Entenda como o uso de dados, inteligência artificial e tecnologia impactam as empresas no RH 4.0. Saiba agora como aderir!
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Time Pontotel 27 de março de 2024 Recursos Humanos
Entenda como o uso de dados, inteligência artificial e tecnologia impactam as empresas no RH 4.0. Saiba agora como aderir!
Você já ouviu falar em RH 4.0? Entenda o conceito e como a inteligência artificial e a análise de dados podem otimizar a gestão da empresa.
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A transformação digital redefiniu a maneira como as empresas organizam seus processos, e o setor de recursos humanos também foi impactado por esse movimento. Nesse cenário, o RH 4.0 surge como um modelo que utiliza novas tecnologias, como a inteligência artificial, para a automação de processos e a análise de dados.

Essas ferramentas, se utilizadas da melhor maneira, têm o potencial de tornar o RH mais estratégico. Desta forma, há um aumento da eficiência nos processos internos do departamento e melhora nos índices de retenção de talentos.

A tecnologia, em diversos setores, vem moldando as práticas de gestão, e essa mudança deve ser incorporada pelas empresas que desejam se manter competitivas no mercado e atuar com o que há de mais moderno.

Este artigo irá explicar como a inteligência artificial, a análise de dados e outras tecnologias impactaram a gestão de pessoas, criando o RH 4.0, e quais os benefícios desse modelo para as organizações. Os tópicos abordados serão:

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é o RH 4.0?

O RH 4.0 envolve a evolução das práticas de gestão de recursos humanos, impulsionada pela transformação tecnológica. Logo, trata-se da digitalização do departamento.

O termo “4.0” refere-se à Quarta Revolução Industrial, que está modificando como as empresas atuam e interagem com seus funcionários. No setor de recursos humanos, isso significa uma abordagem mais estratégica e baseada em dados para realizar a gestão de talentos

De maneira geral, o RH 4.0 é caracterizado pelo uso de tecnologias avançadas como a inteligência artificial, que permite a análise de dados e a automação de processos, por exemplo.

Além disso, o modelo também engloba a utilização de plataformas para o gerenciamento dos colaboradores, seja no momento do recrutamento e seleção, seja para a gestão pós-contratação.

Qual o contexto do RH 4.0?

O RH 4.0 surge em um momento de transformação e enfrentamento de desafios pelas organizações, impulsionado pela tecnologia da informação. Uma das suas principais mudanças é a adesão à tecnologia disruptiva, que tem como principal intuito automatizar as tarefas repetitivas. 

A partir desse benefício, os profissionais de RH podem se concentrar em atividades mais estratégicas, por exemplo, o desenvolvimento de talentos, ao explorar corretamente as habilidades dos profissionais em relação às necessidades da empresa.

Adicionalmente, as ferramentas digitais trouxeram facilidades para a equipe de RH otimizar as suas entregas, tomando decisões mais assertivas em relação ao recrutamento, ao treinamento e à retenção de talentos

Quais os pilares do RH 4.0?

Alguns pilares impulsionam a transformação digital do RH 4.0 nas empresas e impactam a abordagem de gestão de pessoas. São esses aspectos que garantem o desenvolvimento de uma base sólida em um RH mais estratégico.

A seguir, veja quais são os pilares do RH 4.0:

Automatização de processos

A automatização de processos é um dos pilares mais importantes. A tecnologia vem sendo implementada para eliminar processos manuais e repetitivos, a fim de economizar tempo da jornada de trabalho dos profissionais de RH. 

Entre essas atividades, é possível citar o gerenciamento da folha de pagamento, o recrutamento de candidatos, a gestão de benefícios e a comunicação interna

Ao automatizar essas tarefas, o time de RH pode focar nas ações mais estratégicas, como atração e desenvolvimento de talentos, diminuição da taxa de turnover e aumento da satisfação dos colaboradores. 

Uso de dados e analytics

A coleta de dados tem ganhado proporções intangíveis, e as empresas também reúnem uma série de informações relacionadas aos seus colaboradores, desde dados demográficos até informações sobre desempenho e engajamento.

O RH 4.0 utiliza esses dados para tomar decisões assertivas sobre as atividades do setor. A análise de dados permite ainda identificar as tendências, antecipar as necessidades do mercado e avaliar o impacto das estratégias.

Experiência do colaborador

A experiência do colaborador é essencial para uma empresa. Portanto, o RH 4.0 também precisa ter um olhar para esse pilar. Sendo assim, nesse modelo, o time se concentra em garantir que os colaboradores se sintam valorizados pela organização e apoiados em seu crescimento profissional

Para isso, a tecnologia precisa ser utilizada para beneficiar fatores como cultura organizacional, programas de bem-estar, desenvolvimento de carreira e feedbacks.

Quais os benefícios do RH 4.0?

O RH 4.0 tem o potencial de transformar a maneira como as empresas enxergam as gestões de pessoas e processos de recursos humanos. A adesão ao modelo traz muitos benefícios, por exemplo: 

Maior eficiência operacional

Uma das principais vantagens do RH 4.0 é a melhora na eficiência operacional devido aos softwares de gestão. Com a automatização de processos, tarefas rotineiras e administrativas se tornam menos burocráticas, e, assim, os profissionais do setor têm mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas.

Ademais, o uso da tecnologia garante maior assertividade na realização das tarefas operacionais, como fechamento da folha de pagamento e gestão de banco de horas, diminuindo índices de erros, retrabalho e possíveis custos financeiros desnecessários.

Tomada de decisões baseada em dados

Outro grande benefício do RH 4.0 é a possibilidade de tomar decisões baseadas em dados. Com a análise das informações dos colaboradores, ou seja, o people analytics, as ações do time de recursos humanos podem ser mais assertivas.

Isso porque as decisões não apenas seguem a opinião e a experiência dos profissionais, mas também consideram os achados importantes da análise de dados, apoiando-se em um entendimento mais profundo sobre o tema em discussão. 

Adicionalmente, é possível alinhar as ações de RH aos objetivos de negócio e às tendências do mercado externo.

Atração e retenção de talentos

Por meio das novas tecnologias, o RH 4.0 possibilita fazer uma gestão de talentos mais estratégica. Nesse aspecto, a digitalização da empresa pode melhorar o sentimento de pertencimento do colaborador a partir da personalização da experiência. 

Também é possível desenvolver programas de treinamento e capacitação conforme as necessidades dos profissionais e ainda investir em uma cultura organizacional mais atrativa e digital. 

Como implementar o RH 4.0?

A implementação do RH 4.0 deve ser estratégica, e, para isso, é necessário seguir alguns passos. Inicialmente, deve-se verificar quais são as necessidades da empresa, entendendo quais são os desafios e os objetivos do negócio.

A partir daí, é possível elencar quais são as tecnologias adequadas para auxiliar a equipe de recursos humanos a alcançar as metas traçadas e solucionar os problemas de gestão identificados. Além disso, é importante que toda a equipe seja treinada para lidar com essas ferramentas. Para isso, é possível contar com os profissionais de tecnologia da informação.

Também é indispensável criar uma cultura organizacional que adote a inovação e tenha como foco o bem-estar dos funcionários. Todo o time precisa ser comunicado sobre as mudanças e os benefícios que a empresa espera alcançar.

Por fim, fazer o monitoramento dos avanços alcançados com o RH 4.0 é fundamental para manter os bons resultados na gestão de pessoas.

Como a tecnologia impacta o RH 4.0?

A tecnologia desempenha um papel essencial no RH 4.0 e no novo papel da gestão de pessoas. Há muitas possibilidades de utilização de ferramentas tecnológicas, mas as que mais impactam o setor de recursos humanos são: 

Inteligência artificial (IA) e machine learning

A inteligência artificial (IA) e o machine learning são tecnologias que estão sendo utilizadas por todos os setores. No RH, elas podem ser usadas para analisar um grande volume de dados em curto período. 

Essas informações podem auxiliar os profissionais de RH a identificar tendências valiosas para auxiliar no gerenciamento de pessoas. Além disso, também podem ajudar na triagem de currículos durante o processo de seleção de candidatos.

Plataformas de recrutamento online

As plataformas de recrutamento online ganharam força nos últimos anos e se tornaram fundamentais no processo de seleção de muitas empresas. A partir delas, as companhias alcançam um público mais amplo, e, por meio da tecnologia, o processo de triagem é mais rápido, já que é possível analisar um número maior de currículos.

Ao criar critérios específicos, as plataformas automatizam a seleção dos candidatos que mais se adequarem à vaga disponível, permitindo que os recrutadores entrem em contato com os profissionais mais indicados para a posição.

Softwares de gestão de RH

Os softwares de gestão de RH automatizam uma série de tarefas relacionadas à gestão de pessoas. Eles apoiam os profissionais em atividades como administração de dados pessoais, controle de jornada de trabalho, fechamento da folha de pagamento, acompanhamento de desempenho dos profissionais, entre outras.  

Essas soluções auxiliam na economia de tempo, na redução de erros humanos e na tomada de decisões mais assertivas.

Um software importante para a adesão do RH 4.0 e para a otimização das funções do departamento de RH é o de gestão de ponto, ele eleva a eficiência da equipe e evita erros que podem ser causados por um registro do tipo manual. Com isso, o setor de RH se torna mais estratégico e acompanha as tendências para o futuro da área. 

Qual é o melhor software de gestão de jornada no RH 4.0?

O sistema Pontotel é o mais completo do mercado para a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores. Nossa plataforma possui uma série de funcionalidades, que facilitam não apenas o registro da carga horária de trabalho, mas também otimizam o tratamento desses dados.

Com ela, é possível automatizar o fechamento da folha de pagamento e calcular automaticamente o banco de horas de cada funcionário, simplificando a rotina dos profissionais de RH.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

O RH 4.0 traz uma visão mais estratégica para a gestão de pessoas nas empresas. Com o suporte da tecnologia, o trabalho de recursos humanos é otimizado, trazendo benefícios tanto para o negócio quanto para os colaboradores.

Por meio de tecnologias como a inteligência artificial, os profissionais de RH podem utilizar os dados para tomar decisões mais assertivas em diversos processos, desde a seleção de talentos até o desenvolvimento dos profissionais. 

A implementação do RH 4.0 requer um planejamento estratégico por parte das organizações para ser bem-sucedido. Entretanto, quando bem aplicado, tende a ser totalmente benéfico para o negócio.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Acompanhe o blog Pontotel e fique por dentro das novidades. 

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