Dicionário do RH: fique por dentro dos principais termos utilizados pelo setor!

imagem de um livro sobre o dicionário do rh

O departamento de RH é um setor amplo e complexo. Os profissionais da área lidam diariamente com várias siglas, termos técnicos e, muitas vezes, em inglês.

Aos que estão iniciando na área e aqueles que já tem anos de experiência, podem ter dificuldade com todas as siglas e termos que surgem à medida que o setor vai se transformando.

Por isso, montamos um dicionário do RH para que você conheça as principais siglas e não se confunda mais!

Veja os tópicos que serão abordados neste artigo:

Acompanhe!

controle de jornada digital e gestao de pessoas

Por que há tantos termos de RH?

Como vimos, o RH é uma área muito complexa e essas siglas podem confundir profissionais que já estão há anos na profissão. Isso porque, o setor vem se transformando e, cada vez mais, surgem novos termos. 

Portanto, é necessário que todo profissional de RH esteja por dentro do dicionário do RH, e sempre se atualize para não se confundir no dia a dia.

Principais termos

imagem de uma mulher segurando um tablet

Aqui vamos conhecer os principais termos técnicos de RH. Confira!

A

Absenteísmo

O absenteísmo diz respeito à ausência dos profissionais no ambiente de trabalho, seja por ausência ou por faltas.

AI

A sigla tem origem do inglês Artificial Intelligence, em português, Inteligência Artificial. Esse recurso é utilizado para tornar os processos mais ágeis, simples e inteligentes.

API

O termo em português significa “Interface de Programação de Aplicação”. Esse programa é um conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem a criação de plataformas simples para desenvolvedores web.

A partir da API’́s, é possível desenvolver softwares, programas e outras diversas plataformas, como aplicativos para Android e para IOS.

ASAP

A sigla vem do inglês “as soon as possible”, traduzindo para o português “assim que possível”.

Ou seja, ao usar esse termo, está sendo sinalizado a urgência para finalizar determinada tarefa.

Assessment

Esse é um método de avaliação de competência para avaliar e testar continuamente o potencial dos colaboradores. 

ATS

A sigla refere-se à Applicant Tracking System. O ATS é uma plataforma de recrutamento e seleção, que utiliza ferramentas para realizar o processo seletivo on-line.

O processo ocorre desde o recrutamento até a admissão. O principal objetivo é torná-lo mais econômico, rápido e tecnológico.

Auditoria de Recursos Humanos

A auditoria é um processo para revisar as políticas, processos internos, documentações e programas utilizados no departamento de recursos humanos.

O objetivo da auditoria é identificar pontos que precisam ser ajustados e garantir que os processos estejam sendo realizados conforme planejado.

Automação de processos

A automação corresponde a técnica de utilizar recursos tecnológicos para otimizar os processos internos do RH.

Dessa forma, a tecnologia substitui os homens e as máquinas passam a fazer as tarefas manuais e burocráticas, deixando os profissionais livres para executarem outras demandas.

Avaliação 180º

A avaliação 180º é o modelo mais utilizado pelas organizações. Nesse modelo, o gestor avalia os funcionários e os profissionais efetuem uma auto-avaliação. A avaliação é feita com base nas metas determinadas para o período.

O gestor deve fornecer orientação, metas e cobrar resultados dos colaboradores. E o papel do profissional, é gerar resultados e desempenho.

Avaliação 360º

A avaliação 360º é um modelo mais completo, pois, vários profissionais avaliam o colaborador, pode ser gestor, diretor, clientes, fornecedores, entre outros. 

Dessa forma, é possível fazer uma análise completa do desempenho do colaborador.

B

Benchmarking

O Benchmarking é um processo que consiste em comparar se os processos usados pela empresa correspondem com as práticas do mercado. 

Big Data

O termo big data se refere a um grande volume de dados complexos que um software comum não consegue gerenciá-los. 

Porém, esses dados podem ser utilizados para buscar insights que auxiliem o processo de tomada de decisão e resolver problemas de forma mais simples.

Boreout

O boreout é uma síndrome bastante comum entre as pessoas sendo conhecida como a “síndrome do tédio”.

Ou seja, ela ocorre quando o profissional não é estimulado da forma correta e passa a se sentir entediado no ambiente de trabalho. Muitas vezes, a síndrome é acompanhada pelo sentimento de improdutividade, incapacidade, autoestima baixa, entre outros.

Portanto, quando os colaboradores realizam atividades das quais não gostam, eles estão mais propensos a ficar entediados. Isso pode gerar outros problemas graves como depressão, ansiedade, estresse, etc.

Burnout

Ao contrário da síndrome boreout, a síndrome de burnout é o esgotamento pelo excesso de trabalho.

Ela ocorre quando o profissional passa por situações desgastantes e está vinculado ao nível de pressão no ambiente corporativo. 

Os principais sintomas são:

  • Cansaço excessivo;
  • Dores de cabeça frequente;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Fadiga;
  • Pressão alta.

Business partner

O business partner de recursos humanos é o profissional responsável por fazer a gestão de pessoas conforme as diretrizes da organização.

Dessa forma, ele faz a intermediação entre a alta gestão e as equipes, visando obter os melhores resultados.

C

Clima organizacional

O clima organizacional corresponde a um conjunto de fatores que medem a satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

Ela está ligada à forma que os profissionais observam a gestão, a organização e os colegas de trabalho. 

Coaching

É um treinamento que tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos profissionais. As sessões são feitas com um consultor de carreira e o objetivo desse treinamento é desenvolver ou aprimorar alguma habilidade, capacidade ou competência do colaborador.

Cultura Organizacional

Cada empresa possui uma cultura única. Por isso, é importante que as organizações mostrem quais são os valores, crenças e ações que definem sua cultura e conduzem o dia a dia e os processos da organização.

D

Dashboard de Gestão

Entende-se como dashboard um conjunto de indicadores importantes para a gestão das organizações. Ou seja, é um sistema que reúne as principais informações para a gestão de forma visual.

As métricas contidas no dashboard são dados importantes para avaliar a situação do negócio, metas, entre outros indicadores e elas podem ser obtidas em tempo real.

Deep Learning

Deep learning (aprendizagem profunda, em português) é um tópico que compõe a inteligência artificial.

Esse termo corresponde a utilização de redes neurológicas para ensinar as máquinas a aprenderem determinadas tarefas. 

Assim, essa tecnologia tenta imitar o comportamento do cérebro humano para compreender as informações recebidas no sistema. 

Dessa forma, a máquina consegue compreender sons, imagens e dados de forma mais rápida e sem a interferência humana.

Downsizing

O downsizing é um processo que corresponde a diminuição de níveis hierárquicos na organização e o objetivo é aproximar os líderes das equipes.

E

Employee Experience

É um conjunto de esforços que a organização coloca em prática para tornar a experiência do colaborador mais agradável. 

O objetivo é desenvolver ações que promovam o crescimento e o bem-estar dos colaboradores. Assim, empregado e empregador terão uma boa convivência, mesmo após o fim da relação de trabalho.

Employer Branding

Já o employer branding corresponde a imagem que a organização passa para os colaboradores e para candidatos. Essa imagem influencia a atração e retenção de talentos na organização.

eNPS

O eNPS, ou Employee Net Promoter Score, é uma forma para que as organizações consigam medir o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

Também é possível avaliar quais as chances de um profissional recomendar a organização para outras pessoas como um bom local para trabalhar.

E-recruitment

Essa ferramenta, também conhecida como recrutamento digital, utiliza recursos tecnológicos para realizar o processo de recrutamento e seleção de novos profissionais.

Escopo de projeto

O escopo de projeto corresponde a um material onde está descrito o que deve ser feito para realizar determinada entrega, seja um produto ou um serviço. 

No escopo deve ser informado tudo o que precisa ser realizado para concluir o projeto, quais os objetivos, restrições, recursos, entre outros.

Experiência do candidato

A experiência do candidato diz respeito à jornada do candidato durante o processo seletivo na organização.

Ou seja, ele corresponde a forma que o RH consegue encantar o profissional durante o processo de recrutamento para que ele deseje fazer parte da empresa.

F

Feedback

O feedback é uma forma do gestor avaliar a performance e o comportamento do colaborador. 

Nessa avaliação, o líder informa pontos fortes e pontos que precisam de ajustes. Assim, o profissional consegue se desenvolver na organização.

Fit Cultural

O processo de fit cultural visa avaliar quanto o candidato está alinhado com as diretrizes da empresa e se ele está preparado para os desafios que ele encontrará.

Funil de recrutamento

O funil de recrutamento está ligado a todas as etapas que fazem parte do processo de contratação. Essa ferramenta identifica os pontos que precisam de ajustes.

As etapas do recrutamento são: 1 – Consciência; 2 – Interesse; 3 – Pesquisa Ativa; 4 – Aplicação; 5 – Avaliação; 6 – Contratação.

H

Hard Skills

imagem de duas mulheres sentadas olhando para um computador

As hards skills correspondem às capacitações técnicas que um profissional possui. Essas qualificações podem ser vistas através do currículo ou de diplomas, certificados, cursos ou  especializações que validam o conhecimento teórico adquirido.

Headhunter

O headhunter é o profissional responsável por identificar talentos no mercado de trabalho para ocupar vagas específicas nas organizações, as principais vagas estão voltadas para alta gestão.

HR Tech

O termo HR Tech vem do inglês Human Resources e o Tech vem de Technology. Portanto, as HRs Techs são empresas que têm o objetivo de solucionar problemas do RH, através de tecnologia.

I

Inbound Recruiting

O conceito de inbound recruiting corresponde a uma estratégia que visa atrair, engajar e conquistar novos candidatos que desejem trabalhar na organização.

Dessa forma, a organização não precisa procurar novos candidatos no mercado de trabalho, pelo contrário, os profissionais vão até às empresas através dessas estratégias.

Interjornada

Segundo o artigo 66 da CLT, o intervalo de interjornada é aquele que ocorre entre uma jornada de trabalho e outra. A CLT ainda determina que, o intervalo entre as duas jornadas deve ser no mínimo de onze horas.

Intrajornada

Já a intrajornada refere-se a pausas para alimentação ou descanso durante a jornada de trabalho.

O intervalo pode ter duração de uma a duas horas, mas pode variar conforme a duração da jornada.

K

Know how

Know how vem do inglês e significa “saber fazer”. Portanto, ele diz respeito às capacidades e habilidades que o profissional possui para realizar tarefas específicas.

Diz respeito também a todo o conhecimento que a organização possui e que a ajuda a conquistar o sucesso e atingir os objetivos desejados.

KPI

É sigla de Key Performance Indicator ou Indicadores de desempenho. Portanto, esses indicadores são as medidas utilizadas para mensurar o sucesso de uma estratégia e dos processos de gestão.

L

LGPD

A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados. Essa lei trouxe mudanças sobre como o departamento do RH pode fazer o recolhimento, utilização e armazenamento de dados pessoais dos colaboradores.

M

Machine Learning (ML)

O machine learning (ML) é um tecnologia que analisa dados e identifica padrões e, através dela, é possível otimizar processos e tarefas. Dependendo da tarefa, será preciso mais ou menos intervenção de pessoas para concluí-la.

Marca empregadora

A marca empregadora é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de despertar o interesse das pessoas em trabalhar na organização.

Essa estratégia é importante para atrair novos talentos e auxiliar nas opções de novos candidatos para preencher as vagas.

O

OKR’s

OKR (Objectives and Key results ou objetivos e resultados-chaves) é um modelo de gestão para tornar o desempenho mais ágil.

O principal diferencial desse modelo é sua característica de comunicação e alinhamento, motivando os profissionais a trabalharem em equipe e concentrando os esforços para realizarem entregas de qualidade.

Onboarding

O processo de onboarding diz respeito à integração dos novos colaboradores na organização.

Através desse processo, eles vão aprender sobre a empresa, funções, filosofia da empresa, entre outros.

Organograma

O organograma é uma representação visual da estrutura da empresa. Dessa forma, essa ferramenta demonstra como a empresa organiza seus cargos e departamentos.

O objetivo é para que cada profissional saiba o nível hierárquico em que está inserido e para quem ele deve se reportar.

Outbound Recruiting

Nesse processo de recrutamento, a organização é responsável por buscar o profissional ideal para preencher determinada posição.

Por se tratar de vagas urgentes, muitas vezes, a empresa pula a etapa de aplicação e oferece a oportunidade diretamente a um profissional. Porém, não elimina as etapas de avaliações.

R

Recrutamento data-driven

O recrutamento data-driven diz respeito ao processo de seleção baseado em dados. Portanto, a empresa utiliza os dados para avaliar as opções de candidatos e identificar os profissionais que estejam mais adequados com a vaga.

RH estratégico

O RH estratégico é um modelo de gestão onde os profissionais de RH são responsáveis por tomar decisões baseadas em dados, fazer planejamento antes de tomar decisões, otimizar os processos e buscar atingir sempre os melhores resultados.

Salário bruto

O salário bruto ou salário base, corresponde a remuneração pela qual o colaborador foi contratado e registrado na carteira de trabalho.

Salário em espécie

Segundo o artigo 463 da CLT o pagamento do salário deve ocorrer em espécie, ou seja, em dinheiro e na moeda brasileira.

Porém, diante da evolução tecnológica, a portaria nº 3.281/1984 do Ministério do Trabalho autorizou as empresas a efetuarem o pagamento de salário através de cheque ou depósito bancário (a forma mais comum hoje em dia).

Salário emocional

Este é um conceito que vai além da remuneração salarial. Ou seja, é o sentimento que o profissional tem ao olhar para a empresa, suas funções, seus colegas de trabalho, etc.

É o reconhecimento que ele recebe dos gestores e benefícios que não estão relacionados ao dinheiro como flexibilização de horários, oportunidades de desenvolvimento, treinamentos, entre outros.

Salário líquido

Este é o valor final que o profissional recebe após os descontos obrigatórios e de outros benefícios que ele possui. Ou seja, é o valor que ele irá receber na sua conta no dia do pagamento.

SLA

O SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) corresponde às expectativas esperadas pelo cliente diante do serviço contratado. 

Nesse acordo é definido as metas que devem ser alcançadas, soluções e penalidades que podem ser aplicadas.

Esse termo também é aplicado para avaliar a eficácia de um serviço e mensurar o tempo que precisa ser gasto para finalizar alguma atividade.

Smart Recruiting

O recrutamento inteligente ou smart recruiting é um método visando otimizar os processos de recrutamento e seleção, tornando-o mais simples e assertivo nas escolhas dos candidatos ideias.

Soft Skills

Soft skills são competências comportamentais dos indivíduos e se caracteriza pela forma que ele reage diante de determinadas situações de pressão e estresse no trabalho.

T

Talent Acquisition

Em tradução simples “aquisição de talentos” corresponde ao processo de encontrar, atrair e integrar os profissionais mais qualificados para as vagas em aberto na empresa.

Transformação Digital

A transformação digital é a capacidade que as organizações têm de acompanhar as novas tecnologias do mercado.

Turnover

Representa a rotatividade dos funcionários na organização. Ou seja, é a métrica usada para mensurar o número de demissões em determinado período.

W

Workshop

O workshop é um treinamento realizado em grupo mediante a orientação de um profissional qualificado no assunto

Conclusão

imagem de um homem sorrindo segurando um tablet

Esperamos que esse dicionário RH te ajude a entender melhor o que significa cada um desses termos e siglas.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de passar no blog da PontoTel para conferir mais artigos como esse!

banner chega de utilizar mais de um sistema para fechamento
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima