Controle de ponto mobile: entenda o que diz a lei e conheça as principais vantagens dessa forma de bater ponto
BLOG
Time Pontotel 17 de maio de 2023 Departamento Pessoal
Controle de ponto mobile: entenda o que diz a lei e conheça as principais vantagens dessa forma de bater ponto
Entenda como funciona o controle de ponto mobile, quais são os benefícios para sua empresa e o que diz a legislação. Leia mais aqui!
Imagem de Controle de ponto mobile: entenda o que diz a lei e conheça as principais vantagens dessa forma de bater ponto

Fazer o controle da jornada de trabalho dos colaboradores é uma das obrigações das empresas brasileiras que possuem pelo menos 20 pessoas no quadro de funcionários. O controle de ponto mobile é uma solução que permite o registro das movimentações da carga horária de onde o colaborador estiver. 

A tecnologia trouxe uma evolução na forma como as empresas registram a jornada dos trabalhadores, e os dispositivos móveis surgem como uma opção mais moderna e efetiva. 

Os benefícios dos sistemas eletrônicos vão desde a facilidade de acesso até a simplificação de processos de gestão, como o fechamento da folha de pagamento. Este artigo tem o objetivo de explicar melhor os detalhes sobre o controle de ponto mobile, o que diz a lei sobre essa modalidade e quais as vantagens para a sua empresa. Você aprenderá:

Está interessado? Então, continue a leitura!

O que é o controle de ponto mobile?

Uma mulher utilizando o celular

Controle de ponto mobile é uma forma de fazer o registro da jornada de trabalho do colaborador por meio de dispositivos móveis e à distância. Com o avanço da tecnologia, a legislação brasileira trabalhista começou a aceitar diferentes tipos de relógio de ponto.

Neste modelo de marcação de ponto, o trabalhador pode registrar a sua movimentação, como entrada e saída do trabalho, mesmo que não esteja atuando na sede da empresa. Isso é possível a partir de sistemas especialmente desenvolvidos para auxiliar a rotina de Recursos Humanos das companhias.

A solução ganhou ainda mais destaque após o mercado de trabalho começar a adotar com mais frequência os modelos de trabalho home office ou híbrido.

Como funciona o controle de ponto mobile?

O controle de ponto mobile funciona a partir de dispositivos móveis, como celular ou tablet. Assim, basta que o colaborador acesse o sistema em um aparelho, seja via web ou por aplicativo instalado, por meio de login e senha, e faça a marcação do ponto.

O principal diferencial no ponto mobile é a possibilidade de acesso de onde o colaborador estiver. Desta forma, a empresa consegue fazer o controle da jornada de trabalho mesmo daqueles profissionais que não atuam na sede da companhia.

As informações cadastradas pelo colaborador no sistema podem ser acessadas remotamente pela equipe responsável pelo monitoramento da jornada de trabalho dos funcionários e pelo departamento pessoal, que realiza o fechamento da folha de pagamento ao final de cada período. 

Vale destacar ainda que o controle de ponto mobile pode também ser utilizado pelos profissionais que vão diariamente à companhia, pois assim não é necessário ter um relógio de ponto físico no local.

Controle de ponto mobile é permitido por lei?

A evolução tecnológica permitiu que o modelo de marcação de ponto fosse modernizado. Por esse motivo, a legislação trabalhista foi atualizada ao longo dos anos para que os sistemas mais modernos e eficazes passassem a ser regulamentados pela lei. 

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê três tipos de relógio de ponto: manual, mecânico e eletrônico. A determinação está no Artigo 74 da lei trabalhista, conforme mostra o texto a seguir:

“O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. 

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)”

Importante ressaltar que o controle de ponto eletrônico só passou a ser reconhecido pela lei em 2019, acompanhando a transformação digital. Ainda mais recente é a Portaria 671, que apenas em 2021, classificou em três modelos diferentes e formalizou o Registro de Ponto Eletrônico (REP). 

Onde o controle de ponto mobile se encaixa na Portaria 671?

O controle de ponto mobile é um dos tipos de relógios eletrônicos que passou a ser reconhecido pela legislação trabalhista após a publicação da Portaria 671. De acordo com o texto, o relógio de ponto móvel se encontra nas categorias REP-A e REP-P. 

Abaixo, entenda melhor a divisão das variações de Registros de Pontos Eletrônicos (REP) permitidos pela lei. 

REP-C

Esse é o tipo tradicional e mais antigo de relógio de ponto eletrônico. Nele está presente o relógio — normalmente localizado na entrada da empresa — no qual os colaboradores devem registrar suas movimentações durante sua carga horária de trabalho. 

O Registro de Ponto Convencional (REP-C) deve necessariamente ser instalado em um ponto físico e ser o único local de registro das informações ali cadastradas. 

REP-A

Essa variação de relógio de ponto eletrônico permitida pela lei engloba os chamados sistemas alternativos. O Registro de Ponto Alternativo (REP-A) é um software responsável por armazenar as informações cadastradas pelos colaboradores. 

Nesta categoria, pode-se incluir o controle de ponto mobile, já que esses sistemas podem ser utilizados tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. 

REP-P

Essa variação é o Registro de Ponto Eletrônico via Programa (REP-P), o modelo mais moderno de relógio de marcação de ponto. Neste sistema, existe a combinação de coletores de marcações, armazenamento das informações e ainda tratamento dos dados do controle de ponto. 

Os softwares mais modernos de controle de ponto mobile estão incluídos nesta categoria, já que, além de permitir o registro da jornada de trabalho, eles também fazem a emissão de relatórios e o tratamento de dados para fechamento da folha de pagamento, por exemplo.

Principais benefícios do controle de ponto mobile

Optar pelo controle de ponto mobile traz muitas vantagens para as empresas, principalmente do ponto de vista de gestão de pessoas e otimização de processos. Afinal, este é um sistema muito mais moderno e fácil de ser utilizado. 

Entenda a seguir os benefícios mais significativos da marcação de ponto por dispositivos móveis. 

Uso remoto

Sem dúvidas, o principal benefício da utilização do controle de ponto remoto é que ele pode ser acessado de qualquer local. Desta forma, as empresas que possuem colaboradores externos, como motoristas e representantes comerciais, conseguem acompanhar a jornada de trabalho da equipe mesmo à distância.

Adicionalmente, o controle de ponto mobile ainda facilita a rotina das companhias que aderem aos modelos teletrabalho, home office ou híbrido. Assim, é possível que todos os funcionários continuem registrando sua carga horária, mesmo sem ir ao escritório da empresa.

Informações em tempo real

Outra vantagem do controle de ponto mobile é que as empresas conseguem ter a informação em tempo real sobre a jornada dos seus funcionários. A tecnologia permite, por exemplo, que o gestor monitore remotamente se há faltas ou atrasos no momento em que eles acontecem. 

Essas informações possibilitam que a empresa realoque profissionais para outros pontos de trabalho, se for necessário, além de conseguir ter mais visibilidade dos eventuais problemas de absenteísmo das equipes. 

controle escalas de trabalho por aplicativo

Reconhecimento facial e de voz

Celular apresentando a tela de reconhecimento facial do PontoTel

Uma das maiores preocupações das empresas que possuem colaboradores externos é como acompanhar a jornada de trabalho e ter a garantia de que os profissionais estão cumprindo com o que foi acordado em contrato. 

O sistema de controle de ponto mobile é um dos mais modernos e, por isso, permite a identificação do colaborador por meio de biometria facial e comando de voz. Consequentemente, a probabilidade de fraudes diminui, aumentando a veracidade das informações fornecidas pelos funcionários. 

Geolocalização

Outra medida de segurança é a geolocalização. Os softwares de marcação de ponto por dispositivo móvel possuem uma configuração na qual o empregador pode cadastrar uma localização predeterminada com os limites de onde o colaborador pode fazer o registro das suas informações de entrada, pausa para descanso ou saída do trabalho.

Suponha que uma empresa de transporte conte com uma frota de motoristas que fazem entregas apenas no estado de São Paulo. O gestor pode programar o sistema para somente aceitar marcações de ponto que ocorram dentro das fronteiras do estado. Logo, se o colaborador estiver no Paraná, o software não aceitará o registro. 

Segurança de dados em nuvem

Um benefício bastante importante do controle de ponto mobile é que as informações são armazenadas diretamente na nuvem. O real benefício neste ponto é o fato de que as informações estão seguras e podem ser acessadas de qualquer lugar, sem correr o risco de serem perdidas caso um equipamento quebre, por exemplo. 

Além disso, não há necessidade de ter um local físico para armazenamento dos papéis com os dados da jornada de trabalho de todos os colaboradores. 

Para uma empresa pequena, pode até parecer que este não é um problema, mas as companhias de médio e grande porte podem economizar um grande espaço com os dados em nuvem. 

Dispensa de manutenções

O relógio de ponto tradicional — aquele no qual o colaborador chega na empresa e faz o registro da sua chegada ou saída — precisa passar constantemente por manutenção, o que gera um custo alto para a empresa. 

Adicionalmente, ele também faz o armazenamento dos dados e, caso ocorra qualquer falha, isso pode acarretar a perda dos dados. O controle de ponto mobile é utilizado diretamente nos dispositivos móveis do colaborador, que podem ou não ser fornecidos pela empresa, diminuindo a necessidade de visitas técnicas para conserto do relógio de ponto.

Integração com outros softwares e sistemas

Por fim, uma das vantagens que mais impactam no trabalho das equipes de RH e departamento pessoal é a possibilidade de integração com outros sistemas. Com o modelo REP-P, o controle de ponto mobile pode estar interligado com o software que faz o fechamento automático da folha de pagamento ou o cálculo do banco de horas.

Esse recurso gera não apenas uma economia no tempo demandado para essas atividades burocráticas, como também diminui as chances de erros, já que as informações são automaticamente analisadas e resumidas.

Conheça o PontoTel: melhor controle de ponto mobile!

Celular apresentando a tela de registro de ponto do PontoTel

O sistema de controle de ponto mobile PontoTel é um dos mais completos do mercado e pode ser utilizado em celulares, tablets e computadores, com acesso via web ou aplicativo para iOS ou Android. A ferramenta apresenta funcionalidades completas para a gestão da jornada dos trabalhadores, sem descuidar da segurança.

Um dos diferenciais do sistema é que ele pode ser acessado offline. Assim, caso o dispositivo móvel não esteja conectado à internet, o colaborador faz a marcação de ponto normalmente, e os dados serão carregados na nuvem assim que o aparelho encontrar uma conexão disponível. 

Para evitar fraudes, a plataforma de ponto digital do PontoTel conta com 5 medidas de segurança diferentes, entre elas o reconhecimento facial e por voz, garantindo a autenticidade da informação.

O software ainda traz benefícios quando o assunto é gestão de pessoas, já que pode ser integrado com outros sistemas e fornece pelo menos 30 tipos de relatórios, como banco de horas, relatório de presença, planilhas de atestados e dispensas, entre outros.

Totalmente adequado à legislação brasileira, o PontoTel segue todos os pré-requisitos da Portaria 671, além de seguir todas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Conclusão

O controle de ponto mobile é um formato de registro da jornada de trabalho do colaborador que pode ser feito por meio de dispositivos móveis, como celular ou tablet. 

O principal benefício desse modelo de relógio de ponto eletrônico, reconhecido pela legislação brasileira, é que o profissional pode fazer a marcação da sua entrada e saída de onde estiver. 

Assim, mesmo as empresas que adotaram o home office ou que possuem colaboradores externos podem continuar monitorando a jornada de trabalho de seus funcionários, como determina a lei trabalhista. 

Fazer o controle de ponto via mobile tornou-se, atualmente, uma das formas mais eficazes e assertivas de gestão de jornada, já que além de prático, ainda oferece mais segurança no armazenamento dos dados.

Quer saber mais sobre controle de ponto? Visite o blog PontoTel e fique por dentro de todas as novidades.

banner como funciona o software de ponto mais completo
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!