência do candidato
A experiência do candidato diz respeito à jornada do candidato durante o processo seletivo na organização.
Ou seja, ele corresponde a forma que o RH consegue encantar o profissional durante o processo de recrutamento para que ele deseje fazer parte da empresa.
F
Feedback
O feedback é uma forma do gestor avaliar a performance e o comportamento do colaborador.
Nessa avaliação, o líder informa pontos fortes e pontos que precisam de ajustes. Assim, o profissional consegue se desenvolver na organização.
Fit Cultural
O processo de fit cultural visa avaliar quanto o candidato está alinhado com as diretrizes da empresa e se ele está preparado para os desafios que ele encontrará.
Funil de recrutamento
O funil de recrutamento está ligado a todas as etapas que fazem parte do processo de contratação. Essa ferramenta identifica os pontos que precisam de ajustes.
As etapas do recrutamento são: 1 – Consciência; 2 – Interesse; 3 – Pesquisa Ativa; 4 – Aplicação; 5 – Avaliação; 6 – Contratação.
H
Hard Skills
As hards skills correspondem às capacitações técnicas que um profissional possui. Essas qualificações podem ser vistas através do currículo ou de diplomas, certificados, cursos ou especializações que validam o conhecimento teórico adquirido.
Headhunter
O headhunter é o profissional responsável por identificar talentos no mercado de trabalho para ocupar vagas específicas nas organizações, as principais vagas estão voltadas para alta gestão.
HR Tech
O termo HR Tech vem do inglês Human Resources e o Tech vem de Technology. Portanto, as HRs Techs são empresas que têm o objetivo de solucionar problemas do RH, através de tecnologia.
I
Inbound Recruiting
O conceito de inbound recruiting corresponde a uma estratégia que visa atrair, engajar e conquistar novos candidatos que desejem trabalhar na organização.
Dessa forma, a organização não precisa procurar novos candidatos no mercado de trabalho, pelo contrário, os profissionais vão até às empresas através dessas estratégias.
Interjornada
Segundo o artigo 66 da CLT, o intervalo de interjornada é aquele que ocorre entre uma jornada de trabalho e outra. A CLT ainda determina que, o intervalo entre as duas jornadas deve ser no mínimo de onze horas.
Intrajornada
Já a intrajornada refere-se a pausas para alimentação ou descanso durante a jornada de trabalho.
O intervalo pode ter duração de uma a duas horas, mas pode variar conforme a duração da jornada.
K
Know how
Know how vem do inglês e significa “saber fazer”. Portanto, ele diz respeito às capacidades e habilidades que o profissional possui para realizar tarefas específicas.
Diz respeito também a todo o conhecimento que a organização possui e que a ajuda a conquistar o sucesso e atingir os objetivos desejados.
KPI
É sigla de Key Performance Indicator ou Indicadores de desempenho. Portanto, esses indicadores são as medidas utilizadas para mensurar o sucesso de uma estratégia e dos processos de gestão.
L
LGPD
A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados. Essa lei trouxe mudanças sobre como o departamento do RH pode fazer o recolhimento, utilização e armazenamento de dados pessoais dos colaboradores.
M
Machine Learning (ML)
O machine learning (ML) é um tecnologia que analisa dados e identifica padrões e, através dela, é possível otimizar processos e tarefas. Dependendo da tarefa, será preciso mais ou menos intervenção de pessoas para concluí-la.
Marca empregadora
A marca empregadora é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de despertar o interesse das pessoas em trabalhar na organização.
Essa estratégia é importante para atrair novos talentos e auxiliar nas opções de novos candidatos para preencher as vagas.
O
OKR’s
OKR (Objectives and Key results ou objetivos e resultados-chaves) é um modelo de gestão para tornar o desempenho mais ágil.
O principal diferencial desse modelo é sua característica de comunicação e alinhamento, motivando os profissionais a trabalharem em equipe e concentrando os esforços para realizarem entregas de qualidade.
Onboarding
O processo de onboarding diz respeito à integração dos novos colaboradores na organização.
Através desse processo, eles vão aprender sobre a empresa, funções, filosofia da empresa, entre outros.
Organograma
O organograma é uma representação visual da estrutura da empresa. Dessa forma, essa ferramenta demonstra como a empresa organiza seus cargos e departamentos.
O objetivo é para que cada profissional saiba o nível hierárquico em que está inserido e para quem ele deve se reportar.
Outbound Recruiting
Nesse processo de recrutamento, a organização é responsável por buscar o profissional ideal para preencher determinada posição.
Por se tratar de vagas urgentes, muitas vezes, a empresa pula a etapa de aplicação e oferece a oportunidade diretamente a um profissional. Porém, não elimina as etapas de avaliações.
R
Recrutamento data-driven
O recrutamento data-driven diz respeito ao processo de seleção baseado em dados. Portanto, a empresa utiliza os dados para avaliar as opções de candidatos e identificar os profissionais que estejam mais adequados com a vaga.
RH estratégico
O RH estratégico é um modelo de gestão onde os profissionais de RH são responsáveis por tomar decisões baseadas em dados, fazer planejamento antes de tomar decisões, otimizar os processos e buscar atingir sempre os melhores resultados.
Salário bruto
O salário bruto ou salário base, corresponde a remuneração pela qual o colaborador foi contratado e registrado na carteira de trabalho.
Salário em espécie
Segundo o artigo 463 da CLT o pagamento do salário deve ocorrer em espécie, ou seja, em dinheiro e na moeda brasileira.
Porém, diante da evolução tecnológica, a portaria nº 3.281/1984 do Ministério do Trabalho autorizou as empresas a efetuarem o pagamento de salário através de cheque ou depósito bancário (a forma mais comum hoje em dia).
Salário emocional
Este é um conceito que vai além da remuneração salarial. Ou seja, é o sentimento que o profissional tem ao olhar para a empresa, suas funções, seus colegas de trabalho, etc.
É o reconhecimento que ele recebe dos gestores e benefícios que não estão relacionados ao dinheiro como flexibilização de horários, oportunidades de desenvolvimento, treinamentos, entre outros.
Salário líquido
Este é o valor final que o profissional recebe após os descontos obrigatórios e de outros benefícios que ele possui. Ou seja, é o valor que ele irá receber na sua conta no dia do pagamento.
SLA
O SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) corresponde às expectativas esperadas pelo cliente diante do serviço contratado.
Nesse acordo é definido as metas que devem ser alcançadas, soluções e penalidades que podem ser aplicadas.
Esse termo também é aplicado para avaliar a eficácia de um serviço e mensurar o tempo que precisa ser gasto para finalizar alguma atividade.
Smart Recruiting
O recrutamento inteligente ou smart recruiting é um método visando otimizar os processos de recrutamento e seleção, tornando-o mais simples e assertivo nas escolhas dos candidatos ideias.
Soft Skills
Soft skills são competências comportamentais dos indivíduos e se caracteriza pela forma que ele reage diante de determinadas situações de pressão e estresse no trabalho.
T
Talent Acquisition
Em tradução simples “aquisição de talentos” corresponde ao processo de encontrar, atrair e integrar os profissionais mais qualificados para as vagas em aberto na empresa.
Transformação Digital
A transformação digital é a capacidade que as organizações têm de acompanhar as novas tecnologias do mercado.
Turnover
Representa a rotatividade dos funcionários na organização. Ou seja, é a métrica usada para mensurar o número de demissões em determinado período.
W
Workshop
O workshop é um treinamento realizado em grupo mediante a orientação de um profissional qualificado no assunto
Conclusão
Esperamos que esse dicionário RH te ajude a entender melhor o que significa cada um desses termos e siglas.
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