Já imaginou utilizar uma tecnologia que garanta a qualidade nos processos e atividades operacionais no setor de Recursos Humanos? Agora as empresas já podem contar com o auxílio do RH Mobile para promover uma gestão de pessoas mais eficiente.
A novidade vem ganhando destaque nesse período de pandemia, por conta do aumento do uso da internet e das tecnologias móveis. E a tendência é que cada vez mais empresas adotem esses sistemas.
A saber, o Brasil lidera o ranking dos países que passam mais tempo no celular, de acordo com levantamento da Kantar, companhia líder em consultoria, insights e dados. Segundo a empresa, o brasileiro fica uma média de 4,2 horas diárias conectado em aplicativos de compra online e redes sociais.
Ademais, só em 2020, o país registrou 234 milhões de acessos à internet via chips com tecnologia 3G e 4G de dispositivos móveis. Ou seja, um aumento de 7,39 milhões (3,26%) quando comparado com 2019.
Esses números foram publicados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), através do Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações e revelam que as plataformas e ferramentas digitais podem ajudar a aumentar o potencial competitivo das empresas.
Quer saber como embarcar nas novas tendências tecnológicas e implementar o RH mobile na sua organização? Ao longo desse artigo, você saberá:
- Tecnologia mobile – Definição
- O que é um RH mobile?
- Como o rh se tornou móvel?
- Quais as características do RH mobile?
- Como o RH mobile otimiza a gestão da empresa?
- Quais processos podem ser mobile?
- Vantagens do RH mobile
- Como modernizar e tornar o RH mobile?
- Conheça o PontoTel e tenha a gestão de ponto na palma da sua mão
Acompanhe!
Tecnologia mobile – Definição
A tecnologia mobile, também conhecida pelo termo “tecnologia móvel” é a responsável por oferecer acesso à informação a qualquer pessoa que disponha de um smartphone ou tablet.
Sendo assim, com apenas um clique é possível realizar uma série de ações no ambiente virtual e ter contato com empresas e pessoas de todo o mundo.
Dentro da tecnologia mobile, podemos incluir o Bluetooth, WiFi, GPS, WAP e SMS. Além desses exemplos, podemos adicionar também os aplicativos mobile que utilizamos em nossos smartphones, que vão desde os apps de banco, redes sociais, até os jogos.
Ademais, os dispositivos mobiles são simples de usar e podem ser carregados para qualquer lugar. E o processo é simples e ágil. Por exemplo, experimente acessar o internet banking do seu smartphone ou utilizar o site do banco. Qual desses meios é mais fácil?
Contudo, é possível que você pense que esses novos recursos são uma moda passageira. Afinal, a regra é que a cada nova tecnologia que surja, as mais antigas se tornem obsoletas. Porém, a tecnologia mobile veio para ficar e transformar o comportamento dos consumidores e das empresas.
Acompanhando essa corrente de novidades, muitas organizações se viram obrigadas a transformarem as formas de atração e divulgação dos seus serviços e produtos. Além disso, o público está mais exigente nessa era digital. Ou seja, investir em inovação e tecnologia é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa.
Sem dúvidas, a lista que engloba as tecnologias mobile é bem extensa e tende a crescer nos próximos anos. E quando falamos sobre tecnologias aplicadas ao Departamento Pessoal, existem muitas novidades que visam facilitar a vida dos profissionais desse segmento, como o RH Mobile.
O que é um rh mobile?
O RH Mobile ou “RH Móvel” é uma tendência no mercado de RH que oferece mais liberdade e flexibilidade ao profissional de recursos humanos. Em outras palavras, o conceito visa utilizar a tecnologia para auxiliar os funcionários em tarefas operacionais, cálculo de indicadores e na comunicação interna.
Através dessa modalidade de trabalho, é possível migrar processos do RH para o seu dispositivo móvel, seja ele um celular ou tablet. O objetivo é melhorar os resultados do negócio e aplicar a modalidade para gerar mais qualidade e dinamismo aos trabalhos, oferecendo um diferencial competitivo à empresa e uma melhora no relacionamento com o público interno.
Sabe-se que a tecnologia já faz parte da rotina de muitas pessoas dentro das organizações. Porém, mesmo com os avanços proporcionados pelo digital, algumas empresas ainda precisam investir em recursos para integrar o mobile ao setor de Departamento Pessoal.
Ademais, é necessário realizar treinamentos entre os membros das equipes e conscientizá-los sobre a importância das mudanças internas. Só assim, será possível agilizar os fluxos informativos, aperfeiçoar as operações e ter mais flexibilidade no dia a dia.
Como o rh se tornou móvel?
Ao longo do tempo, o RH passou por diversas modificações, até chegar ao que chamamos de RH Mobile. Antes, esse departamento tinha como objetivo realizar a gestão de equipes e de pessoas. Contudo, hoje esse setor é imprescindível para que os colaboradores sejam bem sucedidos e as empresas alcancem o sucesso tão almejado.
Como os avanços tecnológicos, o RH vem focando mais na qualidade dos serviços e no planejamento estratégico. Ademais, foi notado que os objetivos desse setor poderiam ser facilmente alcançados a partir da implementação de sistemas de recursos humanos e softwares de automação.
E foi a partir dessas novas tendências e conscientização sobre a importância do trabalhador que o RH Mobile ganhou força. Contudo, o setor vem sofrendo constantes modificações, marcadas pelas suas subcategorias. Confira!
Fase 3.0
A fase 3.0 do RH se preocupa em criar estratégias voltadas para a gestão de pessoas, juntamente com outras áreas da empresa. Dessa forma, a versão 3.0 conta com a tecnologia apenas como suporte para melhorar os processos.
RH 4.0 ao 5.0
O RH 4.0 é uma peça importante, pois permite monitorar, analisar e oferecer novas medidas para a organização. Ou seja, ele propõe uma série de novos comportamentos, pensamentos e formas diferentes de se relacionar.
Já o RH 5.0 impacta diretamente na relação entre empresas e colaboradores. Ou seja, ele entende os funcionários como parte fundamental para o crescimento da organização. Além disso, ele propõe a gamificação, automação, os treinamentos online e a flexibilidade.
Quais as características do RH mobile?
O RH mobile possui como características:
- Ser totalmente digital;
- Utilização de dispositivos digitais, como smartphones e tablets;
- Promover a melhoria dos processos internos através da automação;
- Utilização de ferramentas que melhorem a comunicação interna;
- Promoção de treinamentos e cursos de capacitação.
O resultado é uma maior produtividade por conta da gestão mais moderna e transparente. Ou seja, não há mais formulários em papel ou assinatura de documentos. Todas as operações são simplificadas por meio de sistemas de gestão de pessoas.
Além disso, o RH Mobile permite que colaboradores e gestores trabalhem em conjunto. E essa parceria só traz benefícios às organizações.
Como o RH mobile otimiza a gestão da empresa?
O RH mobile reúne todas as informações referentes aos recursos humanos na palma da mão do profissional. Sem dúvidas, ele é um grande aliado para a gestão de pessoas de qualquer organização e não é um conceito passageiro.
Segundo a 15ª edição TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, houve uma redução no uso dos computadores a partir de 2019. Ou seja, o levantamento identificou que mais pessoas estão acessando a internet através dos dispositivos móveis.
Partindo desse dado, a questão principal não é se sua empresa deve investir em estratégias mobile, mas sim, quando ela deve começar. Se esse for o seu caso, saiba a seguir como realizar essa transição.
Quais processos podem ser mobile?
Agora que você já sabe o que é Mobile RH e a sua importância, é fundamental saber mais a respeito das tarefas que podem ser otimizadas a partir dele. Por isso, confira como essas inovações podem contribuir para a melhoria da gestão do Departamento Pessoal.
Recrutamento e seleção
Hoje é possível divulgar vagas através das redes sociais e de aplicativos específicos para RH Mobile. Ou seja, existem ferramentas que conectam empresas a talentos, por meio de bancos de currículos, que ficam disponíveis para visualização da organização.
A empresa ainda pode realizar uma entrevista a distância e realizar um melhor aproveitamento do tempo.
Avaliação de desempenho
Outro processo que é facilitado através do RH Mobile é a análise do desempenho da equipe. Isso porque, o acesso rápido à informação possibilita que os gestores acompanhem o cumprimento das atividades dos colaboradores.
Sendo assim, é possível identificar os pontos fortes e fracos da equipe, traçar planos estratégicos e verificar os níveis de comprometimento de cada um. Ademais, o gestor ainda perceberá se há necessidade de capacitação.
Controle de ponto
Não é nenhuma novidade que as ferramentas de controle de ponto online auxiliam nas atividades das equipes de Recursos Humanos. Afinal, é através dele que o setor pode verificar se o trabalhador é responsável, se ele cumpre com sua carga horária e o seu histórico de atrasos.
Mas vale ressaltar também que essa ferramenta pode ser ainda mais eficaz se a empresa investir em aplicações Mobile. Por exemplo, o colaborador não precisará se preocupar com a marcação de ponto, pois ele poderá realizar isso de forma digital, por meio de um aplicativo ou software.
Essa tecnologia no rh torna os processos internos mais ágeis e facilita a tomada de decisões do gestor. Porém, existem outras vantagens em utilizar o RH Mobile.
Vantagens do RH Mobile
As vantagens do RH Mobile são:
Otimização de processos operacionais
É possível otimizar os processos de RH ao utilizar dispositivos móveis. Afinal, as atividades que antes eram realizadas por uma equipe, hoje podem ser automatizadas.
Dessa maneira, a equipe torna-se mais produtiva e ágil para realizar outras tarefas. Ademais, o gestor pode pensar de forma estratégica no negócio e direcionar o tempo para outras atividades.
Descentralização do RH
O gestor de RH não precisa mais ir até a empresa para resolver uma pendência ou conferir uma informação. Ademais, ele não precisa consultar softwares em computadores ou acessar arquivos físicos.
Maior rapidez e eficiência nas informações
Com o RH Mobile, as informações ficam reunidas no aplicativo e podem ser acessadas de qualquer lugar. Ou seja, a empresa poderá compartilhar informes, decisões e ainda monitorar os seus colaboradores de forma rápida e eficiente.
Melhora a experiência dos funcionários
Sem dúvidas, esse é um dos maiores benefícios para a empresa. Afinal de contas, funcionários motivados e contentes são mais produtivos. Através do RH Mobile, a empresa poderá fornecer treinamentos, melhorar a comunicação interna, além de inserir o controle de ponto móvel.
Quando você investe em inovação, a melhoria na qualidade de vida dos funcionários é visível. Por isso, aderir ao RH Mobile cria um diferencial competitivo para o negócio, melhora os resultados e impacta também no cliente final da organização.
Como modernizar e tornar o RH mobile?
Não existe um guia prático para migrar do físico para digital. Porém, existem algumas táticas iniciais para você implementar o conceito de RH Mobile na gestão de pessoas da sua organização.
Avalie o momento atual na organização
A primeira etapa consiste em entender os processos do setor de RH da sua empresa e o que pode ser melhorado. Por isso, tenha uma visão holística sobre essa área da empresa e verifique os pontos de falha.
Decida quais processos serão transformados
Ao identificar as atividades que precisam de auxílio de dispositivos móveis, é possível saber quais as melhores maneiras de implementar o RH Mobile. A melhor forma de descobrir o que pode ser digitalizado é fazendo um levantamento das atividades do setor.
Mas é importante que todos os colaboradores participem desses processos para que eles sintam-se incluídos, ok?
Escolha bons sistemas
Escolher sistemas de RH confiáveis e com boa reputação é um requisito primordial ao investir no RH Mobile. A vantagem é que existem muitas opções no mercado e uma delas é a tecnologia da plataforma do PontoTel, que falaremos mais adiante.
Realize treinamentos
Capacitar os membros do RH é fundamental para que eles aprendam a utilizar as novas ferramentas, após a implementação do RH Mobile. Ademais, os treinamentos devem ser específicos, de acordo com cada ferramenta.
Invista na comunicação de mudanças
Enfim, comunique internamente as mudanças que ocorreram, para que toda a empresa esteja ciente. Sem dúvidas, essas transformações irão impactar não só no Departamento Pessoal, como em toda a equipe.
Conheça o PontoTel e tenha a gestão de ponto na palma da sua mão
Estamos vivendo uma era de transformações profundas, que impactam diretamente na produtividade dos colaboradores. Então, porque não adaptar a sua empresa aos novos tempos e investir no RH Mobile, por meio do controle de ponto pelo celular?
Através do sistema de controle de ponto digital do PontoTel é possível acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários e o seu comprometimento com a empresa. O recurso permite também que os colaboradores executem as atividades à distância, em home office ou coworking, possibilitando assim uma abertura para o futuro do RH.
E as vantagens em utilizar esse sistema são muitos: Entre elas, citamos:
- Mobilidade;
- Cálculos automáticos;
- Bancos de horas;
- Centralização dos processos;
- Gestão estratégica.
Então, se você acredita que a tecnologia do PontoTel se encaixa perfeitamente no que você precisa para o seu negócio, entre em contato agora mesmo com nossos consultores!
Conclusão
Enfim, vale salientar que o controle de ponto mobile é altamente seguro e pode ser uma ferramenta incrível na gestão de pessoas da sua empresa. Por isso, se você se convenceu das vantagens dessa tecnologia, comece agora mesmo a transição e invista em RH Mobile.
Nesse texto entendemos o que é a tecnologia mobile, em quais processos do RH ela pode ser utilizada e como a sua empresa pode dar esse passo importante rumo a tecnologia.
Se gostou desse texto, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.