Todas as empresas, inclusive as do setor de panificação, precisam acompanhar a jornada de trabalho de seus funcionários. Um sistema eficiente de controle de ponto para padaria facilita esse processo e ajuda o empresário a cumprir suas obrigações trabalhistas.
Além disso, essa ferramenta contribui para melhorar a gestão do negócio, algo essencial para aproveitar as oportunidades no mercado de panificação. Segundo o Sebrae, a receita do setor cresceu 7,4%, movimentando R$ 138,5 bilhões apenas em 2023. A expectativa é que essa indústria continue em expansão.
Uma das estratégias para se destacar nesse mercado aquecido e aumentar o faturamento é aprimorar a gestão de pessoas. Este artigo explicará por que um bom controle de ponto para padarias auxilia esse processo e como escolher o sistema ideal. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
- Como funciona a jornada de trabalho em padarias?
- Por que o controle de ponto é essencial para padarias?
- Quais são os benefícios de um sistema de ponto digital para padarias?
- Como implementar um sistema de controle de ponto eficiente em padarias?
- Qual o melhor ponto digital para padarias?
Boa leitura!
Como funciona a jornada de trabalho em padarias?
A jornada de trabalho em padarias é regulamentada pela legislação trabalhista. Portanto, seu funcionamento deve seguir as regras estabelecidas em lei. Confira a seguir o que diz a lei sobre esse assunto.
O que diz a legislação
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece as principais diretrizes que regulamentam a jornada de trabalho em padarias. Segundo o texto, a jornada de um funcionário da área de panificação não pode ultrapassar 8 horas diárias.
No entanto, é permitido que o colaborador faça até 2 horas extras por dia, totalizando 10 horas de trabalho diárias. Nesse caso, ele deve receber um adicional pelas horas excedentes. O texto ainda prevê a obrigatoriedade de um intervalo interjornada e estabelece a necessidade de um intervalo intrajornada.
Outra regra importante é o pagamento de adicional noturno de pelo menos 20%, aplicável a trabalhadores que atuam entre 22 h e 5 h. A lei também determina que a hora noturna seja reduzida, sendo equivalente a 52 minutos e 30 segundos para cada hora trabalhada nesse período.
A CLT ainda determina que empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a adotar um sistema de controle de ponto, regra que também se aplica às padarias.
Vale lembrar que, mesmo os estabelecimentos com menos de 20 colaboradores podem utilizar esses sistemas para facilitar o acompanhamento da jornada dos trabalhadores.
Por fim, como muitas padarias funcionam aos domingos e feriados, os empresários do setor também precisam entender o que a lei diz sobre o trabalho nesses dias. Atualmente, as jornadas em domingos e feriados são regulamentadas pela Lei n.º 10.101/2000 e pela Portaria 671/2021.
Entretanto, a partir de 2025, será aplicada a Portaria 3.665/2023. Essa norma exige que as empresas negociem a possibilidade de trabalho nesses dias com o sindicato, e a autorização deve constar em convenção coletiva de trabalho (CCT).
Por que o controle de ponto é essencial para padarias?
As padarias costumam adotar horários de funcionamento atípicos. Em geral, abrem antes das 8 h e fecham após as 19 h. Para atender os clientes, muitas vezes é necessário que os funcionários comecem a trabalhar ainda de madrugada, garantindo a produção de alimentos frescos para a venda.
Essa rotina pode se estender até mesmo aos fins de semana e feriados. Para assegurar sua conformidade legal nesse contexto, o empresário precisa adotar soluções que facilitem a gestão da jornada de trabalho, como o controle de ponto. Entenda a seguir por que essa ferramenta é indispensável para as padarias.
Cumprimento da legislação trabalhista
Com um sistema de controle de ponto, fica mais simples cumprir o que diz a lei. A ferramenta permite a marcação exata da jornada dos colaboradores, facilitando o acompanhamento do horário de trabalho e o cálculo da remuneração. Dessa forma, a empresa evita multas e problemas com o Ministério do Trabalho.
Facilidade na gestão de horários e escalas
Por conta do horário de funcionamento atípico, as padarias normalmente estabelecem diferentes turnos e escalas de trabalho. Assim, o empresário cumpre as regras da jornada de trabalho estabelecidas em lei. No entanto, essa dinâmica aumenta a complexidade na gestão de pessoas.
Para lidar com esse desafio, o empresário pode investir em um bom software de controle de ponto. Ele facilita a organização e gestão de horários e escalas de trabalho eficientes, garantindo que sempre haja funcionários disponíveis nos momentos de maior demanda.
Redução de horas extras desnecessárias
Um sistema de gestão de ponto eficiente também ajuda a reduzir a realização de horas extras desnecessárias. Isso porque essa ferramenta permite ao gestor acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários de forma precisa.
Assim, é possível identificar quais funcionários estão registrando horas excedentes sem necessidade, investigar a causa e adotar as medidas adequadas para evitar excessos e reduzir os gastos com horas extras.
Quais são os benefícios de um sistema de ponto digital para padarias?
O sistema de ponto digital é um tipo de software de ponto eletrônico que funciona em nuvem. Além de ser um método mais moderno, o uso desse tipo de sistema também proporciona várias vantagens às empresas, inclusive aquelas do setor de panificação. Entenda a seguir por que investir nessa ferramenta.
Facilidade de uso e baixo custo
Os sistemas digitais possuem uma interface intuitiva, que facilita seu uso e implementação na padaria. Como esses sistemas dispensam o uso de equipamentos físicos, a empresa também não precisa investir na compra e manutenção de aparelhos extras, reduzindo seus custos operacionais.
Segurança e prevenção de fraudes
Os sistemas de ponto digital também se destacam pela sua segurança, já que utilizam tecnologias avançadas que comprovam a autenticidade das informações e previnem fraudes. Essas tecnologias incluem recursos como reconhecimento facial e de voz, geolocalização, senha e QR Code.
Integração com folha de pagamento
O ponto digital permite que as informações da jornada dos funcionários sejam exportadas diretamente para os softwares de folha de pagamento com apenas alguns cliques. Isso automatiza processos e evita erros que podem resultar em problemas trabalhistas.
Como implementar um sistema de controle de ponto eficiente em padarias?
Adotar uma plataformade controle de ponto para padaria garante várias vantagens, conforme explicado. No entanto, para aproveitar esses benefícios, é essencial que a implementação seja feita de maneira correta. Entenda a seguir como fazer isso:
Escolha um sistema adaptado às necessidades da padaria
O primeiro passo é selecionar um sistema que atenda às necessidades específicas da padaria. Por conta das particularidades desse tipo de negócio, o ideal é optar por um controle de ponto flexível, como o ponto digital.
Treine a equipe para utilizar o sistema
O próximo passo é investir no treinamento dos colaboradores. Mesmo que o controle de ponto seja intuitivo e fácil de usar, o treinamento assegura que a equipe entenda como utilizar e quais os benefícios dessa ferramenta.
Estabeleça políticas claras de registro de jornada e horas extras
O empresário também deve estabelecer políticas claras de registro de jornada e horas extras, que devem ser transparentes e comunicadas aos colaboradores. Isso garante que todos os funcionários entendam como o sistema funciona e quais são as regras em relação a atrasos, horas extras e trabalho em feriados.
Qual o melhor ponto digital para padaria?
A Pontotel é a melhor plataforma de controle de ponto para padaria no mercado! Nossa missão é tornar a gestão de jornada simples e prática tanto para empregadores quanto para funcionários. Por isso, oferecemos um sistema com tecnologias e recursos avançados que facilitam a marcação, o tratamento e a gestão do ponto.
Entre as funcionalidades estão múltiplas formas de registro de ponto, cálculos automatizados, dashboard para gestão avançada de escalas, geração de relatórios, integração com o sistema de folha de pagamento e muito mais! Veja só como essas funções transformaram a gestão da empresa de Juliana:
“O sistema diminuiu 60 a 70% das reclamações dos funcionários sobre erros nas horas trabalhadas. Eles mesmos podem controlar suas horas e adicionar horas noturnas. Hoje em dia, o funcionário toma conta das horas dele, sabe o quanto fez, se faltou, e tem controle total. Nós ficamos nos bastidores organizando o aplicativo”, explica Juliana.
Quer saber como a Pontotel pode ajudar sua padaria na prática? Preencha o formulário abaixo e conheça nossa plataforma!
Conclusão
A jornada de trabalho em padarias exige uma atenção especial do empregador por conta das características desse tipo de negócio. Afinal, essas empresas podem funcionar até mesmo aos domingos, feriados e turnos noturnos, o que impacta o cálculo da folha de pagamento e a organização da escala de trabalho.
Uma das estratégias mais eficientes para realizar essas tarefas é investir em um sistema avançado de controle de ponto para padaria, como o ponto digital. Essa ferramenta facilita o acompanhamento das horas trabalhadas em tempo real, a criação de escalas eficientes, a redução de horas extras, entre outras vantagens.
Para obter todos os benefícios, o empregador precisa escolher uma solução que atenda às necessidades do negócio, treinar a equipe e estabelecer políticas claras para o registro de jornada.
Gostou do conteúdo? Aprenda mais sobre gestão de empresas no blog Pontotel!