Controle de ponto para transportadoras: como fazer?

ponto-para-transportadoras-introducao
Atualizado em

Todos os dias as transportadoras estão pelas estradas brasileiras levando diversos tipos de cargas, rodando milhares de quilômetros para fazer o produto chegar onde tem que chegar. Essa é a grande missão das transportadoras brasileiras. 

Por trás desse transporte, existem diversos funcionários que fazem toda a logística acontecer diariamente.

Entre motoristas, estoquistas, entregadores, gerentes de logística e muitos outros departamentos, existe um grande desafio dentro de uma transportadora: controlar a jornada de trabalho de todo esse pessoal.

O desafio fica maior pela complexidade do serviço de uma logística, que possui tanto os funcionários alocados em sede quanto os funcionários remotos, que todos os dias estão em  lugares diferentes. 

A mobilidade e a urgência de uma transportadora exige um controle de ponto igualmente móvel, que não fique preso a um único lugar. 

É sobre isso que falaremos nesse texto, como o controle de jornada pode ajudar a sua transportadora e por que ela não pode abrir mão dele.

Nesse texto você encontrará, os temas:

Vamos começar!

O que é controle de ponto?

O controle de ponto é o registro dos horários que os colaboradores de uma empresa fazem durante a sua jornada de trabalho. Diariamente são anotados os horários para se ter a certeza de que a jornada proposta está sendo cumprida.

Ele é algo importante, pois, qualquer alterações de horários podem influenciar diretamente na folha de pagamento, como por exemplo desconto no salário por faltas, atrasos ou o pagamento de horas extras, adicional noturno e outros acréscimos relativos à jornada.

Mas, para além disso, o controle de ponto também ajuda na organização da sua transportadora e consequentemente nos lucros. 

Vamos ver mais. 

Como ele pode ajudar nos lucros da empresa?

Muitas pessoas acreditam que o controle de ponto não tem nenhuma relação com os lucros da empresa. Mas isso é um equívoco. Basta pensarmos que o sucesso de qualquer empresa depende dos colaboradores e quando se cuida dos colaboradores a tendência é que eles cuidem da sua empresa. 

Isso tem tudo haver com o controle de ponto. Saber os índices de atrasos, faltas e até mesmo quando os funcionários estão realizando muitas horas extras ajuda a sua empresa a se adequar e encontrar soluções para esses problemas.

Só o controle de ponto traz uma visão ampla e clara de como estão as jornadas dos colaboradores. Consequentemente com boas estratégias sua transportadora consegue colher o melhor dos seus funcionários. 

Essa é só uma parte que influencia no lucro ao longo prazo, mas de imediato, ter um registro de ponto inteligente evita cálculos de horas incorretas, pagamentos de horas extras indevidas e descontos injustos da folha dos colaboradores. 

Sabemos que esse é um problema recorrente em transportadoras, como existem muitos funcionários remotos, muitas acabam recorrendo à anotação manual do ponto. Com isso, muitas informações podem se perder e até mesmo gerarem cálculos incorretos quando as informações forem passadas para o RH.

Adotar um controle de ponto, já reduz drasticamente a folha de pagamento, pois dessa forma, os horários anotados que não condizem com a realidade deixarão de acontecer. 

Sem contar que sua transportadora fica protegida contra possíveis processos trabalhistas relacionados à jornada. Com o controle de ponto todas essas informações ficam armazenadas em sistema e podem ser consultadas a qualquer momento. 

Bom, agora que você já sabe o que é, e como ele ajuda nos lucros, está na hora de saber como aplicar na sua transportadora. 

Controle de ponto para transportadoras, como aplicar?

ponto-para-transportadoras-controle-de-ponto

Por ser um ramo bastante complexo, muitas transportadoras tendem a investir muito em sua logística para que o transporte de cargas funcione da forma mais perfeita possível.

Mas, como dissemos no começo do texto, investir no cuidado dos colaboradores também é algo que não se pode ficar de fora. 

Por isso, buscar também inserir a tecnologia no processo com os colaboradores agrega valor na relação entre a sua transportadora e os funcionários.

Para isso, a sua gestão pode começar com o controle de ponto. Entretanto, não qualquer sistema de ponto.

Como vimos no começo desse texto, o controle de ponto em uma transportadora é algo bastante complexo e os sistemas tradicionais geralmente são muito engessados, ficam alocados em apenas um lugar e exigem o complemento de mais um sistema para tratamento dos pontos

Sem contar que para os funcionários remotos o controle acaba sendo feito de forma manual, e para uma jornada complexa como as do motoristas essa é uma das piores opções, pois acaba abrindo margem para diversos tipos de situações como o esquecimento de anotações e até mesmo fraudes. 

Por isso, a melhor maneira de acertar no controle de jornada para sua transportadora é encontrar um sistema de ponto moderno e robusto

Uma outra questão que preocupa bastante as transportadoras são as novas regras da legislação para os motoristas profissionais, que versam sobre a jornada da categoria além de trazer regras expressas para o descanso dos motoristas. 

Sua transportadora deve estar muito atenta aos tópicos dessa legislação, e deve encontrar uma solução que atenda à essas necessidades. 

Vamos entender mais sobre essas novas regras e como sua transportadora pode controlar a jornada do motorista de forma mais eficiente. 

Como controlar a jornada do motorista?

Cada transportadora escolhe controlar a jornada de seus motoristas de uma forma específica, mas, todas devem ficar atentas às exigências da lei 13.103 de 2015

Sabemos o quanto a jornada dos motoristas de caminhão são exaustivas, por isso a lei regulamenta como deve funcionar o dia a dia da jornada deles. Confira os principais pontos:

  • A lei determina que todos os motoristas profissionais devem ter no mínimo 1 hora de pausa para refeição que pode coincidir com suas paradas obrigatórias ou não. 

  • A cada 24 horas é obrigatório o repouso de 11 horas com o veículo estacionado, esse período pode ser fracionado e também pode coincidir com o tempo de parada obrigatória. 

  • É um direito do motorista profissional ter a sua jornada controlada e registrada de maneira fiel, podendo ser anotada em diário de bordo, papeleta, ficha de trabalho ou através de meios eletrônicos instalados no veículos. 

Diante dessas exigências, qual é a melhor forma de controlar a jornada dos motoristas?

Bom, as novas tecnologias são a melhor escolha para as transportadoras. Isso porque, o ponto alternativo é totalmente remoto e funciona em nuvem

Dessa forma os motoristas podem registrar o ponto mesmo da estrada e o RH não depende que ele volte para a base para que seja possível conferir a papeleta, pois, o sistema funciona em nuvem e pode ser acessado diretamente da sede da empresa.

Vou explicar melhor. 

Como bater o ponto sem ter um lugar fixo?

ponto-para-transportadoras-sem-lugar-fixo

Uma das maiores diferenças entre o ponto alternativo e o ponto tradicional, é que o ponto alternativo é totalmente móvel e possui mais de uma opção de registro de ponto. 

Pois é, quem acredita que é impossível realizar a marcação de ponto à distância está completamente enganado, o ponto alternativo trouxe essa possibilidade para as empresas e pode ser adotado em diversos setores. 

Ele é ideal para transportadoras, já que o ramo possui muitos funcionários se locomovendo o tempo inteiro em diversos centros de distribuições, com esse tipo de controle de jornada independente de onde o seu colaborador estiver ele pode registrar o ponto tranquilamente.

Mas, eu preciso te dizer que essa não é única função de um ponto alternativo. Agora vou te falar o que mais um ponto alternativo como o PontoTel pode fazer pela sua transportadora

Benefícios da PontoTel

A primeira coisa que eu quero reforçar com você, é que o PontoTel não é só mais um aplicativo para bater ponto. Ele reúne as melhores tecnologias para tornar a sua gestão de ponto a mais eficiente possível. 

Além do registro, o sistema possui todo o tratamento das informações do ponto e conta com diversas medidas de segurança para garantir a veracidade das marcações de ponto

Ele também pode ser acessado de celulares, tablets, computadores e até mesmo registrar o ponto através de uma ligação telefônica. 

E um dos maiores benefícios da PontoTel é a possibilidade de integração com os principais sistemas de folha de pagamento. 

Ainda não acabou, para você entender mais sobre como funciona o PontoTel e como ele pode ajudar sua transportadora vou te dar mais detalhes sobre a ferramenta.

Funcionalidades da ferramenta

O PontoTel é uma ferramenta de registro de ponto com diversas funcionalidades, como você viu, não é apenas um sistema de bater ponto e sim um sistema moderno e bastante robusto. 

Confira abaixo as principais funcionalidades da ferramenta. 

Registro de ponto 

A primeira coisa que o PontoTel pode contribuir para sua transportadora é levar o melhor da tecnologia ao registro de ponto. Usando o PontoTel você tem múltiplas formas de registro, podendo registrar o ponto de forma offline. 

Sabemos que em muitos pontos da estrada, os celulares acabam ficando sem sinal, por isso, um registro de ponto que permita a marcação sem conexão é ideal para os motoristas de uma transportadora.

Não se preocupe, seus pontos não serão perdidos, assim que o dispositivo estiver conectado à internet os pontos armazenados subirão automaticamente para o sistema. 

Além do aplicativo, o sistema conta com a possibilidade de realizar a marcação por ligação telefônica, o que também é uma solução que atende as transportadoras. 

E não é somente para os remotos que o PontoTel possui o melhor registro, para os colaboradores que ficam alocados na sede da empresa também. 

Da mesma forma que os motoristas podem realizar a marcação por diversas formas os colaboradores da sede podem também, até mesmo através da integração do sistema PontoTel com diversos relógios de ponto.

Segurança 

ponto-para-transportadoras-seguranca-geolocalizacao

Uma das coisas que são extremamente importantes para a PontoTel é a segurança do sistema, afinal, não adianta vender uma solução sem que ela seja 100% segura. 

Por isso, o sistema conta com diversas medidas de seguranças, algumas delas são:

  • Reconhecimento facial e voz;  
  • Geolocalização;  
  • Senha;

O reconhecimento facial e por voz, permite que a transportadora tenha certeza de que o Ponto foi batido pelo funcionário em questão, isso evita fraudes como um colaborador bater o ponto no lugar de outro

A geolocalização serve para que o RH saiba exatamente onde aconteceu a marcação do ponto, isso evita que os colaboradores marquem ponto fora do local combinado.

E a senha do colaborador é pessoal e intransferível, serve para que só ele possa acessar o seu login para realizar a marcação. 

Confira o nosso vídeo especial sobre como bater ponto no sistema PontoTel:

Organização de escalas e jornadas 

Como vimos acima, a jornada de trabalho dos motoristas é bastante complexa, pois, conta com pausas específicas para descanso. 

Por isso, organizar as jornadas e as escalas desses profissionais é essencial para que sua empresa não tenha erros de cálculos e continue agindo de acordo com a lei. 

Com o sistema PontoTel isso é possível, você pode inserir jornadas específicas de acordo com o combinado entre empresa e colaborador. 

Locais de trabalho 

Além da organização de jornada, o sistema mantém o seu quadro de funcionários organizados por locais de trabalho. 

Dessa forma fica muito mais fácil fazer a gestão de ponto, pois, além de manter o seu quadro de funcionários organizado, você pode filtrar os colaboradores por locais de trabalho específicos.

Regras de cálculo

O PontoTel é o sistema de ponto mais robusto do mercado, nele o cálculo das horas dos colaboradores são feitos de forma totalmente automática e é possível inserir regras de cálculo de acordo com a demanda de sua transportadora.

Não acaba por aí, o PontoTel ainda tem muitas outras soluções para sua transportadora, por isso não perca mais tempo e agende já uma demonstração!

Como a PontoTel pode ajudar nos lucros da empresa?

Todas as funcionalidades juntas trarão para sua empresa muito mais lucros.

Você verá uma grande diminuição dos custos com a folha de pagamento. Ela será bastante enxugada pois, com a adoção do sistema serão registradas apenas as horas extras que realmente acontecerem.

Além disso, os cálculos de horas extras, horas noturnas e outros adicionais serão feitos automaticamente reduzindo os erros de cálculos e apontamentos. 

Esses ajustes farão bastante diferença no balanço da sua empresa e consequentemente contribuirão para aumentar os lucros. 

E claro, a PontoTel não pensa só em números, no final das contas além de ter uma redução na folha de pagamento, sua transportadora também ganhará mais agilidade na gestão de pessoas

Vamos ver. 

Seu RH cada vez mais eficaz

Com tantos avanços na área de logística, sua transportadora não pode mais ficar presa ao passado em sua gestão de funcionários.

Com um sistema de ponto inteligente como o PontoTel, a sua transportadora pode dizer adeus ao diário de bordo do motorista, afinal, você contará com múltiplas formas de registro de ponto. 

E o  melhor, o seu RH pode fazer o acompanhamento da jornada em tempo real, mesmo estando a quilômetros de distância de onde o ponto foi batido.

O nosso sistema funciona totalmente em nuvem por isso, o RH pode consultar qualquer informação a qualquer hora do dia. 

Sem contar que seu RH contará com mais de 30 relatórios gerenciáveis sobre as jornadas,  para ajudá-los com decisões estratégicas em sua operação. 

Gostou? Não perca tempo e fale conosco. 

Entre em contato

Estamos ansiosos para receber a sua ligação, fale com um de nossos consultores e explique as suas demandas para indicarmos a melhor solução para sua transportadora. 

Você pode entrar em contato através do número (11) 4858-9914 ou preencher o formulário na nossa página de contato https://www.pontotel.com.br/contato/!

Conclusão

ponto-para-transportadoras-conclusao

Nesse artigo vimos como um controle de ponto pode ajudar a sua transportadora a cuidar da frequência dos funcionários mesmo à distância. 

Você também viu como ele pode ajudar nos lucros e tornar o RH de sua empresa mais eficiente.

Não se esqueça, a sua transportadora pode contar com o melhor sistema de ponto para organizar e controlar a jornada dos seus colaboradores. Não perca tempo e conheça mais sobre a PontoTel

Se gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais!

Rolar para cima
WhatsApp chat