Plano de treinamento: descubra como criar de forma estratégica
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Time Pontotel 8 de maio de 2025 Gestão de Pessoas

Plano de treinamento: veja quando criar, como desenvolver e os melhores formatos para cada necessidade

O que é um plano de treinamento? Aprenda quando e como criar esse planejamento, e quais seus benefícios e os melhores formatos para usar.

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Um dos pilares para uma empresa funcionar regularmente e ser produtiva envolve seus funcionários. Por isso, em termos de habilidades e conhecimento, quanto mais capacitados eles forem, melhor. O plano de treinamento, quando feito estrategicamente, auxilia nisso.

Como traz a 19ª edição do Panorama do Treinamento no Brasil, o ano de 2023 foi um período significativo para a retomada das ações de treinamento e desenvolvimento após a pandemia. Além de o orçamento médio das empresas brasileiras em T&D ter aumentado, o mesmo aconteceu com “volume de horas de treinamento por colaborador”.

A partir do momento que uma organização se conscientiza da importância de treinar seu quadro de colaboradores, precisa saber como realizar todo o planejamento. Afinal, é uma ação que vai desde a escolha dos colaboradores que realmente precisam ser capacitados, quais habilidades eles têm de apreender e até mesmo o formato ideal.

Para abordar os principais detalhes sobre esse tema, este texto focará os tópicos a seguir:

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Tenha uma ótima leitura!

Por que o RH promove treinamentos?

Toda empresa precisa de funcionários alinhados com as suas necessidades organizacionais. O treinamento do quadro de pessoal serve justamente para desenvolver as habilidades — tanto comportamentais quanto técnicas — que irão favorecer tal alinhamento.

Essa, no entanto, não é a única razão: quando uma empresa tem times com funcionários bem treinados, consegue ter mais produtividade no dia a dia. A equipe de vendas passa a fechar mais negócios, o setor de atendimento ao cliente torna-se mais eficiente, etc.

Como afirma o consultor de gestão de talentos Abhijit Bhaduri: “Preparar as pessoas para o futuro é a melhor estratégia para desenvolver e reter grandes talentos”. 

Aumentar a motivação dos colaboradores também é um dos motivos para o RH promover os treinamentos, pois se tratam de formas de fazer os profissionais se sentirem valorizados e apoiados em seu desenvolvimento profissional. É o que ocorre se o time de vendas participa de um curso para aprender novas habilidades de negociação.

Plano de treinamento e PDCA é a mesma coisa?

Embora ligados, o plano de treinamento e o PDCA são diferentes. Em relação ao plano de treinamento, a empresa o faz para estruturar todas as etapas necessárias visando implementar treinamentos assertivos para os colaboradores. Na prática, esse planejamento tem objetivos, formatos, métricas para avaliar, entre outras informações.

Enquanto isso, o PDCA (sigla para Plan, Do, Check, Act, que, traduzida, quer dizer “Planejar, Executar, Checar e Agir”) é uma metodologia de gestão focada na melhoria contínua de processos. Como ela se relaciona com o plano de treinamento, a empresa pode usar esse método para estruturar e revisar os treinamentos que escolher.

Quando criar um planejamento anual para treinamentos?

São as necessidades da organização que devem guiar a criação do plano de treinamento para os funcionários; no entanto, quando se trata de qual o período ideal para estruturá-lo, o começo do ano é a época mais estratégica.

Afinal, é durante esse momento do ano que as organizações, frequentemente, definem suas estratégias anuais: planejamento financeiro, como aumentar a eficiência operacional, de que maneira investir em seu quadro de colaboradores, etc.

Por isso, ao criar um plano de treinamento nesse período, o RH passa a promover treinamentos que, de um lado, desenvolvem os funcionários, impulsionando-os em suas respectivas progressões de carreira (vertical ou horizontal), do outro, alinha-os com as metas que a empresa precisa alcançar ao longo do ano.

Qual a relação entre treinamento e eficiência?

Funcionários treinados são trabalhadores mais produtivos, e existem diversas situações no local de trabalho que exemplificam isso:

  • Um atendente de suporte técnico que sabe como resolver diversos tipos de problemas e, por isso, não precisa ficar encaminhando demandas a outros setores;
  • Os operadores de uma fábrica que conhecem as boas práticas de gestão de custos e, devido a isso, conseguem evitar o desperdício de matéria-prima;
  • Um líder que, graças aos treinamentos que a empresa lhe proporcionou, aprendeu habilidades de liderança para trabalhar melhor — ele sabe resolver bem atritos entre funcionários com profissionalismo, por exemplo.

O ponto central para uma empresa implementar um plano de treinamento é: seus times, dos líderes aos liderados, tornam-se mais produtivos e isso, consequentemente, reflete outras nuances do negócio, como clientes mais satisfeitos porque foram bem atendidos.

Como desenvolver um plano de treinamento focado em resultados?

Duas pessoas discutem gráficos e dados em um laptop como parte de um plano de treinamento.

O passo inicial para a empresa desenvolver um plano de treinamento eficaz é, antes de estruturá-lo, entender onde estão as lacunas de conhecimento e habilidades no seu quadro de pessoal. É isso que a auxiliará a “desenhar” esse planejamento.

Formas práticas de descobrir tais lacunas são analisando indicadores, como produtividade e erros frequentes. Há vários deles, mas a ideia é uma só: descobrir onde estão os pontos de melhoria para, com isso, saber quais treinamentos os colaboradores precisam e quais não.

Após entender essas necessidades, os outros passos que a organização tem de considerar na hora de desenvolver o plano de treinamento são:

  • Definir metas claras, como reduzir os erros operacionais em 15% ou ter 10% a mais na taxa de conversão;
  • Escolher o formato certo para os treinamentos, como cursos online e treinamentos focados em soft skills. Isso será detalhado ainda neste conteúdo;
  • Escolher quais funcionários precisam ser treinados;
  • Estabelecer quais métricas serão analisadas para saber se o plano de treinamento está dando certo ou se precisa ser ajustado;
  • Aplicar o plano de forma organizada: aqui, é necessário ter um cronograma preciso e adotar outras boas práticas, como implementar a já citada metodologia PDCA — ela auxiliará na melhoria contínua do plano de treinamento.

Indicadores para acompanhar o resultado dos treinamentos

Embora a empresa aja estrategicamente na hora de aplicar o plano de treinamento, só isso não a fará sanar as suas necessidades por meio do desenvolvimento das habilidades dos seus funcionários

É nesse ponto que entram os indicadores: dados que refletirão a realidade do quão eficiente estão ou não os treinamentos que o RH passou a promover. Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, traz um insight interessante sobre isso:

“Hoje, falamos de dados em geral, em todas as áreas. nós, do RH, precisamos de números, precisamos de dados, precisamos de informação. Não dá para pensar em ser RH sem esses três. Então, esses três pontos são certamente essenciais. E o RH está se tornando cada vez mais estratégico”

Por isso, entender os indicadores é indispensável para analisar o sucesso do plano de treinamento. Veja os principais:

  • Taxa de conclusão: colaboradores que completaram o treinamento com sucesso;
  • Feedback dos participantes: avaliações, tanto qualitativas quanto quantitativas, feitas pelos colaboradores após o treinamento;
  • Taxa de adesão: colaboradores que participaram do treinamento em relação ao número total de convidados;
  • Taxa de abandono: colaboradores que desistiram do treinamento antes de concluí-lo;
  • Redução no turnover: verificar se o treinamento ajudou a reter talentos na empresa;
  • Indicadores de clima organizacional: analisar se o treinamento teve ou não impacto na satisfação e no engajamento dos colaboradores;
  • Retorno sobre o investimento (ROI): calcular o impacto financeiro do treinamento, considerando custos e benefícios.

De quem é a responsabilidade da elaboração do plano de treinamento?

É o time de recursos humanos que se encarrega de elaborar o plano de treinamento dos funcionários. Isso acontece porque ele tem a expertise necessária para identificar as necessidades de capacitação das outras equipes.

Em outras palavras, o RH sabe como alinhar os objetivos estratégicos da empresa, pois já os conhece, com a escolha dos treinamentos mais assertivos para cada um dos funcionários. 

Isso, porém, não significa que os líderes e gestores não podem auxiliar o RH nessa tarefa. Na verdade, essa colaboração deve acontecer porque trará insights sobre as habilidades que cada equipe precisa no dia a dia, ainda mais porque a liderança conversa, diariamente, com os liderados e estão envolvidos em diversas tarefas.

Como destaca Cristina Pereira, coordenadora de operações na Comunitive: “Sentir que a empresa está atenta ao que o colaborador precisa e às suas expectativas faz toda a diferença para ele, mudando completamente a sua experiência na empresa”. Escolher os funcionários certos para os treinamentos certos relaciona-se diretamente com isso.

Treinamentos podem ser considerados benefícios não monetários?

Sim, os treinamentos podem ser considerados benefícios não monetários porque, embora não envolvam ganho de dinheiro, são um investimento que os funcionários ganham em seu desenvolvimento pessoal e profissional

Com os treinamentos, cada colaborador se capacita mais. Como destaca a Pesquisa Global de Esperanças e Medos da Força de Trabalho 2022, 49% dos entrevistados disseram que seu trabalho exige treinamento especializado. Isso mostra que a empresa, para ter times mais produtivos, tem de entender os reais impactos dos treinamentos no local de trabalho.

Como um plano de treinamento eficiente impacta o clima organizacional?

Grupo de colegas analisa resultados e estratégias em reunião sobre plano de treinamento.

Um plano de treinamento eficiente consegue promover dois pontos: o crescimento e o engajamento dos colaboradores. Cria-se, com isso, um ambiente de trabalho mais colaborativo, pois os funcionários passam a ter, ou aprimorar, habilidades que os tornam mais produtivos.

Eles também se tornam mais motivados no dia a dia. Com isso, ainda que alguns já estejam se sentindo com pouco ou nenhum propósito no trabalho, o treinamento para o qual foram escolhidos consegue, cada um a seu modo, renovar tal senso de propósito.

Formatos de treinamentos

Anteriormente, foram mencionados os formatos possíveis de serem adotados em um plano de treinamento. O que fará o time de RH decidir entre um e outro é o quão alinhado eles estão com cada necessidade da empresa e com a realidade dos participantes. Entenda.

Integração ou onboarding

Tuanny Honesko, coordenadora de marketing da Feedz, afirma que o funcionário “precisa de treinamento, de um processo de onboarding eficaz, para compreender o que está acontecendo e se sentir bem-vindo e acolhido”.

O objetivo da integração ou onboarding está nisso: integrar à empresa os colaboradores que acabaram de ser contratados. É um jeito de lhes apresentar a cultura organizacional, as políticas e os valores, e o melhor momento para escolher esse formato é após a admissão.

Comportamental ou de soft skill

Nem sempre a empresa conseguirá contratar funcionários com todas as habilidades comportamentais que precisa que eles tenham para, a partir disso, possuir times mais eficientes.

Alguns funcionários podem não saber de comunicar tão bem ou pode faltar inteligência emocional em outros. Os treinamentos focados em soft skills (habilidades comportamentais) entram nesse contexto.

Técnico ou de hard skill

As habilidades comportamentais são importantes, porém, há outra nuance do quadro de funcionários considerando o requisito “competências”: as habilidades técnicas, também chamadas de hard skills.

Elas servem para aprimorar ou desenvolver as habilidades necessárias para os colaboradores executarem tarefas ou usarem ferramentas. É o que os manterá produtivos. O estudo de treinamento IBM destaca que 75-80% dos gerentes acreditam que o treinamento eficaz é essencial para o sucesso do projeto e cumprimento de prazos.

Por isso, se a empresa precisa que alguns dos funcionários atualizem seus conhecimentos técnicos ou aprendam a usar uma nova ferramenta, ela deve incluir esse formato dentro do plano de treinamento.

Desenvolvimento de gestão

Eventualmente, a empresa terá de preparar aqueles funcionários que, desde quando foram contratados, já apresentavam potencial de se tornarem líderes e gestores um dia

Nesses casos, o time de RH deve escolhê-los para participarem de treinamentos que os levem a isso. Os programas de liderança os ensinarão sobre gestão, por exemplo. Aliás, entre as práticas mais comuns de desenvolvimento de carreira está o treinamento de liderança, conforme o Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho 2025.

Comportamental

Outro formato presente no plano de treinamento é aquele voltado para as competências socioemocionais e de relacionamento. Elas, afinal, impactam diretamente a interação entre os colaboradores e o desempenho no trabalho

Um dos momentos mais estratégicos para adotar esse tipo de treinamento é após a empresa fazer uma pesquisa de clima organizacional e perceber que há conflitos frequentes entre colaboradores ou até entre times diferentes.

Como identificar colaboradores que precisam de treinamento?

Uma das maneiras mais precisas para o time de RH saber quando os colaboradores precisam de treinamentos é olhar para os dados em relatórios. Como traz Lara Avelino, por meio dos relatórios, “temos a possibilidade de trazer, aumentar e alimentar inúmeros indicadores que realmente nos ajudarão a tomar decisões mais assertivas e embasadas”.

Saber, portanto, em quais funcionários investir com os treinamentos é importante para a empresa: primeiro, não gastar tempo e recursos financeiros à toa; segundo, ficar sem sanar aquelas lacunas que identificou durante a etapa de estruturação do plano de treinamento.

Além dos dados, a empresa também deve ouvir o feedback dos líderes, pois eles dirão quais as necessidades das suas equipes, e fazer uma pesquisa com os colaboradores para saber quais habilidades eles precisam desenvolver para se tornarem mais eficientes.

Reciclagem de conhecimento como estratégia fixa no plano de treinamentos

A reciclagem de conhecimento no plano de treinamentos é uma forma de a empresa garantir que os colaboradores estejam continuamente atualizados com as mudanças de mercado e tecnologias. Assim, com ciclos regulares de aprendizado, o time de RH, com os treinamentos, consegue promover uma cultura de desenvolvimento contínuo.

Impacto do plano de treinamento na lucratividade da empresa

Os impactos de um plano de treinamento são inegáveis nos lucros de uma organização. Isso porque, de um lado, ela se torna mais produtiva, de outro, reduz erros e melhora a qualidade do produto ou serviço que oferece

Uma situação que exemplifica isso é quando a empresa adota um novo CRM. Se o time de vendas é bem treinado para usar essa ferramenta, consegue acompanhar melhor todas as oportunidades de negócio e, a partir disso, personalizar o atendimento para fechar mais vendas. Na prática, isso aumenta a margem de lucros da empresa.

Conclusão

Sem treinamentos, os funcionários vão, com o tempo, se sentir despreparados para realizar algumas tarefas e até com dificuldades para se relacionar, de forma colaborativa, com os demais colegas. O plano de treinamento tem a finalidade de evitar isso.

Porém, como visto neste conteúdo, há dois detalhes a que a empresa tem de se atentar. O primeiro envolve a estruturação do plano para implementar treinamentos estratégicos. É isso que irá solucionar as lacunas que existem nas habilidades dos funcionários.

Junto a isso, o time de RH, envolvido nesse processo do começo ao final, precisa analisar priorizando os dados, mas também recorrendo ao parecer de líderes e gestores, a eficiência dos treinamentos oferecidos. Afinal, promovê-los não é algo que a empresa fará uma única vez. É uma estratégia regular que, continuamente, precisará ser aprimorada.

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