Retenção profissionais de tecnologia: 13 caminhos que sua empresa pode adotar!
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Time Pontotel 21 de julho de 2022 Departamento Pessoal
Saiba como sua empresa pode melhorar a retenção de profissionais de tecnologia e porque agir de forma rápida
A retenção de profissionais de tecnologia é uma estratégia para atrair trabalhadores qualificados, além de mantê-los motivados e engajados. Entenda como funciona na prática!
img of Saiba como sua empresa pode melhorar a retenção de profissionais de tecnologia e porque agir de forma rápida

O mundo vem passando por vários avanços tecnológicos nos últimos anos, o que gerou forte impacto na busca por profissionais da área de tecnologia. 

Isso gerou uma certa competição entre empresas e fez com que a retenção de profissionais de tecnologia fosse necessária para que elas conseguissem se manter em dia com a transformação digital.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber o que é retenção, qual a importância dos profissionais de tecnologia para as empresas e quais estratégias devem ser colocadas em prática para atrair esses profissionais.

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

Quer saber mais? Então, continue acompanhando!

controle de jornada digital e gestao de pessoas

O que significa retenção de profissionais?

A retenção de profissionais se resume em estratégias que a empresa pratica para que os seus colaboradores não saiam da empresa. Essa é uma atividade desafiadora, principalmente quando se fala em profissionais de tecnologia.

Isso porque, a partir da globalização que o mundo vem sofrendo e a importância dos recursos tecnológicos para as organizações, os profissionais de TI, têm se tornado cada vez mais imprescindíveis no mercado, tanto para pequenas quanto grandes empresas.

Assim, as empresas buscam por profissionais altamente qualificados, que se mantenham atualizados em tendências tecnológicas e com capacidade para lidar com as demandas do cotidiano.

Desse modo, contratar profissionais de TI é um grande desafio. Porém, um desafio ainda maior é fazer a retenção de profissionais de tecnologia e mantê-los engajados e motivados.

Portanto, quando a organização consegue contratar um profissional capacitado, é necessário que se mantenha uma boa política interna, a fim de manter o profissional interessado em fazer parte do time.

Além disso, é preciso que ele esteja alinhado com a cultura organizacional da empresa. Ou seja, a retenção de profissionais de tecnologia se tornou uma ferramenta para manter as organizações competitivas no mercado atual.

Por que a retenção de profissionais de tecnologia é uma preocupação?

A retenção de profissionais de tecnologia se tornou uma preocupação para as organizações, pois esta é uma área em constante mudanças e com uma demanda muito alta no mercado.

No entanto, não há muitos profissionais especializados e disponíveis no mercado para o preenchimento das vagas.

Assim, muitas organizações passaram a sofrer com altas taxas de turnover, gerando problemas e custos para as empresas, com processos seletivos, treinamentos, custos de contratação, entre outros.

Desse modo, a solução foi criar medidas para reter os profissionais e mantê-los por mais tempo atuando na empresa, sem a necessidade de substituí-lo por outro.

Além disso, existem outros fatores que influenciam na preocupação da retenção de talentos nas empresas. Veja quais são:

Muita demanda

Os profissionais de TI se tornaram muito importantes nos últimos anos, por isso, as empresas têm buscado cada vez mais por eles. Assim, a procura tem sido maior que o número de profissionais qualificados no mercado.

Então, quanto maior for a procura por um serviço, mais caro e escasso ele será. Ou seja, apesar de ser um perfil extremamente importante para o desenvolvimento das empresas, não existem tantos profissionais disponíveis para suprir a demanda do mercado.

Rápida ascensão

Devido ao avanço tecnológico que ocorreu nos últimos anos, o setor de tecnologia cresceu significativamente não só no Brasil como no mundo todo.

Porém, os profissionais não tiveram tempo hábil para acompanhar as mudanças do mercado, por isso, há um déficit de colaboradores capacitados no mercado. 

Ou seja, de uma lado as organizações possuem altas demandas de profissionais e de outro é possível ver que não há tantos profissionais qualificados e disponíveis no mercado.

Portanto, quando a organização consegue contratar um profissional que atenda essa demanda, é necessário para fazer a retenção dele. Isso se torna um diferencial competitivo para as empresas e gera a oportunidade de ter uma mão de obra especializada.

Salários competitivos

A escassez de profissionais de tecnologia não é exclusiva do mercado brasileiro, segundo a IDC (International Data Corporation) o mercado global teve um déficit de 570 mil profissionais da área no ano de 2020. E, como vimos, um dos atrativos da área de tecnologia é o salário.

Por isso, muitos brasileiros buscam oportunidades em outros países como uma forma de conquistar melhores salários, adquirir mais experiências na área e ganhar em dólar.

Uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) divulgou que 63% dos brasileiros estão dispostos a se mudar do país para buscar novas oportunidades no mercado de TI.

Assim, por enfrentar uma competição tanto dentro quanto fora do país, as empresas brasileiras precisam oferecer salários atrativos para os profissionais para que eles escolham estar em determinada organização e não em outra.

Por que é importante prestar atenção nos níveis de rotatividade dos profissionais de tecnologia da sua empresa?

imagem de um homem pensativo

Os altos índices de rotatividade dos profissionais são um alerta importante para os gestores e o RH. Isso porque, a alta taxa de turnover mostra se a empresa está conseguindo manter os profissionais ou não.

Caso a organização não consiga fazer a retenção dos profissionais de tecnologia, é preciso investigar o problema e tentar solucioná-lo. Pois, eles podem gerar problemas organizacionais. Confira os exemplos abaixo.

Cada vez mais difícil atraí-los

Como você já pode perceber, a competição por um profissional de tecnologia qualificado está cada vez mais acirrada, seja por causa do salário, da experiência profissional ou do porte da empresa. 

Além disso, com o déficit de profissionais da área de tecnologia, o número de vagas disponíveis é maior, o que dificulta, ainda mais, atraí-los para sua empresa.

Custo de rotatividade muito alto

Outro ponto, é que o alto índice de rotatividade dos colaboradores gera grandes custos para as empresas.

Já que, quando os funcionários são desligados, a empresa precisa custear a demissão, buscar outros profissionais e treiná-los para aprenderem os processos internos, o que provoca gastos extras.

13 estratégias para retenção de profissionais de tecnologia

Como vimos, é extremamente importante que as organizações façam a atração e retenção de talentos dos profissionais de tecnologia. 

A seguir, veremos 13 estratégias que podem ser adotadas pelos gestores e pelo RH, para manter os profissionais motivados e engajados.

Tenha uma boa forma de atração de talentos

O primeiro passo para conseguir fazer a retenção dos profissionais é investir na atração dos talentos. Isto é, investir em ferramentas capazes de identificar esses profissionais no mercado e atraí-los para a organização.

No entanto, não basta apenas atrair esses profissionais, é preciso que a empresa tenha  uma boa estratégia baseada em employer branding, boas políticas de benefícios e que o fit cultural do candidato seja levado em consideração, logo de início, para que assim além de  desejarem ingressar, estes profissionais de tecnologias também naturalmente desejarão permanecer na empresa.

Tenha um bom ambiente de trabalho

Como os profissionais passam mais tempo no ambiente de trabalho, é importante que este local seja harmônico e os relacionamentos interpessoais sejam saudáveis.

Além disso, é preciso que haja uma interação entre a equipe, boa comunicação entre as áreas e um clima descontraído entre os colegas, o papel do líder é fundamental nessa interação.

O clima organizacional é um item importante na hora do profissional avaliar se ele ingressará na organização ou se ele buscará por outra empresa.

Se o colaborador não se sentir motivado pelo clima organizacional, certamente ele não terá vontade de ir para a empresa e poderá começar apresentar faltas no trabalho.

Portanto, investir em um bom ambiente de trabalho é fundamental para manter a retenção de profissionais de tecnologia.

Crie planos de carreira

Muitas vezes os colaboradores não buscam apenas por salários altos, pois o desejo maior é voltado para o desenvolvimento profissional.

Por isso, é comum que os profissionais de TI, aspirem cargos em níveis hierárquicos superiores e isso pode ser usado como uma estratégia para a retenção de talentos.

Portanto, por mais que treinar e desenvolver os profissionais sejam importantes, também é necessário desenvolver um plano de carreira

Desse modo, o plano de carreira deve definir as atividades que devem ser desempenhadas, as responsabilidades de cada profissional e as metas que devem ser alcançadas.

Esteja atento aos salários ofertados no mercado

O salário é um grande requisito para atrair os profissionais de TI e para que eles desejam permanecer na empresa ou buscar por uma nova oportunidade.

Por isso, as organizações devem oferecer salários competitivos e compatíveis com o mercado e ele deve corresponder com o cargo de atuação do colaborador.

Além disso, é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber quais são os salários ofertados por outras empresas. Pois, caso a organização esteja oferecendo um valor diferente, os profissionais se sentirão desmotivados a longo prazo.

Invista em educação continuada

Os profissionais da área de tecnologia possuem grande desejo de conhecer as novas tecnologias e tendências do mercado. Além disso, devido às grandes mudanças, as ferramentas mudam com alta frequência.

Por isso, é importante que estes profissionais mantenham os estudos em dia, para acompanhar as mudanças no mercado e para que eles possam aplicar os conhecimentos adquiridos no trabalho.

Desse modo, as organizações devem investir recursos na educação dos colaboradores, para que eles tenham acesso às ferramentas educacionais e acompanhem todas as mudanças no mercado.

Assim, os profissionais aprendem coisas novas e aplicam no dia a dia da empresa. Por outro lado, eles se sentem valorizados pela organização e trabalham com mais motivação.

Realize treinamentos

O investimento em treinamentos e educação  é um dos primeiros passos na retenção de profissionais de tecnologia, portanto, investir em conhecimento é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos profissionais e para que eles se sintam motivados.

Isso acontece, pois, os colaboradores da área de TI, desejam conhecer as novas tecnologias que surgem no mercado, as novas tendências e o que está sendo usado pelos concorrentes.

Aposte em flexibilidade de jornada

imagem de um homem sentado na frente de um computador programando

Um dos requisitos que os profissionais de TI buscam nas organizações é a flexibilidade na jornada.

Desse modo, é importante adotar políticas de home-office, modelos de trabalho híbrido, horários flexíveis, entre outros. Essas medidas garantem que os profissionais se sintam mais estimulados e produtivos.

A flexibilidade também vale para a vestimenta, pois, quanto mais o profissional puder se ser ele mesmo, mais motivado ele vai se sentir.

Ofereça benefícios competitivos

Como dissemos, os profissionais da área de tecnologia, não buscam apenas um bom salário. Eles buscam por empresas nas quais eles se identificam e deem autonomia para que eles se desenvolvam, testem, aprendam e adquira conhecimentos.

Por isso, os benefícios são uma forma de reconhecer e valorizar os colaboradores. Desse modo, a organização pode definir a forma que os benefícios serão concedidos: através da produtividade, metas batidas, entrega de determinado projeto, entre outros.

Os principais benefícios concedidos aos profissionais de tecnologia são:

  • Ambiente de trabalho inovadores;
  • Trabalho com propósito;
  • Dress code livre;
  • Equipamentos altamente tecnológicos.

Invista em bons equipamentos e tecnologia

Outra estratégia importante para fazer a retenção de profissionais de tecnologia, é disponibilizar bons equipamentos e recursos tecnológicos de qualidade para eles.

Essa medida garante que os profissionais consigam ser mais criativos, produtivos e trabalhem a colaboração no ambiente de trabalho.

Quando esses profissionais são desafiados por novas tecnologias, eles se sentem mais engajados. Além disso, essas ferramentas os estimulam a pensar e a desenvolverem novas capacidades.

Tenha uma boa cultura organizacional

Para realizar a retenção de profissionais de tecnologia é necessário investir em uma cultura organizacional focada na era digital

É importante buscar por colaboradores alinhados com a missão e os valores da empresa, assim os profissionais se identificam com o propósito da empresa e trabalham com mais engajamento.

Aposte em boas lideranças na área

Como vimos, os líderes possuem papel fundamental na motivação dos profissionais e na redução do turnover voluntário. Portanto, gestores competentes são capazes de motivar e engajar a equipe.

Além disso, os gestores devem ser uma inspiração para os colaboradores, eles devem sentir confiança no líder e ter uma boa comunicação para que o trabalho seja executado da melhor forma.

Portanto, é preciso deixar de lado o perfil de líder autoritário, pois ele contribui para os grandes índices de turnover.

É necessário também ter uma gestão presente, que se envolva com a equipe e esteja à disposição para ouvir o que todos têm a dizer.

Pratique o reconhecimento e feedbacks

Os líderes devem fornecer feedbacks constantes para os colaboradores, além de reconhecer as conquistas que eles têm ao longo da jornada profissional.

O feedback é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do profissional e para que ele saiba onde está errando, para poder ajustar e atingir seus objetivos.

Uma boa forma de passar feedbacks, é através da avaliação de desempenho onde o gestor e o colaborador definem pontos que precisam ser melhorados pelo profissional.

No dia a dia, também é possível fazer feedbacks, desde que esteja definido o que o colaborador tem que fazer e o que precisa melhorar.

Crie metas e projetos internos

imagem de um grupo de profissionais ao redor de uma mesa levantando as mãos

Por último, é importante ressaltar que os profissionais de TI gostam de sentir que estão fazendo parte de algo maior, ou seja, que o trabalho realizado é importante para a organização.

Portanto, oferecer um bom salário, bons benefícios e um bom clima organizacional, não são suficientes para manter os profissionais motivados. Pois, eles precisam de desafios maiores.

Ou seja, quanto mais desafiador o ambiente de trabalho e as tarefas, mais os profissionais de TI serão motivados e engajados com as suas tarefas.

Líderes devem constantemente desenvolver metas e criar projetos que estimulem o profissional ao máximo, assim, eles irão se empenhar para cumpri-las.

Conclusão

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, principalmente, quando se trata da área da tecnologia da informação. Por essa razão, as empresas devem buscar profissionais altamente qualificados e competentes para atuar nas organizações.

Porém, essa não é uma tarefa simples, tendo em vista que há poucos profissionais para tantas vagas disponíveis no mercado.

Devido ao escasso número de profissionais qualificados, eles podem buscar por empresas que estejam mais alinhadas aos seus objetivos pessoais. Por isso, as empresas devem criar ferramentas para atrair esses profissionais e, após a contratação, mantê-los motivados em suas atividades.

A retenção de profissionais de tecnologia é extremamente importante para que a empresa consiga atrair mão de obra qualificada e para ela conseguir manter os profissionais motivados na organização.
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